Rm 11

Rm 11:1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o Seu povo? Nunca seja assim! Porque, também *eu*, israelita sou, proveniente- de- dentro- d[a] semente de Abraão, d[a] tribo de Benjamim.
Rm 11:2 Deus não rejeitou o Seu povo, ao qual Ele pré-conheceu. Não tendes [vós] sabido, n[a história de] Elias, o que diz a Escritura, como ele roga a Deus contra Israel, dizendo:
Rm 11:3 "Ó Senhor, aos [Teus] profetas mataram, e aos [Teus] altares derribaram; e *eu* fui deixado sozinho, e buscam a minha vida."?
Rm 11:4 Mas o que lhe diz a resposta divina? "Reservei para Mim mesmo sete mil varões, os quais não dobraram joelho à [imagem de] Baal."
Rm 11:5 Assim, pois, também neste presente tempo, tem havido um remanescente segundo a eleição d[a] graça.
Rm 11:6 Se, porém, [é] mediante graça, [então] já não mais [é] proveniente- de- dentro- d[as] obras: de outra maneira, a graça já não mais é graça. Mas se [é] proveniente- de- dentro- d[as] obras, [então] já não mais [é] graça: de outra maneira a obra já não mais é obra.
Rm 11:7 O que, pois? Aquilo que busca Israel, isto não alcançou; a eleição, porém, alcançou [isto], e os demais foram endurecidos.
Rm 11:8 (Conforme tem sido escrito: "deu-lhes, Deus, um espírito de profundo sono, olhos não para ver, e ouvidos não para ouvir"), até ao dia de hoje.
Rm 11:9 E Davi diz: "Torne-se a mesa deles para laço, e para armadilha, e para isca de armadilha, e para recompensa a eles;
Rm 11:10 Sejam entenebrecidos os olhos deles para não ver[em], e continuamente encurva Tu as costas deles."
Rm 11:11 Digo, pois: Porventura tropeçaram a fim de que caíssem? Nunca seja assim! Mas, através da queda- de- lado deles, [veio] a salvação aos gentios, para a eles incitar para emulação.
Rm 11:12 Se, porém, a queda- de- lado deles [é a] riqueza d[o] mundo, e a diminuição deles [é a] riqueza d[os] gentios, quanto, muito mais, [será] a plenitude deles!
Rm 11:13 Porque a vós outros falo, aos gentios: que, enquanto, em verdade, sou *eu* apóstolo d[os] gentios, torno maior o meu encargo- de- servir,
Rm 11:14 14 [Para ver] se de alguma maneira eu incite à emulação aqueles [que são] da minha carne e eu salve alguns provenientes- de- dentro- deles.
Rm 11:15 Porque, se a rejeição deles [é a] reconciliação d[o] mundo, qual [será] o recebimento [deles], senão [a] vida proveniente- de- entre [os] mortos?
Rm 11:16 E, se as primícias [são] santas, também a massa; e, se a raiz [é] santa, também os ramos [o são].
Rm 11:17 E, se alguns dos ramos foram arrancados- fora, e *tu*, uma oliveira brava sendo, foste enxertado entre eles e foste tornado companheiro- juntamente- participante- da raiz e da riqueza- de- azeite da oliveira,
Rm 11:18 Não te glories contra os ramos. Se, porém, te glorias contra [eles], não és *tu* que à raiz sustentas, mas a raiz a ti.
Rm 11:19 Dirás, pois: "Foram arrancados- fora os ramos, a fim de que fosse *eu* enxertado."
Rm 11:20 [Está] bem! Em razão d[a] incredulidade eles foram arrancados- fora, e *tu*, em razão d[a] fé, tens estado em pé. Não te ensoberbeças, mas teme.
Rm 11:21 Porque se Deus, aos ramos [que são] segundo a natureza, não poupou, [teme tu] que também não te poupe.
Rm 11:22 Contempla- com- percepção, pois, [a] benignidade e- também [a] severidade de Deus. Em verdade, sobre aqueles havendo caído, severidade; sobre ti, porém, benignidade, se permaneceres na benignidade [dEle]; de outra maneira, também *tu* serás cortado fora.
Rm 11:23 E, também *eles*, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para de novo os enxertar.
Rm 11:24 Porque se *tu*, para fora da oliveira que é brava segundo a natureza, foste cortado para- fora, e, contra a natureza, foste enxertado para dentro d[a] boa- oliveira, quanto, muito mais, esses, que [são] segundo a natureza, serão enxertados na oliveira própria deles!
Rm 11:25 Porque não desejo vós desconhecer[des], ó irmãos, este mistério (a fim de que não sejais sábios junto às vossas próprias [presunções]): que [o] endurecimento em parte tem vindo sobre Israel, até a plenitude dos gentios entrar.
Rm 11:26 E, assim, todo [o] Israel será salvo, como tem sido escrito: "Proveniente- de- dentro- de Sião virá o Libertador e desviará [as] impiedades para- longe- de Jacó."
Rm 11:27 E "esta [é] a aliança proveniente de Mim, para com eles, quando Eu houver plenamente- removido os seus pecados."
Rm 11:28 Quanto, em verdade, ao evangelho, [são] inimigos, pelo vosso bem; quanto, porém, à eleição, [são] amados, em razão dos pais.
Rm 11:29 Porque impossíveis- de- arrependimento [são] os dons e o chamamento de Deus.
Rm 11:30 Porque, assim como, também *vós*, em tempos passados, descrestes em Deus, agora, porém, fostes alcançados pel[a] misericórdia, à vista da incredulidade *deles*,
Rm 11:31 Assim também estes, agora, descreram, a fim de que, também *eles*, serem alcançados pela misericórdia, à- vista- da misericórdia a vós outros [demonstrada].
Rm 11:32 Porque Deus juntamente- fechou- circundou a todos para dentro da incredulidade, a fim de, para [com] os todos, usasse de misericórdia.
Rm 11:33 Ó profundidade d[a] riqueza, tanto d[a] sabedoria como d[o] conhecimento de Deus! Quão insondáveis [são] os Seus juízos, e [quão] inescrutáveis os Seus caminhos!
Rm 11:34 Porque quem compreendeu [a] mente de [o] Senhor? Ou quem Seu conselheiro foi?
Rm 11:35 Ou quem primeiramente deu a Ele, e lhe será pago de volta?
Rm 11:36 Porque provenientes- de- dentro- dEle, e por- ação- dEle, e para Ele, [são] todas as coisas. A Ele [seja] a glória para [todos] os séculos. Amém.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas