Jo 15

Jo 15:1 *EU* SOU a Videira Verdadeira, e o Meu Pai é o lavrador.
Jo 15:2 Todo [o] ramo, em Mim, que não [está] produzindo fruto, Ele o tira; e todo aquele que [está] produzindo fruto, Ele o purifica- por- poda- do- mal, a fim de que mais fruto produza.
Jo 15:3 Já vós estais limpos, por- operação- de a Palavra que vos tenho falado.
Jo 15:4 Permanecei em Mim, e Eu em vós. Assim como o ramo não pode produzir fruto proveniente- de- junto- de si mesmo exceto permaneça na videira, deste- mesmo- modo vós também não [podeis] se não permanecerdes em Mim.
Jo 15:5 *EU* SOU a Videira, vós [sois] os ramos. Quem [está] permanecendo em Mim, e Eu nele, *esse* produz muito fruto. Porque, separadamente de Mim, nada podeis fazer.
Jo 15:6 Caso algum [qualquer] homem não permaneça em Mim, ele foi lançado fora, como o ramo, e murchou- secou; e os homens oS colheM e [oS] lançaM para dentro d[o] fogo, e ele é queimado.
Jo 15:7 Se vós permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, toda- e- qualquer- coisa que queirais vós pedireis, e isto vos será feito.
Jo 15:8 Nisto foi glorificado o Meu Pai, a fim de que vós produzais muito fruto; e, [assim], sereis para Mim discípulos.
Jo 15:9 Assim como Me amou o Pai, também *Eu* vos amei. Permanecei vós no Meu amor.
Jo 15:10 Se aos Meus mandamentos preservardes- e- obedecerdes, permanecereis no Meu amor; do mesmo modo que *Eu* tenho preservado- e- obedecido aos mandamentos d[o] Meu Pai, e permaneço no Seu amor.
Jo 15:11 Estas coisas tenho-vos dito a fim de que o Meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
Jo 15:12 Este é o Meu mandamento: que vos ameis cada um a os outros, tal- e- como Eu vos amei.
Jo 15:13 Maior do que este amor nenhum homem tem, a fim de que algum [qualquer] homem a sua [própria] vida dê para- benefício- e- em- lugar- dos seus amigos.
Jo 15:14 Vós sois Meus amigos, caso façais toda- e- qualquer- coisa que *Eu* vos ordeno.
Jo 15:15 Não mais vos chamo de escravos, porque o escravo não tem sabido o que faz o seu senhor; a vós outros, porém, tenho chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de- ao- lado- do Meu Pai vos fiz conhecer.
Jo 15:16 Não [fostes] vós [que] Me escolhestes: ao- contrário, *Eu* escolhi a vós outros e vos designei, a fim de que vós vades e produzais fruto, e [a fim de que] o vosso fruto permaneça; a fim de que toda- e- qualquer- coisa que vós outros pedirdes a o Pai em o Meu nome, Ele vos conceda [isto].
Jo 15:17 Estas coisas vos ordeno: que vos ameis cada um a os outros.
Jo 15:18 Se o mundo vos odeia, vós [já] sabeis que, primeiro do que a vós outros, a Mim tem ele odiado.
Jo 15:19 Se vós estáveis sendo provenientes- de- dentro- do mundo, o mundo estava amando o [que era] de- propriedade- dele. Uma vez, porém, que não estais sendo provenientes- de- dentro- do mundo, ao- contrário, *Eu* vos escolhi para- fora- do mundo, por causa disso o mundo vos odeia.
Jo 15:20 Lembrai-vos da palavra que *Eu* vos disse: [']Não é [o] escravo maior do que o seu senhor'. Se perseguiram a Mim, também a vós outros perseguirão. Se à Minha Palavra preservaram- e- obedeceram, também à vossa preservarão- e- obedecerão.
Jo 15:21 Mas todas essas coisas eles vos farão por causa de o Meu nome, porque não têm conhecido Aquele havendo-Me enviado.
Jo 15:22 Se Eu não vim, nem lhes falei, [este] pecado eles não tinham. Agora, porém, desculpas- por- camuflagem não têm, concernentes ao pecado deles.
Jo 15:23 Aquele [que está] Me odiando também ao Meu Pai odeia.
Jo 15:24 Se Eu não fiz entre eles as obras as quais nenhum outro varão tem feito, [este] pecado eles não tinham. Agora, porém, tanto têm eles visto como têm eles odiado, tanto a Mim como ao Meu Pai.
Jo 15:25 Mas [isto ocorre] a fim de que seja cumprida a palavra tendo sido escrita na Lei deles: 'Odiaram-Me sem uma causa'.
Jo 15:26 Quando, porém, vier o Consolador- Ajudador, a Quem *Eu* vos enviarei procedente- de- ao- lado- de o Pai, [a saber,] aquele Espírito de a Verdade (o Qual vem para fora procedente- de- ao- lado- de o Pai), *Ele* testificará concernente a Mim.
Jo 15:27 E também vós testificais, pois, desde [o] principio, coMigo estais.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas