Jo 18

Jo 18:1 havendo Jesus dito estas palavras, saiu juntamente- com os Seus discípulos para o outro lado do ribeiro de Cedrom, onde havia um jardim para dentro do qual entrou, Ele mesmo e os Seus discípulos.
Jo 18:2 E Judas (aquele [que] O [estava] traindo- e- entregando) também tinha conhecido aquele lugar, porque muitas vezes Se reuniu Jesus ali com os Seus discípulos.
Jo 18:3 Então Judas, havendo recebido a coorte e servidores provenientes- dos principais sacerdotes e fariseus, vem ali com lanternas e tochas, e [com] armas.
Jo 18:4 Jesus, pois (tendo conhecido todas as coisas [que estrão] vindo sobre Ele), havendo saído à frente, lhes disse: "A Quem buscais?"
Jo 18:5 Responderam-Lhe: "A Jesus, o nazareno." Diz-lhes Jesus: "*EU* SOU [Ele]". E também Judas (que O [estava] traindo- e- entregando) tinha-se postado com eles.
Jo 18:6 Quando, pois, [Jesus] lhes disse "*EU* SOU [Ele]", eles retiraram-se para trás, e caíram por terra.
Jo 18:7 Novamente, pois, [Jesus] deles requereu- resposta: "A Quem buscais?" E eles disseram: "A Jesus, o nazareno."
Jo 18:8 Respondeu Jesus: "[Já] vos disse que *EU* SOU [Ele]; se, pois, a Mim buscais, deixai estes ir embora!",
Jo 18:9 A fim de que fosse cumprida a palavra que Ele disse: "[D]aqueles que Tu Me tens dado, não perdi nenhum homem proveniente- de- dentro- deles."
Jo 18:10 Então Simão Pedro, tendo uma espada, a desembainhou, e feriu o escravo do sumo sacerdote, e amputou a sua orelha direita. E era o nome do escravo Malco.
Jo 18:11 Disse, pois, Jesus a Pedro: "Põe a tua espada para dentro da bainha! O cálice que tem-Me dado o Pai, não o beberei?"
Jo 18:12 Então a coorte, e o comandante- de- milhares, e os servidores dos judeus, seguraram- preso a Jesus preso, e O amarraram,
Jo 18:13 E O conduziram primeiramente até Anás (porque [este] era sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.)
Jo 18:14 Ora, era Caifás aquele havendo dado conselho aos judeus, que é necessário um [só] homem morrer para- benefício- e- em- lugar- do povo.
Jo 18:15 Ora, seguia a Jesus: Simão Pedro (e um outro discípulo). E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote,, e entrou juntamente com Jesus para dentro do palácio do sumo sacerdote.
Jo 18:16 Pedro, porém, tinha-se postado à porta, do lado de fora. Saiu, então, o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à guardiã da porta, e levou Pedro para dentro.
Jo 18:17 Diz, então, a criada (a guardiã da porta) a Pedro: "Não és, também tu, proveniente- de- entre os discípulos do este Homem?" Diz ele: "Não sou."
Jo 18:18 Ora, [ali] tinham-se postado de pé os escravos e os servidores, tendo feito um fogo de carvões porque estava frio, e aquentavam-se; e estava com eles Pedro, tendo-se postado de pé e aquentando-se.
Jo 18:19 O sumo sacerdote, então, interrogou Jesus concernente aos Seus discípulos e a respeito da doutrina dEle.
Jo 18:20 Respondeu-lhe Jesus: "*Eu* abertamente falei ao mundo; *Eu* sempre ensinei na sinagoga e no Templo ([locais] onde sempre os judeus se ajuntam), e em oculto nada disse Eu.
Jo 18:21 Por que requeres- resposta de Mim? Pergunta àqueles tendo-[Me] ouvido, o que [é que] lhes falei; eis que eles têm sabido o que [lhes] disse Eu."
Jo 18:22 E, estas coisas havendo Ele dito, um [só] dos servidores, [ali] tendo se postado ao lado, deu um golpe- com- a- palma- da- [sua-] mão em Jesus, havendo dito: "Desta maneira respondes Tu ao sumo sacerdote?"
Jo 18:23 Respondeu-lhe Jesus: "Se malevolamente falei, dá testemunho a respeito da [coisa] má; se, porém, [falei] justamente, por que Me bates?"
Jo 18:24 Neste tempo, Anás [já] O tinha enviado ([já] tendo sido acorrentado) até Caifás, o sumo sacerdote.
Jo 18:25 Ora, estava Simão Pedro tendo se postado de pé [ali], e aquentando-se. Disseram-lhe, pois: "Não és, também tu, proveniente- de- entre os discípulos dEle?" Ele negou [isto], e disse: "Não [o] sou."
Jo 18:26 Diz um [só], proveniente- de- entre os escravos do sumo sacerdote, parente sendo [daquele] a quem Pedro amputou a orelha: "[Porventura] não te vi *eu* no jardim com Ele?"
Jo 18:27 Outra vez, então, Pedro negou [isto]. E, imediatamente depois, um galo cantou.
Jo 18:28 Depois, levam Jesus para longe de [a casa de] Caifás, para dentro do salão- de- julgamento. E era cedo- de- manhã. E *eles mesmos* não entraram no salão- de- julgamento, a fim de que não fossem contaminados, mas que pudessem- comer a páscoa.
Jo 18:29 Então, veio fora Pilatos, até eles, e [lhes] disse: "Que acusação trazeis contra este Homem?"
Jo 18:30 Responderam Eles, e lhe disseram: "Se Este [Varão] não era malfeitor, não O havíamos- entregado a ti."
Jo 18:31 Disse-lhes, pois, Pilatos: "Levai-O vós e, segundo a vossa [própria] Lei, julgai-O." Disseram-lhe, pois, os judeus: "A nós não é lícito matar ninguém."
Jo 18:32 (A fim de que a palavra de Jesus fosse cumprida, a qual Ele falou, significando de que tipo de morte Ele estava para morrer).
Jo 18:33 Entrou, pois, Pilatos, novamente, para o salão- de- julgamento, e chamou Jesus, e Lhe disse: "És Tu o Rei dos Judeus?"
Jo 18:34 Respondeu-lhe Jesus: "Dizes tu isso proveniente- de- junto- de ti mesmo? Ou outros te disseram [isto] concernente a Mim?"
Jo 18:35 Respondeu Pilatos: "Porventura sou *eu* um judeu? A Tua própria nação e os principais dos sacerdotes Te entregaram a mim. Que fizeste Tu?"
Jo 18:36 Respondeu Jesus: "O Meu reinar não é proveniente- de- dentro- deste mundo. Se o Meu reinar era proveniente- de- dentro- deste mundo, [então] os Meus servidores esforçadamente- lutavam a fim de que Eu não fosse entregue aos judeus. Agora, porém, o Meu reinar não é daqui."
Jo 18:37 Disse-Lhe, pois, Pilatos: "Logo, rei és Tu?!" Jesus respondeu: "Tu dizes [isto] porque Rei sou, *Eu*. *Eu* para isso tenho sido nascido, e para isso tenho vindo para dentro do mundo: a fim de testemunhar de a Verdade. Todo aquele sendo proveniente- de- dentro- de a Verdade dá ouvidos à Minha voz."
Jo 18:38 Diz-Lhe Pilatos: "Que é [a] verdade?" E, isto havendo ele dito, novamente saiu até aos judeus, e lhes diz: "*Eu* nem uma [só] falta [sequer] encontro nEle!
Jo 18:39 É, porém, um costume entre vós que eu vos solte um [só], na páscoa. Quereis, pois, que eu vos solte o Rei dos Judeus?"
Jo 18:40 Então, todos clamaram novamente, dizendo: "Não a Este [Varão], mas [sim] a Barrabás." Ora, era Barrabás um salteador.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas