Ac 4

Ac 4:1 Ora, ainda [estando] eles falando ao povo, vieram sobre eles os sacerdotes, e o chefe do Templo, e os saduceus,
Ac 4:2 Doendo-se muito em razão de eles ensinar[em] ao povo e pregar[em] em Jesus a ressurreição, aquela para- fora- de- entre [os] mortos.
Ac 4:3 E lançaram sobre eles as [suas] mãos, e [os] puseram para dentro da prisão até o dia seguinte, pois já era [a] tardinha.
Ac 4:4 Muitos, porém, daqueles havendo dado ouvidos à Palavra creram, e chegou o número desses varões a quase cinco mil.
Ac 4:5 Ora, aconteceu, no dia seguinte, ser[em] reunidos os seus principais, e anciãos, e escribas, para dentro de Jerusalém.
Ac 4:6 E Anás (o sumo sacerdote), e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos eram provenientes- de- dentro- da linhagem do sumo sacerdote.
Ac 4:7 E, havendo posto eles no meio [deles], perguntavam: "Dentro de qual natureza de poder, ou dentro de que natureza de nome, fizestes *vós* isto?"
Ac 4:8 Então Pedro, havendo sido enchido de [o] Espírito Santo, lhes disse: "Ó principais do povo, e ó anciãos de Israel:
Ac 4:9 Uma vez que *nós*, hoje, somos interrogados a respeito de benefício [feito] a um homem enfermo- sem- nenhuma- força, em que modo *ele* tem sido curado,
Ac 4:10 Conhecido seja de todos vós e de todo o povo de Israel, que, em o nome de Jesus Cristo, o nazareno (a Quem *vós* crucificastes [e] Aquele a Quem Deus ressuscitou para- fora- de- entre [os] mortos), [a saber,] em [o nome de] *Ele* [é que] este [varão] tem se postado diante de vós, são.
Ac 4:11 *Este* é a Pedra, Aquela havendo sido rejeitada por vós os [que estão] edificando, Aquela havendo-Se revelado para [ser a] cabeça d[a] esquina.
Ac 4:12 E não há a salvação em nenhum outro, porque também nenhum diferente nome há, debaixo do céu, tendo sido dado entre [os] homens, em que nos é necessário ser salvos."
Ac 4:13 Vendo eles, então, a ousadia de Pedro e de João, e havendo percebido que varões sem instrução são, e comuns, maravilhavam-se e reconheciam que eles juntamente- com Jesus tinham estado #.
Ac 4:14 E, ao homem [estando] eles vendo juntamente- com eles tendo-se postado- de- pé (aquele tendo sido curado), nada tinham para contradizer.
Ac 4:15 Havendo eles, porém, ordenado a eles ir[em] para- fora- do Sinédrio, conferenciaram uns para os outros,
Ac 4:16 Dizendo: "Que faremos a estes homens? Porque, em verdade, que um notório sinal tem sido feito através deles [é] manifesto a todos aqueles habitando em Jerusalém, e nós não podemos negar [isso];
Ac 4:17 Mas, para que não mais [isto] se divulgue para o meio do povo, com uma [firme] ameaça os ameacemos, [para] não mais falar[em] sobre Esse nome, a nenhum homem."
Ac 4:18 E, havendo-os chamado, lhes ordenaram absolutamente não falar, nem ensinar, sobre o nome de Jesus.
Ac 4:19 Mas Pedro e João, havendo-lhes respondido, disseram: "Se justo é (aos olhos de Deus) a vós outros ouvir[mos] muito- mais do que a Deus, julgai vós.
Ac 4:20 Porque não podemos*nós*, do que havemos visto e havemos ouvido, não falar."
Ac 4:21 Eles, porém, havendo ainda mais [os] ameaçado, os deixaram ir (nada achando como [motivo] para os castigarem), por causa do povo; porque todos [os homens] glorificavam a Deus sobre aquilo tendo acontecido.
Ac 4:22 Pois era de mais de quarenta anos o homem sobre quem tinha sido feito aquele milagre de cura.
Ac 4:23 Ora, havendo eles sido deixados ir, foram para os seus próprios [companheiros], e [lhes] contaram tudo o que a eles os principais dos sacerdotes e os anciãos disseram.
Ac 4:24 E eles, havendo ouvido [isto], em uma mesma mente levantaram a voz [deles] a Deus, e disseram: "Ó Dono- e- Senhor, *Tu* [és] o Deus, Aquele havendo feito o céu, e a terra, e o mar, e todos os que neles [estão];
Ac 4:25 [És] Aquele havendo dito através d[a] boca de Davi (o Teu servo):'Por que resfolegaram de furor [os] gentios, e [os] povos imaginaram coisas vãs?
Ac 4:26 Levantaram-se os reis da terra, e os governantes foram ajuntados à uma, contra o Senhor e contra o Seu Cristo'.
Ac 4:27 Porque em realidade, contra o Teu santo Filho Jesus, a Quem Tu ungiste, foram ajuntados tanto Herodes como Pôncio Pilatos, juntamente- com [os] gentios e [os] povos de Israel,
Ac 4:28 Para fazer tudo quanto a Tua mão e o Teu propósito- decreto predeterminaram ser feito.
Ac 4:29 E agora, ó Senhor, olha sobre as ameaças deles, e concede aos Teus escravos falar[em] com toda [a] ousadia a Tua Palavra,
Ac 4:30 Em o estender[es] Tu a Tua mão para curas, e para sinais e prodígios ser[em] feitos por- operação- de o nome de o Teu santo Filho, Jesus."
Ac 4:31 E, havendo orado eles, foi sacudido o lugar em que estavam tendo sido reunidos. Então foram enchidos, todos, de [o] Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.
Ac 4:32 E, da multidão daqueles havendo crido, erA o coração e a alma um [só], e nem um [sequer, dentre eles,] coisa nenhuma (daquilo [que] ele [está] possuindo) dizia ser propriedade- privativa dele, mas todas as coisas lhes eram em comum.
Ac 4:33 E, com grande poder, davam o testemunho, os apóstolos, da ressurreição de o Senhor Jesus. E abundante graça havia sobre todos eles.
Ac 4:34 Porque também não havia necessitado algum entre eles; porque tantos quantos proprietários de campos ou de casas eram, vendendo-[os], traziam os valores daquelas coisas sendo vendidas, e [os] depositavam ao lado dos pés dos apóstolos,
Ac 4:35 E repartia-se a cada um segundo todo- e- qualquer [homem] necessidade tinha.
Ac 4:36 José, então, aquele havendo sido cognominado pelos apóstolos [como] Barnabé (que significa, sendo traduzido, "filho d[a] consolação"), levita, Cipriota por nascimento,
Ac 4:37 Sendo seu um campo, [e] havendo-[o] vendido, trouxe o dinheiro, e [o] depositou ao lado dos pés dos apóstolos.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas