Ac 5

Ac 5:1 Um certo varão, porém, por nome Ananias, juntamente- com Safira, a sua esposa, vendeu uma propriedade
Ac 5:2 E reteve [parte] proveniente- de- junto- do preço (tendo [privadamente] sabido [disto] também a sua esposa); e, havendo [ele] trazido uma certa parte, ao lado dos pés dos apóstolos [a] depositou.
Ac 5:3 Disse, porém, Pedro: "Ó Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para mentir[es] tu a o Espírito, o Santo, e reter[es parte] proveniente- de- junto- do preço do campo?
Ac 5:4 permanecendo [contigo], para *ti* não permanecia? E, havendo sido vendido, dentro d[a] tua própria autoridade [não] estava ele? Por que puseste este desígnio n[o] teu coração? Não mentiste a[os] homens, mas a Deus."
Ac 5:5 E, [ainda estando] ouvindo Ananias estas palavras, havendo ele caído, expirou. E veio um grande temor sobre todos aqueles [estando] ouvindo estas coisas.
Ac 5:6 E, havendo os [varões] mais moços se levantado, o enrolaram- com- panos e, havendo-[o] carregado para fora, [o] sepultaram.
Ac 5:7 Sucedeu, porém, quase três horas depois, que também a esposa dele, não tendo sabido daquilo tendo acontecido, entrou.
Ac 5:8 E respondeu-lhe Pedro: "Dize-me se vós o campo vendestes por tanto." E ela disse: "Sim, por tanto."
Ac 5:9 Então Pedro lhe disse: "Por que [é] que entre vós entrastes em acordo para pôr- à- prova o Espírito de [o] Senhor? Eis aí, os pés daqueles havendo sepultado o teu marido [estão] à porta, e eles [também] te carregarão para fora."
Ac 5:10 E ela caiu imediatamente ao lado dos pés dele, e expirou. E, havendo entrado, os moços a acharam morta; e, havendo-[a] carregado para fora, [a] sepultaram junto ao marido dela.
Ac 5:11 E veio um grande temor sobre toda a assembleia, e sobre todos aqueles ouvindo estas coisas.
Ac 5:12 Através, porém, das mãos dos apóstolos, foram feitos muitos sinais e prodígios entre o povo (e estavam todos em uma mesma harmonia no Pórtico de Salomão,
Ac 5:13 E, dos restantes, nenhum homem ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os magnificava- em- louvores;
Ac 5:14 E muito mais [aqueles que ficaram] crendo eram adicionados a [o] Senhor, multidões tanto de homens quanto de mulheres),
Ac 5:15 De forma a, ao longo d[e todas] as ruas largas, transportar[em] para fora os enfermos e [os] colocar[em] sobre leitos e macas, a fim de que, [enquanto] passando Pedro, ao menos a [sua] sombra sombreasse sobre alguns deles.
Ac 5:16 E juntamente vinha também a multidão das cidades circunvizinhas para dentro de Jerusalém, trazendo enfermos e aqueles [estando] sendo atormentados por espíritos imundos, os quais eram curados, todos.
Ac 5:17 Havendo-se, porém, levantado o sumo sacerdote e todos os [que estavam] juntamente- com ele (aquilo sendo [a] seita dos saduceus), foram enchidos de furor [de inveja],
Ac 5:18 E lançaram as suas mãos sobre os apóstolos, e os puseram n[a] prisão pública.
Ac 5:19 Um anjo, porém, de [o] Senhor, durante a noite, abriu as portas da prisão e, havendo-os conduzido para fora, disse:
Ac 5:20 "Ide e, havendo-vos postado de pé, falai no Templo, ao povo, todas as palavras de esta Vida".
Ac 5:21 E, havendo eles ouvido [isto], entraram de manhã bem cedo para o Templo e ensinavam.Havendo, porém, chegado o sumo sacerdote e aqueles [que estavam] juntamente- com ele, convocaram o Sinédrio e todo o conselho de anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para ser[em] trazidos.
Ac 5:22 Mas os servidores, [em] havendo ido [lá], não os acharam na prisão; e, havendo voltado, relataram [isto],
Ac 5:23 Dizendo: "Em verdade, o cárcere achamos tendo sido fechado em toda [a] segurança, e os guardas do lado de fora tendo se postado- de- pé diante das portas. Havendo nós, porém, aberto [as portas], do lado de dentro a nenhum homem achamos."
Ac 5:24 E quando ouviram estas palavras, tanto o sumo sacerdote como o chefe do Templo e os chefes dos sacerdotes, [então] estavam- em- dúvida- e- perplexos concernente a eles e do que venha a ser isto.
Ac 5:25 Havendo, porém, chegado um certo [homem], lhes deu [esta] notícia, dizendo: "Eis que os varões, os quais pusestes na prisão, estão no Templo, tendo se postado- de- pé e [estando] ensinando ao povo."
Ac 5:26 Então, havendo ido o capitão juntamente- com os servidores, os trouxe não com violência (porque temiam o povo, a fim de que não fossem mortos- por- apedrejamento).
Ac 5:27 E eles, havendo os trazido, [os] postaram no Sinédrio. E os interrogou o sumo sacerdote,
Ac 5:28 Dizendo: "[Porventura] não, por uma firme- ordem, vos ordenamos expressamente não ensinar[des] sobre esse nome? E eis que tendes enchido Jerusalém com a vossa doutrina, e intencionais trazer sobre nós o sangue desse varão."
Ac 5:29 Havendo, então, respondido, Pedro e os [outros] apóstolos disseram: "Muito- mais é necessário obedecer a Deus do que aos homens.
Ac 5:30 O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, ao Qual *vós* [já antes] matastes- com- [vossas]- próprias- mãos, [em] havendo-[O] suspendido sobre um madeiro.
Ac 5:31 A Ele Deus, com a Sua destra, exaltou [para ser Ele o] Príncipe e [o] Salvador, para dar a Israel arrependimento e remissão d[os] pecados.
Ac 5:32 E *nós* somos dEle testemunhas destas coisas, [nós] e também [o é] o Espírito, o Santo, o Qual Deus deu àqueles [que estão] crendo- obedecendo a Ele".
Ac 5:33 Eles, porém, havendo ouvido [isto], [de raiva] eram [como que] serrados ao meio, e deliberavam matá-los.
Ac 5:34 Havendo-se, porém, levantado um certo [homem] no Sinédrio, fariseu, por nome Gamaliel, professor- doutor- da- lei, bem reputado por todo o povo, ordenou levar[em] para fora os apóstolos, por um pouco [de tempo],
Ac 5:35 E disse a eles: "Ó varões israelitas, atentai- guardai a vós mesmos concernente a estes varões, o que estais vós para [lhes] fazer,
Ac 5:36 Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ele mesmo ser algum homem; a quem foi ajuntado o número de cerca de quatrocentos varões; o qual foi morto, e todos quantos estavam crendo- obedecendo a ele foram dispersos e foram tornados em nada.
Ac 5:37 Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e atraiu- para- revolta muito povo em- seguimento- a si. [Mas] também *este* se fez perecer, e todos quantos estavam persuadidos por ele foram dispersos.
Ac 5:38 E agora vos digo: Afastai-vos para longe destes varões, e deixai-os [ir]. Porque, caso seja proveniente- de- junto- de homens o conselho- propósito (este), ou a obra (esta), (então) isto será desfeito;
Ac 5:39 Se, porém, proveniente- de- dentro- de Deus é, não podeis vós desfazê-lo. Para que não aconteça até- mesmo contra- Deus- combatedores serdes vós achados."
Ac 5:40 E eles foram persuadidos por ele. E eles, havendo chamado [a si] os apóstolos e havendo-[os] açoitado, [lhes] ordenaram não falar sobre o nome de Jesus. E os deixaram ir.
Ac 5:41 Por causa disso, em verdade, eles se retiravam para longe d[a] presença do Sinédrio, regozijando em razão de, para- benefício- de o nome dEle, terem sido julgados dignos de padecer afronta.
Ac 5:42 E todos [os] dias, no Templo e em cada casa, eles não cessavam ensinando e pregando- as- boas- novas: Jesus, o Cristo.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas