Jo 10

Jo 10:1 Em verdade, em verdade vos digo que aquele [que] não [está] entrando para dentro do aprisco das ovelhas através da porta, mas [está] subindo por outra parte, *este* um furtador é, e um salteador.
Jo 10:2 Aquele, porém, [que está] entrando através da porta, [esse] [o] pastor é das ovelhas.
Jo 10:3 A este o porteiro abre, e as ovelhas dão- ouvidos à sua voz, e ele chama pe[lo] nome as ovelhas a ele pertencentes, e as traz para fora.
Jo 10:4 E, quando tirar ele para fora as ovelhas suas próprias, adiante delas vai, e as ovelhas o seguem, porque eles têm conhecido a voz dele.
Jo 10:5 [Ao] estranho, porém, que de modo nenhum elas [o] sigam; mas fugirão para longe dele, porque não têm conhecido a voz dos estranhos."
Jo 10:6 Esta parábola lhes disse Jesus; eles, porém, não entenderam o que era que Ele lhes falava.
Jo 10:7 Disse-lhes, pois, Jesus, novamente: "Em verdade, em verdade vos digo que *EU* SOU a Porta das ovelhas.
Jo 10:8 Todos quantos antes de Mim vieram, furtadores são, e salteadores, mas as ovelhas não lhes deram- ouvidos.
Jo 10:9 *EU* SOU a Porta; se qualquer homem entrar através de Mim, será salvo; e entrará, e sairá, e pastagem achará.
Jo 10:10 O furtador não vem senão a fim de furtar, a matar, e a fazer perecer. *Eu*, vim a fim de que [a] vida elas tenham, e [o] mais abundantemente [a] tenham.
Jo 10:11 *EU* SOU o bom Pastor; o bom Pastor dá a Sua vida para- benefício- e- em- lugar- das ovelhas.
Jo 10:12 O servo- mercenário, porém, nem mesmo sendo [um] pastor, de quem as ovelhas não são [sua] propriedade, vê o lobo vindo e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata, e dispersa as ovelhas.
Jo 10:13 Ora, o servo- mercenário foge porque é servo- mercenário e ele mesmo não toma cuidado concernente às ovelhas.
Jo 10:14 *EU* SOU o bom Pastor, e conheço as Minhas [ovelhas], e sou conhecido das Minhas [ovelhas].
Jo 10:15 Assim como Me conhece o Pai, também Eu conheço o Pai; e a Minha vida dou para- benefício- e- em- lugar- das ovelhas.
Jo 10:16 E outras ovelhas tenho, as quais não são deste aprisco: também a estas Me é necessário trazer; e à Minha voz elas darão- ouvidos; e haverá um [só] aprisco, um [só] Pastor.
Jo 10:17 Por causa disso o Pai Me ama: porque *Eu* dou a Minha vida a fim de que novamente a receba.
Jo 10:18 Nenhum homem a tira proveniente- de- junto- de Mim, mas *Eu*, proveniente- de- junto- de Mim mesmo, a dou; poder tenho para a dar, e poder tenho para novamente a receber. Este mandamento recebi de- ao- lado- do Meu Pai."
Jo 10:19 Novamente, pois, uma divisão houve entre os judeus, por causa destas palavras.
Jo 10:20 E muitos provenientes- de- dentro- deles diziam: "Ele tem demônio e está fora de Si. Por que vós O ouvis?"
Jo 10:21 Outros diziam: "Estas palavras não são [aquelas] de [alguém] estando endemoniado. Porventura pode um demônio abrir [os] olhos d[os] cegos?"
Jo 10:22 Ora, chegou a [festa da] dedicação em Jerusalém, e inverno era.
Jo 10:23 E caminhava Jesus dentro do Templo, no Pórtico de Salomão.
Jo 10:24 Rodearam-nO, pois, os judeus, e Lhe diziam: "Até quando suspendes- e- carregas à nossa alma em suspense? Se Tu és o Cristo, dize-nos franca- e- abertamente."
Jo 10:25 Respondeu-lhes Jesus: "[Já] vos disse [isto], e vós não [o] credes. As obras que *Eu* faço em o nome do Meu Pai, essas testificam concernente a Mim.
Jo 10:26 Mas vós não credes porque não sois provenientes- de- dentro- das Minhas ovelhas, como Eu [já] vos disse.
Jo 10:27 As Minhas ovelhas dão- ouvidos à Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem;
Jo 10:28 E [a] vida eterna Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão.
Jo 10:29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e ninguém pode arrebatá-[las] para- fora- da mão do Meu Pai.
Jo 10:30 *Eu* e o [Meu] Pai, um [só] somos."
Jo 10:31 Então, outra vez, os judeus pegaram- e- levantaram pedras, a fim de que O matassem- por- apedrejamento.
Jo 10:32 Respondeu-lhes Jesus: "Muitas obras boas Eu vos mostrei, provenientes- de- dentro- d[o] Meu Pai. Por causa de qual destas obras Me matais- por apedrejamento?"
Jo 10:33 Responderam-Lhe os judeus, dizendo: "Concernente a [alguma] obra boa não Te estamos matando- por- apedrejamento, mas concernente a blasfêmia; e porque Tu, homem sendo, fazes a Ti mesmo [de] Deus."
Jo 10:34 Respondeu-lhes Jesus: "[Porventura] não está tendo sido escrito na vossa Lei: '*Eu* disse: deuses sois!'?
Jo 10:35 Se Ele *os* chamou de deuses, [àqueles] aos quais a Palavra de Deus veio (e não pode a Escritura ser destruída- anulada),
Jo 10:36 [Àquele] a Quem o Pai santificou e enviou para dentro do mundo, vós dizeis que: 'Blasfemas', porque Eu disse: '[O] Filho de Deus Eu sou'!
Jo 10:37 Se Eu não faço as obras do Meu Pai, não creiais em Mim;
Jo 10:38 Se, porém, [as] faço, [então], mesmo se não creiais em Mim, crede nas obras; para que conheçais e creiais que em Mim [está] o Pai e Eu [estou] nEle."
Jo 10:39 Procuravam, pois, outra vez agarrá-Lo. E Ele escapou para- fora- das mãos deles,
Jo 10:40 E retirou-Se outra vez para o outro lado do Jordão, para dentro do lugar onde estava João, no princípio, submergindo; e ali permaneceu.
Jo 10:41 E muitos vieram até Ele, e diziam: "João, em verdade, sinal nenhum fez; tudo, porém, quanto disse João concernente a Este [homem], verdade era."
Jo 10:42 E creram muitos [homens], para dentro dEle, ali.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas