Ac 9

Ac 9:1 Saulo, porém, ainda respirando- para- fora ameaças e matanças contra os discípulos de o Senhor, havendo vindo ao sumo sacerdote,
Ac 9:2 Pediu de- ao- lado- dele cartas para dentro de Damasco, para as sinagogas, para que, se a alguns ele [(Saulo)] encontrasse sendo [eles] deste Caminho, (quer varões, quer mulheres), [então], tendo [eles] sido acorrentados, [os] conduzisse a Jerusalém.
Ac 9:3 Durante, porém, o ir- a- caminho, aconteceu ele chegar perto de Damasco; então, subitamente, resplandeceu- ao- redor dele uma luz proveniente- de- junto- do céu;
Ac 9:4 E, havendo caído sobre a terra, ele ouviu- entendendo uma voz dizendo-lhe: "Saulo, Saulo, por que Me persegues?"
Ac 9:5 Disse ele, porém: "Quem és Tu, ó Senhor,?" E o Senhor disse: "*EU* SOU Jesus, a Quem *tu* persegues. Dura [coisa é] para ti desferir- coices contra [os] aguilhões."
Ac 9:6 E, tremendo e estando- atônito, ele disse: "Ó Senhor, que desejas Tu [que] eu [vá] fazer?" E o Senhor lhe [disse]: "Levanta-te, e entra para a cidade, e [lá] te será dito o que te é necessário fazer."
Ac 9:7 Os varões, porém, [que estavam] viajando com ele, tinham parado emudecidos: em verdade, ouvindo o [barulho] de a voz, mas a nenhum homem vendo.
Ac 9:8 Foi, porém, levantado Saulo proveniente- de- junto- da terra, e, tendo sido abertos [os] seus olhos, a nenhum homem enxergava. E, guiando-o pela mão, [o] conduziram para dentro de Damasco.
Ac 9:9 E ele estava três dias nada vendo, e não comeu nem bebeu.
Ac 9:10 Ora, havia um certo discípulo em Damasco chamado de Ananias. E disse-lhe o Senhor em uma visão: "Ó Ananias!" E ele respondeu: "Eis, [aqui estou] eu, ó Senhor."
Ac 9:11 E o Senhor lhe [disse]: "Havendo-te levantado, vai para dentro da rua que [está] sendo chamada de Reta, e procura, n[a] casa de Judas, por [um homem] chamado de Saulo, de Tarso; pois eis, ele ora,
Ac 9:12 E ele viu, numa visão, um varão, chamado de Ananias, havendo entrado e havendo posto [a sua] mão sobre ele, para que novamente visse."
Ac 9:13 E respondeu Ananias: "Ó Senhor, proveniente- de- dentro- de muitos [homens] tenho ouvido concernente a este varão, quantos males fez ele aos Teus santos em Jerusalém.
Ac 9:14 E, aqui, tem ele autoridade, de- ao- lado- dos principais dos sacerdotes, para acorrentar a todos os que [estão] invocando o Teu nome."
Ac 9:15 Disse-lhe, porém, o Senhor: "Vai! Porque um vaso de eleição para Mim é este [varão] para levar o Meu nome diante dos gentios e d[os] reis, e d[os] filhos de Israel.
Ac 9:16 Porque *Eu* lhe mostrarei quão grandes coisas é necessário ele, em benefício de o Meu nome, padecer."
Ac 9:17 Ora, foi Ananias e entrou para a casa [de Judas]; e, havendo posto sobre ele as [suas] mãos, disse: "Ó irmão Saulo, o Senhor ([a saber,] Jesus, Aquele havendo-te aparecido no caminho em que vinhas) me tem enviado para que novamente vejas, e sejas enchido de [o] Espírito Santo."
Ac 9:18 E imediatamente caíram para longe dos olhos dele como que umas escamas, e instantaneamente ele viu de novo. E ele, havendo novamente- se- posto- vertical- sobre- seus- pés, veio a ser submerso.
Ac 9:19 E, havendo ele recebido alimento, foi fortalecido. Depois de certos dias, esteve Saulo com os discípulos [que] [estavam] em Damasco.
Ac 9:20 E imediatamente, nas sinagogas, ele pregava o Cristo, que *Este* [Varão] é o Filho de Deus.
Ac 9:21 Ora, estavam atônitos todos aqueles [que o estavam] ouvindo, e diziam: "Não é *este* [varão] aquele havendo destruído, em Jerusalém, aqueles invocando este nome? E que para isso tinha ele vindo aqui, a fim de que, tendo eles sido acorrentados, os levasse aos principais dos sacerdotes?!"
Ac 9:22 Saulo, porém, muito mais era feito- crescer- em- poder, e confundia os judeus que [estavam] habitando em Damasco, provando-[lhes] que Este é o Cristo.
Ac 9:23 Quando, porém, eram cumpridos muitos dias, tomaram conselho entre si os judeus, para matá-lo:
Ac 9:24 Mas foi conhecida por Saulo a maquinação deles. E eles vigiavam os portões, tanto de dia como de noite, para que o matassem;
Ac 9:25 Havendo, porém, os discípulos o tomado de noite, [o] desceram através do muro, havendo-[o] baixado em um cestão.
Ac 9:26 E, havendo chegado Saulo a Jerusalém, procurava ser colado aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que ele é um discípulo.
Ac 9:27 Barnabé, porém, havendo-o tomado [consigo], [o] trouxe até aos apóstolos. E ele lhes contou como no caminho viu o Senhor e Este lhe falou, e como, em Damasco, pregou ousadamente, em o nome de Jesus.
Ac 9:28 E estava com eles entrando e saindo em Jerusalém.
Ac 9:29 E, falando ousadamente em o nome de o Senhor Jesus, falava e disputava também contra os gregos). Eles, porém, procuravam matá-lo.
Ac 9:30 Havendo, porém, sabido [isto], os irmãos o trouxeram para dentro de Cesareia, e o enviaram a Tarso.
Ac 9:31 Assim, em verdade, as assembleias (através de toda a Judeia, e Galileia, e Samaria) tinham paz, [estando] sendo edificadas; e, andando no temor de o Senhor e na consolação de o Espírito Santo, eram multiplicadas.
Ac 9:32 E aconteceu, enquanto passando Pedro através de todos [quadrantes], descer também aos santos que [estavam] habitando em Lida.
Ac 9:33 E achou ali certo homem, chamado de Eneias, desde oito anos [atrás] jazendo sobre uma pequena- cama, o qual era tendo sido paralisado.
Ac 9:34 E lhe disse Pedro: "Ó Eneias! Cura-te Jesus, o Cristo. Levanta[-te] e arruma tu a tua cama." E imediatamente ele se levantou.
Ac 9:35 E o viram todos aqueles habitando em Lida e na [Planície de] Sarona, os quais, [então], se converteram a o Senhor.
Ac 9:36 E, em Jope, uma certa discípula havia, chamada de Tabita (que, sendo traduzido, é chamada de Dorcas). Esta estava plena de boas obras e de esmolas que fazia.
Ac 9:37 E aconteceu, naqueles dias, havendo enfermado, ela chegar- a- morrer. E, havendo-a banhado- todo- o- corpo, [a] colocaram em um salão- do- andar- superior.
Ac 9:38 E, perto sendo Lida de Jope, os discípulos, havendo ouvido que Pedro está nela, enviaram dois varões até ele, rogando-[lhe] não pôr [nenhuma] dificuldade- demora para vir até eles.
Ac 9:39 E, havendo-se levantado Pedro, foi- juntamente com eles; ao qual, havendo eleS chegado, trouxeram para dentro do salão- do- andar- superior. E se postaram ao redor [dele] todas as viúvas [dali], chorando e mostrando [as] túnicas e roupas que [lhes] fazia Dorcas [quando anteriormente] estando com elas.
Ac 9:40 Havendo, porém, feito sair a todos, para fora [das portas], Pedro, havendo dobrado os [seus] joelhos, orou. E, havendo-se voltado para o corpo, disse: "Tabita, levanta-te." E ela abriu os seus olhos, e, havendo visto Pedro, assentou-se.
Ac 9:41 E, havendo ele dado a ela a [sua] mão, a levantou e, havendo chamado os santos e as viúvas, a apresentou vivendo.
Ac 9:42 E conhecido tornou-se [isto] através de toda a [cidade de] Jope, e muitos creram sobre o Senhor.
Ac 9:43 E aconteceu muitos dias demorar-se em Jope, ao lado de um [certo] Simão, um curtidor.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas