Ac 22

Ac 22:1 "Ó varões, ó irmãos, e ó pais, dai vós ouvidos à minha defesa [que faço] agora perante vós."
Ac 22:2 (E, havendo eles ouvido que na língua hebraica ele lhes falava, muito mais guardaram silêncio.) E ele diz:
Ac 22:3 "*Eu*, em verdade, sou um varão [que sou] um judeu, tendo sido nascido em Tarso da Cilícia; tendo eu, porém, sido criado nesta cidade, ao lado dos pés de Gamaliel, tendo eu sido instruído- até- por- castigos conforme o perfeito- rigor da lei d[os] nossos pais, zeloso sendo [eu] para com Deus, como todos *vós* sois hoje.
Ac 22:4 E a este Caminho persegui até [a] morte, acorrentando e entregando para dentro de prisões tanto varões como mulheres,
Ac 22:5 Como também o sumo sacerdote me dá testemunho, e todo o conselho- dos- anciãos; de junto dos quais também havendo [eu] recebido cartas para os irmãos, eu ia para dentro de Damasco, estando- indo- trazer também aqueles (lá tendo sido acorrentados) para dentro de Jerusalém, a fim de que fossem punidos.
Ac 22:6 E me aconteceu, indo eu [já] de caminho e [já] chegando perto de Damasco, ao redor de meio-dia, de repente, proveniente- de- dentro- do céu, resplandecer- em- volta uma grande luz, ao redor de mim.
Ac 22:7 E eu caí para o chão, e ouvi uma voz dizendo-me: 'Saulo, Saulo, por que Me persegues?'
Ac 22:8 E *eu* respondi: 'Quem és Tu, ó Senhor?' E Ele me disse: '*EU* SOU Jesus, o nazareno, a Quem *tu* persegues.'
Ac 22:9 E aqueles estando juntamente- comigo viram, em verdade, a luz, e se tornaram muito atemorizados; mas a voz não entenderam dAquele [que estava] me falando.
Ac 22:10 Então disse eu: 'Ó Senhor, que [ordenas] que eu faça?' E o Senhor me disse: 'Havendo-te levantado, vai tu para dentro de Damasco, e ali te será dito a respeito de todas as coisas que te tEm sido ordenado fazer.'
Ac 22:11 E, como eu não via (em- consequência- do esplendor daquela luz), [foi] sendo levado pela mão daqueles estando comigo [que] cheguei para dentro de Damasco.
Ac 22:12 E um certo Ananias, um varão dedicado conforme a Lei, sendo [bem] testificado por todos os judeus habitando [ali],
Ac 22:13 Havendo vindo até mim, e havendo-se postado acima, disse-me: 'Ó irmão Saulo, recebe- visão- novamente.' E *eu*, naquela mesma hora, olhei para cima, para ele.
Ac 22:14 E [ele] disse: 'O Deus d[os] nossos pais de antemão designou a ti para conhecer[es] a vontade dEle, e ver[es] Aquele Justo, e ouvir[es a] voz proveniente- de- dentro- da boca dEle.
Ac 22:15 Porque tu serás testemunha dEle diante- de todos os homens, daquilo que tens visto e que ouviste.
Ac 22:16 E agora, por que te demoras? Havendo-te levantado, sê tu submerso e lava- para- longe os teus pecados, havendo [previamente] invocado o nome de o Senhor.'
Ac 22:17 E me aconteceu que, havendo eu voltado para dentro de Jerusalém, e durante o meu [estar] orando no Templo, [então] estar eu em um arrebatamento- de- sentidos,
Ac 22:18 E ver Ele me dizendo: 'Apressa-te e sai em rapidez para- fora- de Jerusalém; porque eles não receberão o teu testemunho concernente a Mim.'
Ac 22:19 E *eu* disse: 'Ó Senhor, eles próprios [bem] sabem que *eu* estava lançando na prisão e açoitando, em todas as sinagogaS, aqueles [que estão] crendo sobre Ti.
Ac 22:20 E quando era derramado- para- fora o sangue de Estêvão, Tua testemunha, também eu estava tendo me postado de pé e consentindo na morte dele, e guardando as capas daqueles [que] o [estavam] matando.'
Ac 22:21 Porém disse Ele para mim: 'Vai, porque*Eu*, para dentro dos gentios [que estão] de longe, te enviarei'."
Ac 22:22 Ora, ouviam-no eles até esta palavra; e [então] levantaram as suas vozes, dizendo: " tira tu para longe da terra um tal [homem], porque não [está] convindo ele viver!"
Ac 22:23 Ora, [em] clamando eles, e lançando- para- fora- de si as [suas] vestes, e pó- da- terra lançando para o ar,
Ac 22:24 Ordenou o comandante- de- milhares ser ele levado para dentro da fortaleza, havendo ordenado debaixo de açoites ser ele investigado- com- torturas, a fim de que ele saiba por que causa assim clamavam contra ele.
Ac 22:25 E, quando eles o estavam amarrando- esticando com as correias, disse Paulo ao centurião tendo se postado [ao lado]: "A um homem, [que é] um romano e [que está] não- julgado- condenado, é lícito a vós outros açoitar?"
Ac 22:26 E, havendo ouvido [isto], o centurião, havendo ido, anunciou [isto] ao comandante- de- milhares, dizendo: "Vê tu o que estás para fazer! Porque, este homem, um romano é."
Ac 22:27 E, havendo vindo, o comandante- de- milhares disse a ele: "Dize-me: *tu* um romano és?" E ele dizia: "Sim."
Ac 22:28 E respondeu o comandante- de- milhares: "*Eu* com uma grande soma comprei esta liberdade- por- cidadania." E Paulo dizia: "Mas *eu*, contudo, tenho sido nascido [livre- cidadão]."
Ac 22:29 Imediatamente, pois, se apartaram para longe dele aqueles estando para o investigar- com- torturas. E até mesmo o comandante- de- milhares temeu, havendo sabido que é um romano, e porque ele estava tendo-o acorrentado.
Ac 22:30 E, no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que é acusado pelos judeus, o soltou para longe das correntes- de- aprisionamento. E ordenou vir[em] os principais dos sacerdotes e todo o Sinédrio deles. E, havendo trazido- para- baixo Paulo, [o] apresentou diante deles.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas