Ac 6

Ac 6:1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se [o número d]os discípulos, surgiu uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as viúvas daqueles eram negligenciadas na cotidiana ação- de servir.
Ac 6:2 Havendo, então, os doze convocado a multidão dos discípulos, disseram: "Não razoável é [se] nós, havendo deixado de lado a Palavra de Deus, servir[mos] às mesas.
Ac 6:3 Examinai, pois, em busca, ó irmãos, entre vós mesmos, de sete varões sendo bem testificados, cheios de [o] Espírito Santo e sabedoria, aos quais constituamos sobre esta necessidade.
Ac 6:4 *Nós*, porém, na oração e no encargo- de- servir [por- operação] de a Palavra firmemente- continuaremos."
Ac 6:5 E foi agradável esta palavra aos olhos de toda a multidão- [de- homens]. E eles elegeram Estêvão (varão cheio de fé e de [o] Espírito Santo), e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas, e Nicolau (prosélito de Antioquia),
Ac 6:6 Aos quais apresentaram ante os apóstolos. E, havendo orado, puseram sobre eles as mãos.
Ac 6:7 E a Palavra de Deus crescia e era multiplicado o número dos discípulos em Jerusalém, grandemente; e uma grande multidão dos sacerdotes obedeciaM a a Fé.
Ac 6:8 E Estêvão, cheio de fé e poder, fazia grandes prodígios e sinais entre o povo.
Ac 6:9 Levantaram-se, porém, alguns daqueles provenientes- de- dentro- da sinagoga (aquela sendo chamada de [Sinagoga dos] Libertados), e d[a sinagoga dos] cireneus, e d[a sinagoga dos] alexandrinos, e daqueles provenientes- de- junto- d[a] Cilícia e d[a] Ásia, disputando com Estêvão.
Ac 6:10 E não podiam resistir à sabedoria e ao espírito com que ele falava.
Ac 6:11 Então eles subornaram [alguns] varões, dizendo [estes]: "Temos ouvido a ele proferindo palavras blasfemas contra Moisés e [contra] Deus."
Ac 6:12 E eles agitaram o povo, e os anciãos, e os escribas. E, havendo investido contra [ele], o arrebataram e [o] trouxeram ao Sinédrio.
Ac 6:13 E fizeram se levantar falsas testemunhas, dizendo [elas]: "Este varão não cessa, proferindo palavras blasfemas contra este local santo, e [contra] a Lei;
Ac 6:14 Porque o temos ouvido dizendo que esse Jesus, o nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes- ritos que nos entregou Moisés."
Ac 6:15 Então, havendo todos aqueles estando- assentados no Sinédrio fixado os olhos para ele, viram o seu rosto com- aparência- como- se- fosse [o] rosto de um anjo.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas