Jo 12

Jo 12:1 Jesus, pois, seis dias antes da páscoa, veio para dentro de Betânia (onde estava Lázaro, aquele tendo estado morto [e] a quem Ele ressuscitou para- fora- de- entre os mortos).
Jo 12:2 Fizeram pois para Ele uma ceia ali, e Marta [O] servia, e Lázaro era um [só] daqueles estando- assentados- à- mesa juntamente com Ele.
Jo 12:3 Então Maria, havendo tomado uma litra de unguento- aromático de nardo puro, de muito preço, untou os pés de Jesus, e, com os cabelos dela, enxugou os pés dEle. E a casa foi enchida da fragrância do unguento.
Jo 12:4 Diz, então, um [só] proveniente- de- entre os discípulos dEle, Judas (o homem- de- Kerioth, [filho] de Simão), aquele [que] O [está] indo trair- e- entregar:
Jo 12:5 "Por que este unguento- aromático não foi vendido por trezentos denários, e [não] foi dado a[os] pobres?"
Jo 12:6 (Ora, ele disse isto não porque tomava cuidado concernente aos pobres, mas porque um furtador era, e a bolsa tinha, e tirava [para si] aquilo sendo lançado dentro [dela]).
Jo 12:7 Disse, pois, Jesus: "Deixai-a! Para dentro do dia do Meu embalsamamento tem ela guardado isto;
Jo 12:8 Porque [a]os pobres vós sempre [os] tendes convosco; a Mim, porém, nem sempre [Me] tendes."
Jo 12:9 Então, uma grandE multidão, proveniente- de- entre os judeus soube que ali está Ele; e vieram, não por causa de Jesus somente, mas a fim de também verem Lázaro, a quem Ele ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos.
Jo 12:10 E tomaram deliberação os principais dos sacerdotes, a fim de que também a Lázaro matem,
Jo 12:11 Porque, em razão dele, muitos dos judeus se retiravam e criam para dentro de Jesus.
Jo 12:12 No dia seguinte, uma grande multidão- de- homens [já] havendo vindo para dentro da festa [e] havendo ouvido que vem Jesus para dentro de Jerusalém,
Jo 12:13 TomaraM eles as palmas das palmeiras, e saíram para O encontrar, e clamavam: "Oh salva-[nos], agora! Tendo sido bendito [é] o Rei de Israel, Aquele [que está] vindo em [o] nome de [o] Senhor."
Jo 12:14 E Jesus, havendo buscado- e- obtido um jumentinho, montou sobre ele, como está tendo sido escrito:
Jo 12:15 "Não temas, [ó] filha de Sião. Eis [que] o teu Rei vem, estando- montado sobre um potro- de- jumenta".
Jo 12:16 Estas coisas, porém, não [as] entenderam os Seus discípulos, no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram eles de que estas coisas estavam tendo sido escritas sobre Ele, e [de que] estas coisas Lhe fizeram.
Jo 12:17 TestificavA, pois, A multidão, aquela [anteriormente] estando com Ele quando a Lázaro Ele chamou para- fora- do [seu] sepulcro e o ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos.
Jo 12:18 Por causa disso também Lhe saiU ao encontro a multidão: porque ouviU [concernente a] Ele ter feito este sinal.
Jo 12:19 Os fariseus, pois, disseram para si mesmos: "Não vedes que vós nada ganhais? Eis que [todo] o mundo foi em- seguimento- a Ele!"
Jo 12:20 Ora, existiam alguns gregos entre aqueles que estão subindo a fim de adorar n[o dia d]a festa.
Jo 12:21 Estes, pois, vieram a Filipe (o qual [era] proveniente- de- junto- de Betsaida da Galileia) e lhe rogavam, dizendo: "Ó senhor, estamos desejando a Jesus ver."
Jo 12:22 Vem Filipe e diz isto a André; e, adicionalmente, André e Filipe [o] dizem a Jesus.
Jo 12:23 Jesus, porém, lhes respondeu, dizendo: "Tem chegado a hora, a fim de que seja glorificado o Filho do homem.
Jo 12:24 Em verdade, em verdade vos digo que se o grão de trigo, havendo caído para dentro da terra, não morrer, [então] ele sozinho permanece; se, porém, morrer, muito fruto produz.
Jo 12:25 Quem [está] amando a sua vida, a perderá, e quem [está] odiando a sua vida neste mundo, para dentro d[a] vida eterna a guardará.
Jo 12:26 Caso Me sirva algum homem, siga-Me; e onde estou *Eu*, ali também o *Meu* serviçal estará. Caso algum homem Me sirva, o honrará o [Meu] Pai.
Jo 12:27 Agora a Minha alma tem sido perturbada, e que dizer Eu? "Ó Pai, salva-Me para- fora- desta hora."? Mas em razão disto vim Eu para dentro desta hora!
Jo 12:28 Ó Pai, glorifica o Teu nome."Então veio uma voz proveniente- de- dentro- do céu, [a qual dizia: "]Tanto [já] [o] glorifiquei, como outra vez [o] glorificarei."
Jo 12:29 A multidão, pois, aquela tendo se postado [ali] e havendo ouvido [a voz], diziA isto [ter] sido um trovão. Outros diziam: "Um anjo tem falado a Ele."
Jo 12:30 Respondeu Jesus, e disse: "Não para [o] Meu benefício esta voz tem vindo, mas para [o] benefício vosso.
Jo 12:31 Agora é [o] julgamento deste mundo; agora o príncipe deste mundo será lançado fora.
Jo 12:32 E Eu, depois que Eu for levantado para- fora- da terra, a todos [os homens] estarei atraindo até Mim mesmo."
Jo 12:33 E isto dizia Ele, significando de que tipo de morte estava para morrer.
Jo 12:34 RespondeU-Lhe a multidão: "Nós ouvimos, proveniente- de- dentro- da Lei, que o Cristo permanece para o sempre. Como, pois, dizes Tu que é necessário ser levantado o Filho do homem? Quem é *esse* Filho do homem?"
Jo 12:35 Disse-lhes, pois, Jesus: "Ainda por um pouco de tempo a Luz convosco está. Caminhai enquanto a luz tendes, a fim de que treva não vos apanhe. Pois quem [está] caminhando na treva não tem sabido para onde vai.
Jo 12:36 Enquanto a Luz tendes, crede para dentro da Luz, a fim de que filhos d[a] luz sejais tornados."Estas coisas disse Jesus e, havendo-Se retirado, ocultou-Se para longe deles.
Jo 12:37 Mas, [embora] tantos sinais tendo Ele feito diante deles, não criam para dentro dEle,
Jo 12:38 A fim de que a palavra de Isaías, o profeta, fosse cumprida, a qual ele disse: "Ó Senhor, quem creu na nossa pregação? E, o braço de [o] Senhor, a quem foi ele revelado?"
Jo 12:39 Por causa disso não podiam eles crer: porque outra vez disse Isaías:
Jo 12:40 "Ele tem cegado os olhos deles, e Ele tem endurecido o coração deles, a fim de que não eles vejam com os [seus] olhos, e compreendam com o coração [deles], e sejam convertidos, e Eu os cure".
Jo 12:41 Estas coisas disse Isaías quando viu a glória dEle e falou concernente a Ele.
Jo 12:42 Apesar de tudo [isso], muitos (até mesmo provenientes- de- dentro- dos chefes) creram para dentro dEle. Mas, por causa dos fariseus, não [O] confessavam, a fim de não serem postos- para- fora- da sinagoga.
Jo 12:43 Porque amavam muito mais o louvor pelos homens do que o louvor por Deus.
Jo 12:44 E Jesus clamou, e disse: "Quem [está] crendo para dentro de Mim, crê, não para dentro de Mim, mas para dentro dAquele havendo-Me enviado.
Jo 12:45 E quem [está] Me vendo, vê Aquele havendo-Me enviado.
Jo 12:46 *Eu*, [a] luz, tenho vindo para dentro do mundo a fim de que todo aquele [que está] crendo para dentro de Mim, na treva não permaneça.
Jo 12:47 E, se algum homem [às] Minhas palavras ouvir e não crer, *Eu* não o julgo; porque Eu vim, não a fim de que julgue o mundo, mas a fim de que salve o mundo.
Jo 12:48 Quem [está] Me rejeitando e não [está] recebendo as Minhas palavras, [já] tem Quem o [está] julgando: a Palavra que Eu preguei, essa o julgará no último dia.
Jo 12:49 Porque *Eu* não falei proveniente- de- dentro- de Mim mesmo; mas Aquele havendo-Me enviado, o Pai, Ele mesmo Me deu mandamento [sobre] o que Eu diga e [sobre] o que Eu fale.
Jo 12:50 E tenho sabido que o mandamento dEle é [a] vida eterna. Portanto, o que falo *Eu*, exatamente- segundo Me tem dito o Pai, assim [o] falo."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas