Ac 3

Ac 3:1 Ora, ao mesmo [tempo] Pedro e João subiam juntos para dentro do Templo, à hora d[a] oração, a nona [hora].
Ac 3:2 E um certo homem, destituído- de- pés sendo [ele] desde o útero de sua mãe, era carregado, o qual colocavam todos os dias à porta do Templo, aquela sendo chamada de Formosa, para ele pedir esmolA de- ao- lado- daqueles [que estão] entrando para o Templo.
Ac 3:3 O qual, havendo visto Pedro e João estando prestes a entrar para o Templo, [lhes] pedia para uma esmola receber [deles].
Ac 3:4 E Pedro, havendo (juntamente- com João) fixado os olhos para ele, disse: "Olha para nós."
Ac 3:5 E ele atentava para eles, esperando receber alguma coisa de- ao- lado- deles.
Ac 3:6 Disse, porém, Pedro: "Prata e ouro não há comigo; aquilo, porém, que tenho, isso te dou eu: em o nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda."
Ac 3:7 E, havendo o tomado pela mão direita, [o] levantou. E imediatamente receberam corpo- sólido os seus pés e os ossos dos [seus] tornozelos.
Ac 3:8 E, saltando- para- fora, pôs-se ele em pé, e andava, e entrou juntamente- com eles para o Templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
Ac 3:9 E todo o povo o viu andando e louvando a Deus.
Ac 3:10 E eles o reconheciam, que *ele* era aquele [anteriormente], para [pedir] esmolA, estando- assentado ao Portão Formoso do Templo; e foram enchidos de pasmo e assombro diante daquilo tendo sobrevindo a ele.
Ac 3:11 E, enquanto aquele [homem] havendo sido curado ([isto é,] o destituído- de- pés) [estava] retendo em suas mãos a Pedro e a João, juntamente- correu até eles todo o povo (sobre o pórtico sendo chamado de [Pórtico de] Salomão), grandemente atônito.
Ac 3:12 Havendo, porém, visto [isto], Pedro respondeu a o povo: "Ó varões israelitas, por que vos maravilhais sobre isto? Ou, por que sobre nós fitais os olhos, como se por [nosso] próprio poder ou dedicação [a Deus] tendo [nós] feito andar este homem?
Ac 3:13 O Deus de Abraão e de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos pais, glorificou o Seu Filho Jesus, a Quem *vós* entregastes e O negastes perante a face de Pilatos, havendo *ele* dado- parecer- para O soltar.
Ac 3:14 *Vós*, porém, ao Santo e Justo negastes, e pedistes um varão (um homicida!) vos ser concedido.
Ac 3:15 E ao Autor da vida matastes vós, ao Qual Deus ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos, do que *nós* testemunhas somos.
Ac 3:16 E, sobre a fé em o Seu nome, a este [homem], a quem vós vedes e tendes conhecido, o nome dEle deu corpo sólido. Sim, a fé que [é exercida] através dEle deu a este esta perfeição corporal, na presença de todos vós.
Ac 3:17 E agora, ó irmãos, eu tenho conhecido que segundo [a vossa] ignorância fizestes [isto], como também [isto] [fizeram] os vossos chefes.
Ac 3:18 Deus, porém, o que de antemão anunciou (através d[a] boca de todos os Seus profetas) haver de padecer o Cristo, cumpriu desta maneira.
Ac 3:19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para ser[em] apagados os vossos pecados, de modo que venham tempos de refrigério provenientes- de- junto- d[a] presença de o Senhor,
Ac 3:20 E [de modo que] Ele envie Aquele já previamente vos tendo sido pregado, Jesus Cristo.
Ac 3:21 [A] Quem é necessário o céu, em verdade, receber até [os] tempos d[a] restauração de todas as coisas, das quais falou Deus através d[a] boca de todos [os] Seus santos profetas, desde [o] princípio do mundo.
Ac 3:22 Porque Moisés em verdade disse aos pais:'[O] Profeta vos levantará [o] Senhor vosso Deus proveniente- de- entre [os] vossos irmãos, semelhante a Mim; a Ele dareis ouvidos segundo todas, todas- e- quaisquer palavras que Ele vos disser.
Ac 3:23 E acontecerá [que] toda- e- qualquer alma que não escutar Esse Profeta será exterminada proveniente- de- dentro- do povo.'
Ac 3:24 E, em verdade, todos os profetas (desde Samuel e aqueles subsequentes- em- uma- ordem), tantos quantos falaram, também predisseram estes dias.
Ac 3:25 *Vós* sois [os] filhos dos profetas e da aliança que determinou Deus aos nossos pais, dizendo a Abraão: 'E no teu Semente serão benditas todas as famílias da terra'.
Ac 3:26 A vós outros primeiramente, Deus, havendo ressuscitado o Seu Filho Jesus, O enviou, vos abençoando no converter, a cada um [de vós], para longe das vossas iniquidades."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas