Jo 3

Jo 3:1 Ora, havia um homem proveniente- de- entre os fariseus (Nicodemos [era o] seu nome), um chefe dos judeus.
Jo 3:2 Este veio a Jesus de noite, e Lhe disse: " Grande- Professor, temos conhecido que proveniente- de- junto- de Deus Tu tens vindo [como] Professor- Mestre; porque nenhum homem pode fazer estes sinais que Tu fazes, a não ser que seja Deus com Ele."
Jo 3:3 Respondeu Jesus e lhe disse: "Em verdade, em verdade te digo: se algum homem não for de novo nascido, não pode ver o reinar de Deus."
Jo 3:4 Diz-Lhe Nicodemos: "Como pode um homem nascer, [já] sendo velho? [Porventura] pode ele ir para dentro do útero da sua mãe, pela segunda vez, e ser nascido?"
Jo 3:5 Respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade te digo: se algum homem não for nascido proveniente- de- dentro- d[a] água e [proveniente- de- dentro- de o] Espírito, não pode entrar para o reinar de Deus.
Jo 3:6 Aquilo tendo sido nascido proveniente- de- dentro- da carne, carne é; e aquilo tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de o Espírito, espírito é.
Jo 3:7 Que não te maravilhes de que Eu te disse: 'Necessário *vos* é ser[des] nascidos de novo '.
Jo 3:8 O vento, aonde quer, assopra, e a voz dele ouves, mas não tens conhecido de onde ele vem, nem para onde ele vai; assim é todo aquele tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de o Espírito."
Jo 3:9 Respondeu Nicodemos, e Lhe disse: "Como pode ser isso?"
Jo 3:10 Respondeu Jesus, e lhe disse: "Tu és o professor- mestre de Israel, e isto não sabes?!
Jo 3:11 Em verdade, em verdade te digo que aquilo que temos sabido dizemos, e aquilo que temos visto estamos testificando. E o Nosso testemunho não recebeis.
Jo 3:12 Se das coisas terrestres vos falei, e não credes, como crereis, se Eu vos falar das coisas celestiais?...
Jo 3:13 Ora, nenhum homem tem subido para dentro do céu, exceto Aquele havendo descido proveniente- de- dentro- do céu, [a saber,] o Filho do homem, Aquele estando dentro do céu.
Jo 3:14 E, exatamente- como Moisés levantou a serpente no deserto, assim [também] é necessário ser levantado o Filho do homem,
Jo 3:15 Para que todo aquele [que está] crendo para dentro dEle não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.
Jo 3:16 Porque de tal maneira amou Deus ao mundo que ao Seu Filho, o [Seu] unigênito, deu, a fim de que todo aquele [que está] crendo para dentro dEle não se faça perecer, mas tenha [a] vida eterna.
Jo 3:17 Porque Deus não enviou o Seu Filho para dentro do mundo a fim de que condene o mundo, mas a fim de ser o mundo salvo através dEle.
Jo 3:18 Aquele [que está] crendo para dentro dEle não é condenado; aquele, porém, [que] não [está] crendo [para dentro dEle] já tem sido condenado, porquanto não tem crido para dentro de o nome de o unigênito Filho de Deus.
Jo 3:19 E esta é a condenação: que a Luz tem vindo para dentro do mundo, mas os homens amaram muito mais a treva do que a luz, porque eram más as obras deles.
Jo 3:20 Porque, todo aquele [que] o mal [está] fazendo, odeia a luz, e não vem em direção à luz, a fim de que não sejam [descobertas e] reprovadas as obras dele.
Jo 3:21 Aquele, porém, [que está] praticando a verdade, vem em direção à luz, a fim de que sejam manifestas as obras dele (que em Deus elas estão tendo sido feitas)."
Jo 3:22 Depois disto, veio Jesus (e os Seus discípulos) para dentro da terra da Judeia; e ali demorava-se Ele com eles, e submergia.
Jo 3:23 Ora, também João estava submergindo dentro de Enom (junto a Salim), porque muitas águas havia ali. E [os homens] vinham [a João], e eram submersos.
Jo 3:24 (Porque ainda não estava João tendo sido lançado para dentro da prisão.)
Jo 3:25 Ergueu-se, então, uma controvérsia proveniente- de- dentro- de [alguns] dos discípulos de João contra [alguns d]os judeus, acerca da purificação.
Jo 3:26 E vieram até João, e lhe disseram: " grande- professor! Aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, do Qual tu tens dado testemunho, eis que Ele submerge, e todos [os homens] vêm a Ele!..."
Jo 3:27 Respondeu João, e disse: "Nenhuma coisa pode um homem receber, a não ser que esta esteja tendo-lhe- sido- dada proveniente- de- dentro- do céu.
Jo 3:28 Vós mesmos testificais a meu respeito, que eu disse: 'Não sou *eu* o Cristo', mas que [eu disse] 'tendo [eu] sido enviado, estou [indo] adiante dEle'.
Jo 3:29 Aquele tendo a noiva, o Noivo é. Mas o amigo do Noivo, aquele tendo se postado- ao- lado e [que] O [está] ouvindo, com alegria regozija por causa da voz do Noivo. Este meu gozo, pois, [já] tem sido cumprido.
Jo 3:30 É necessário Ele crescer; eu, porém, ser diminuído.
Jo 3:31 Aquele [que está] vindo proveniente- de- junto- do- alto, acima de todos é; aquele sendo proveniente- de- dentro- da terra, proveniente- de- dentro- da terra é, e proveniente- de- dentro- da terra fala. Aquele [que está] vindo proveniente- de- dentro- do céu, acima de todos é.
Jo 3:32 E aquilo que Ele tem visto e que ouviu, isso Ele testifica; e ao Seu testemunho homem nenhum recebe.
Jo 3:33 Aquele havendo recebido- aprovado o testemunho dEle, [esse] apôs- [o-] seu- selo que Deus é verdadeiro.
Jo 3:34 Porque Aquele a Quem Deus enviou fala as palavras de Deus, pois Deus não [Lhe] dá o Espírito proveniente- de- dentro- de uma medida.
Jo 3:35 O Pai ama o Filho, e tem entregado todas as coisas [para] dentro da mão dEle.
Jo 3:36 Aquele [que está] crendo para dentro de o Filho tem a vida eterna; mas aquele [que] não [está] crendo- submetendo-se a o Filho não verá [a] vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas