Jo 6

Jo 6:1 Depois disto, partiu Jesus para o outro lado do Mar da Galileia ([que é] o [Mar] de Tibérias).
Jo 6:2 E O seguia grandE multidão- de- homens, porque eles viam os sinais dEle, os quais Ele operava sobre aqueles estando enfermos.
Jo 6:3 E subiu Jesus ao monte, e ali assentava-se com os Seus discípulos.
Jo 6:4 Ora, estava próxima a páscoa (a festa dos judeus).
Jo 6:5 Havendo Jesus levantado, pois, os [Seus] olhos, e havendo visto que [uma] grandE multidão- de- homens vem até Ele, diz a Filipe: "Onde compraremos pães, a fim de estes [homens] comerem?"
Jo 6:6 (Isto, porém, Ele dizia pondo-o à prova; porque Ele [bem] tinha sabido o que estava prestes a fazer.)
Jo 6:7 Respondeu-Lhe Filipe: "Duzentos denários de pães não lhes bastam, a fim de que cada um deles receba um pouco."
Jo 6:8 [E] diz a Ele um [só] proveniente- de- entre os Seus discípulos (André, o irmão de Simão Pedro):
Jo 6:9 "Há um rapazinho neste local, o qual tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que são estes para tantos [homens]?"
Jo 6:10 E disse Jesus: "Fazei os homens [se] assentar[em]." E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os varões, [n]o número de quase cinco mil.
Jo 6:11 E Jesus tomou os pães e, (depois de) havendo expressado [toda a] gratidão, os repartiu pelos [Seus] discípulos, e os discípulos por aqueles estando- assentados- para- comer. E, igualmente, [repartiu] proveniente- dos peixinhos, tanto quanto eles queriam.
Jo 6:12 E, quando eles foram saciados, Ele diz aos Seus discípulos: "Recolhei as porções [(de pão e de peixe)] havendo excedido, a fim de que nada seja perdido."
Jo 6:13 Recolheram[-nos], pois, e encheram doze cestos de porções provenientes- dos cinco pães de cevada, que excederam àqueles [homens] tendo comido.
Jo 6:14 Aqueles homens, pois, havendo visto o milagre que fez Jesus, diziam: "Este [Varão] é verdadeiramente O Profeta, o Qual [está] vindo para dentro do mundo."
Jo 6:15 Jesus, pois, havendo percebido que estão prestes a vir e arrebatá-Lo a fim de O fazerem rei, retirou-Se novamente para o monte, Ele sozinho.
Jo 6:16 Quando, porém, [o] anoitecer veio, desceram os Seus discípulos até ao mar,
Jo 6:17 E eles, havendo entrado para o barco, iam para o outro lado do mar, para dentro de Cafarnaum. E escuro já tinha-se tornado, e Jesus não tinha chegado a eles.
Jo 6:18 E o mar também – um grande vento [estando] soprando – estava sendo levantado- agitado.
Jo 6:19 Tendo eles, pois, remado cerca de vinte e cinco ou trinta estádios, veem Jesus andando em cima do mar, e vindo para próximo do barco. E temeram.
Jo 6:20 Ele, porém, lhes diz: "*EU* SOU [Ele], não temais."
Jo 6:21 Tomavam eles prazer, pois, ao recebê-Lo para dentro do barco. E imediatamente o barco esteve sobre a terra para dentro da qual estavam indo.
Jo 6:22 No dia seguinte, a multidão, aquela tendo se postado do outro lado do mar, havendo visto que nenhum outro barquinho havia ali, a não ser um [só] (aquele para dentro do qual os discípulos dEle entraram), e que Jesus não entrou com os Seus discípulos para o barquinho, mas [que] sozinhos os Seus discípulos partiram
Jo 6:23 (Contudo, outros barquinhos chegaram provenientes- de- dentro- d[a cidade de] Tibérias, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor expressado [toda a] gratidão.),
Jo 6:24 Quando, pois, a multidão- de- homens viU que Jesus não está ali, nem os Seus discípulos, [então] *eles mesmos* também entraraM para os barcos e vieram para dentro de Cafarnaum, buscando Jesus.
Jo 6:25 E eles, havendo-O achado no outro lado do mar, Lhe disseram: " Grande- Professor, quando aqui tens chegado?"
Jo 6:26 Respondeu-lhes Jesus, e disse: "Em verdade, em verdade vos digo que Me buscais, não porque vistes [os] sinais, mas porque comestes proveniente- dos pães e fostes saciados.
Jo 6:27 Trabalhai, não pela comida que [está] perecendo, mas pela comida que [está] permanecendo para dentro d[a] vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque [a] Este o Pai, Deus, marcou- com- selo."
Jo 6:28 Disseram, pois, a Ele: "Que é preciso que façamos, a fim de que executemos as obras de Deus?"
Jo 6:29 Respondeu Jesus, e lhes disse: "Esta é a obra de Deus: que creiais para dentro dAquele a Quem *Ele* enviou."
Jo 6:30 Disseram, pois, a Ele: "Que sinal, pois, fazes Tu, a fim de que [o] vejamos e creiamos em Ti? Que operas Tu?
Jo 6:31 Os nossos pais comeram o maná no deserto, como está tendo sido escrito: 'Pão proveniente- de- dentro- do céu' lhes deu a comer'."
Jo 6:32 Disse-lhes, pois, Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos tem dado o pão proveniente- de- dentro- do céu; mas o Meu Pai vos dá o verdadeiro pão proveniente- de- dentro- do céu.
Jo 6:33 Porque o pão de Deus é Aquele [o Qual está] descendo proveniente- de- dentro- do céu e [que a] vida [está] dando ao mundo."
Jo 6:34 Disseram, pois, a Ele: "Ó Senhor, dá-nos sempre esse pão!"
Jo 6:35 Disse-lhes, porém, Jesus: "*EU* SOU o Pão da Vida; aquele que está vindo até Mim, de modo nenhum sofra ele fome; e quem está crendo para dentro de Mim, de modo nenhum sofra ele sede, jamais;
Jo 6:36 Mas [já] vos disse que também vós Me tendes visto, e, [contudo,] não estais- crendo;
Jo 6:37 Tudo aquilo que Me dá o Pai, até Mim virá; e que aquele que [está] vindo até Mim, de maneira nenhuma Eu o lance fora,
Jo 6:38 Porque Eu tenho descido proveniente- de- dentro- do céu, não a fim de que Eu faça a *Minha própria* vontade, mas a vontade dAquele havendo-Me enviado.
Jo 6:39 E esta é a vontade de o Pai, Aquele havendo-Me enviado, a fim de que, [de] tudo que Ele Me tem dado, Eu não perca [nada] proveniente- de- dentro- disso; pelo contrário, Eu o farei levantar no último dia;
Jo 6:40 E esta é a vontade dAquele havendo-Me enviado: que todo aquele que [está] vendo o Filho e [está] crendo para dentro dEle, tenha [a] vida eterna; e *Eu* o ressuscitarei no último dia."
Jo 6:41 Murmuravam, pois, os judeus concernentes a Ele, porque disse Ele: "*EU* SOU o Pão, aquele havendo descido proveniente- de- dentro- do céu;"
Jo 6:42 E eles diziam: "[Porventura] Este não é Jesus (o filho de José), de Quem nós temos conhecido o pai e a mãe? Como, pois, diz *Ele* que: 'Proveniente- de- dentro- do céu tenho descido '?"
Jo 6:43 Respondeu, pois, Jesus, e lhes disse: "Não murmureis uns com os outros.
Jo 6:44 Nenhum homem pode vir até Mim, se o Pai (Aquele havendo-Me enviado) não o trouxer; e *Eu* o ressuscitarei no último dia.
Jo 6:45 Está tendo sido escrito nos Profetas: 'E serão todos [os] ensinados por- ação- de Deus.' Todo aquele, pois, havendo ouvido de- ao- lado- de o Pai e havendo aprendido [dEle], vem até Mim;
Jo 6:46 Não que algum homem tem visto o Pai, a não ser Aquele que [está] sendo de ao lado de Deus; Este tem visto o Pai.
Jo 6:47 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que está crendo para dentro de Mim [já] tem [a] vida eterna.
Jo 6:48 *EU* SOU o Pão da Vida.
Jo 6:49 Os vossos pais comeram o maná no deserto, e (eventualmente) morreram;
Jo 6:50 Este é o pão que [está] descendo proveniente- de- dentro- do céu, a fim de que qualquer [homem] coma dEle e não morra.
Jo 6:51 *EU* SOU o Pão que [está] Vivendo, aquele havendo descido proveniente- de- dentro- do céu. Se algum homem comer proveniente- deste pão viverá para dentro da eternidade. E, ademais, o pão que *Eu* darei é a Minha carne, a qual *Eu* darei para- benefício- e- em- lugar- da vida do mundo."
Jo 6:52 Disputavam, pois, os judeus uns para os outros, dizendo: "Como pode Este [Varão] nos dar a [Sua] carne a comer?"
Jo 6:53 Disse-lhes, pois, Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne de o Filho do homem, e [não] beberdes o Seu sangue, não tendes [a] vida dentro de vós mesmos.
Jo 6:54 [Todo] aquele [que está] comendo a Minha carne, e bebendo o Meu sangue, tem [a] vida eterna, e *Eu* o ressuscitarei no último dia.
Jo 6:55 Porque a Minha carne verdadeiramente é comida, e o Meu sangue verdadeiramente é bebida.
Jo 6:56 Quem [está] comendo a Minha carne e [está] bebendo o Meu sangue permanece dentro de Mim, e *Eu* dentro dele.
Jo 6:57 Como enviou-Me o Pai que [está] vivendo, e Eu vivo em razão de o Pai, [assim,] também, *quem* se alimenta de Mim, também ele viverá em razão de Mim.
Jo 6:58 Este é o pão, aquele havendo descido proveniente- de- dentro- do céu. Não da forma que [os] vossos pais comeram o maná e morreram, quem está comendo deste pão viverá para dentro da eternidade."
Jo 6:59 Estas coisas Ele disse dentro d[a] sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
Jo 6:60 Muitos [homens], pois, provenientes- de- dentro- dos Seus discípulos, havendo ouvido [isto], disseram: "Dura é esta palavra; quem a pode ouvir?"
Jo 6:61 Tendo, porém, Jesus conhecido em Si mesmo que os Seus discípulos murmuram a respeito disto, lhes disse: "Isto vos escandaliza?
Jo 6:62 Caso, pois, vejais o Filho do homem ascendendo para onde Ele antes estava, [que faríeis]?
Jo 6:63 O espírito é o que [está] vivificando. A carne para nada é proveitosa. As palavras que *Eu* vos falo são espírito e são vida.
Jo 6:64 Mas há, provenientes- de- dentro- de vós, alguns que não creem." (Porque, desde [o] princípio, [bem] tinha Jesus conhecido quem são aqueles que não [estão] crendo, e quem é aquele que O [estará] indo trair- e- entregar.)
Jo 6:65 E dizia Ele: "Por causa disso, Eu vos tenho dito que nenhum homem pode vir até Mim, exceto seja [isto] tendo-lhe sido concedido proveniente- de- dentro- do Meu Pai."
Jo 6:66 A partir deste [tempo], muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, e não mais andavam com Ele.
Jo 6:67 Disse, pois, Jesus aos doze: "Também vós quereis vos retirar?"
Jo 6:68 Respondeu-Lhe, pois, Simão Pedro: "Ó Senhor, em direção a quem iremos nós? [As] palavras d[a] vida eterna Tu tens- em- possessão.
Jo 6:69 E nós temos crido e temos conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, Aquele que [está] vivendo."
Jo 6:70 Respondeu-lhes Jesus: "[Porventura] não escolhi *Eu* a vós outros, os doze? E, proveniente de dentro vós, um [só] é [O] Diabo."
Jo 6:71 E Ele falava a- respeito- do [filho] de Simão, [a saber,] Judas, o homem- de- Kerioth; porque este estava prestes a traí-Lo- e- entregá-Lo, sendo um [só] proveniente- de- entre os doze.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas