Ac 20

Ac 20:1 Depois, porém, de haver cessado o alvoroço, [então], havendo Paulo chamado [a si] os discípulos e havendo-[os] abraçado, partiu para ir para dentro da Macedônia.
Ac 20:2 E, havendo passado através daquelas partes, e havendo-os exortado com muitas palavras, veio para dentro da Grécia.
Ac 20:3 E, havendo ele permanecido [ali] três meses, e havendo sido feita contra eles uma maquinação pelos judeus, [então], estando ele para içar- as- velas- e- zarpar para dentro da Síria, se [lhe] mudou o propósito para o retornar através da Macedônia.[.]
Ac 20:4 E o acompanhava, até à Ásia: Sópater, um bereiano; e, dos Tessalonicenses, Aristarco e Segundo; e Gaio (de Derbe); e Timóteo; e, [dos] da Ásia, Tíquico e Trófimo.
Ac 20:5 Estes, havendo ido- de- antemão, nos esperavam em Trôade.
Ac 20:6 Nós, porém, zarpamos- navegamos depois dos dias [da festa] dos [pães] ázimos, para longe de Filipos; e, dentro de cinco dias, chegamos até eles, para dentro de Trôade, onde permanecemos sete dias.
Ac 20:7 Ora, no primeiro dos sete- dias- da- semana, tendo sido ajuntados os discípulos para partir o pão, Paulo de- forma- completa- argumentava com eles, estando- para- partir no dia seguinte; e prolongava a [sua] pregação até à meia-noite.
Ac 20:8 E havia muitas lâmpadas no salão do andar superior, onde eles estavam tendo sido ajuntados.
Ac 20:9 E, estando- assentado [um] certo jovem- varão, por nome Êutico, sobre a janela, [estava] sendo tomado de um sono profundo, [enquanto] estando Paulo de- forma- completa- argumentando durante maior [tempo]. [E,] havendo sido tomado daquele sono, caiu proveniente- de- junto- do terceiro andar para abaixo. E foi levantado- e- levado, [já] morto.
Ac 20:10 Havendo, porém, descido, Paulo inclinou-se sobre ele e, havendo-[o] abraçado, disse: "Não sede vós em tumulto, porque a alma dele nele está."
Ac 20:11 E havendo subido [de volta], e havendo partido [o] pão, e havendo comido, e lhes havendo falado largamente até à alvorada, assim partiu.
Ac 20:12 E levaram o jovem, vivendo; e foram não pouco consolados.
Ac 20:13 Nós, porém, [já] de antemão havendo ido para- sobre o navio, içamos- as- velas- e- zarpamos para dentro de Assós (ali intencionando receber- para- dentro Paulo), porque assim estava tendo sido ordenado, intencionando ele mesmo ir- a- pé.
Ac 20:14 E, quando se ajuntou a nós para dentro de Assós, [então], havendo nós o recebido- para- dentro, chegamos para dentro de Mitilene.
Ac 20:15 E, desde ali havendo [nós] zarpado- velejado, no [dia] se seguindo chegamos defronte de Quios; e, no [dia] seguinte, chegamos para dentro de Samos. E, havendo nós demorado em Trogílio, no [dia] seguinte chegamos para dentro de Mileto.
Ac 20:16 Porque [já] determinou Paulo navegar- ao- largo de Éfeso, para que não lhe acontecesse gastar tempo na Ásia. Porque ele se apressava para, se possível lhe era, no dia de Pentecostes estar [chegado] para dentro de Jerusalém.
Ac 20:17 E [Paulo], provenientes- de- junto- de Mileto havendo enviado para dentro de Éfeso, chamou- para- si os presbíteros daquela assembleia.
Ac 20:18 E, logo que chegaram até ele, lhes disse: "*Vós* [bem] sabeis, desde o primeiro dia em que pus os pés para dentro da Ásia, a maneira como, no meio de vós, estive eu em todo [esse] tempo;
Ac 20:19 Servindo a o Senhor com toda [a] humildade, e muitas lágrimas, e provações (aquelas havendo-me sobrevindo dentro das maquinações dos judeus);
Ac 20:20 Como nada, daquilo sendo proveitoso, deixei de vos anunciar e vos ensinar, publicamente e de casa em casa,
Ac 20:21 Plenamente testificando, tanto aos judeus como aos gregos, o arrependimento para dentro de Deus, e a fé para dentro do nosso Senhor Jesus Cristo.
Ac 20:22 E, agora, eis que *eu*, tendo sido acorrentado no [meu] espírito, estou- indo para dentro de Jerusalém, não tendo eu sabido as coisas que nela me acontecerão,
Ac 20:23 Exceto que o Espírito, o Santo, em cada cidade plenamente [me] testifica, dizendo que correntes- de- aprisionamento e aflições permanecem- esperando [por] mim.
Ac 20:24 Mas de nenhuma [dessas] coisas eu faço caso, nem em nada tenho a minha vida por preciosa para mim mesmo, de modo a completar eu a minha carreira com alegria, e o encargo- de- servir que recebi proveniente- de- ao- lado- de o Senhor Jesus, para plenamente testemunhar [d]o evangelho da graça de Deus.
Ac 20:25 E, agora, eis que *eu* sei que vós todos (entre os quais passei- através pregando o reinar de Deus) não mais vereis o meu rosto.
Ac 20:26 Portanto, solenemente vos protesto, neste dia [de hoje], que limpo [estou] eu para longe do sangue de todos,
Ac 20:27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o propósito- decreto de Deus.
Ac 20:28 Olhai- cuidai, pois, por vós mesmos e por todo o rebanho no meio do qual o Espírito, o Santo, vos constituiu pastores- superintendentes, para apascentar[des] a assembleia de Deus, a qual Ele resgatou por- operação- de o Seu próprio sangue.
Ac 20:29 Porque *eu* tenho sabido isto: que, depois [da] minha partida, entrarão lobos cruéis para o meio de vós, não poupando o rebanho;
Ac 20:30 E que, de entre o vosso, vosso mesmos, se levantarão varões falando [coisas] tendo sido distorcidas, para atraír[em] os discípulos em- seguimento- a si- mesmos.
Ac 20:31 Portanto, vigiai vós, lembrando-vos de que, durante três anos, noite e dia eu não cessei, com lágrimas admoestando a cada um [de vós].
Ac 20:32 E agora entrego-vos, ó irmãos, a Deus e à Palavra da Sua graça; o Qual [está] sendo poderoso para [vos] sobre-edificar e vos dar herança entre todos aqueles tendo sido santificados.
Ac 20:33 [A] prata, ou [o] ouro, ou [as] vestes, de nenhum homem cobicei eu.
Ac 20:34 Sim, vós mesmos sabeis que, para o que era necessário a mim e àqueles estando comigo, serviram estas mãos.
Ac 20:35 [Em] todas [estas] coisas mostrei eu a vós que, assim trabalhando, [nos] é necessário sustentar aqueles [que estão] sendo fracos, e recordar as palavras de o Senhor Jesus, as quais Ele mesmo disse: 'Muito mais bem-aventurada coisa é dar do que receber'."
Ac 20:36 E, estas coisas havendo dito [e] havendo dobrado os seus joelhos, orou juntamente- com todos eles.
Ac 20:37 E houve um grande pranto de todos. E eles, lançando-se sobre o pescoço de Paulo, muito- e- ternamente- beijavam a ele,
Ac 20:38 Entristecendo-se muito, principalmente por causa da palavra que ele tinha dito, que não mais estão para o seu rosto ver. E eles o supriam- e- acompanhavam até ao navio.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas