1Co 2

1Co 2:1 E *eu*, [quando] havendo [eu] ido até vós, ó irmãos, não fui com sublimidade de palavra ou de sabedoria pregando-vos o testemunho de Deus.
1Co 2:2 Porque decidi não ter sabido coisa nenhuma entre vós, exceto a Jesus Cristo, e *Este* tendo sido crucificado.
1Co 2:3 E *eu* em fraqueza, e em temor, e em grande tremor estive convosco.
1Co 2:4 E a minha palavra e a minha pregação não [consistiram] em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em manifestação de [o] Espírito e de poder,
1Co 2:5 A fim de que a vossa fé não esteja dentro de sabedoria de homens, mas n[o] poder de Deus.
1Co 2:6 [A] sabedoria, porém, estamos falando entre os completos- em- desenvolvimento; mas não sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, daqueles sendo aniquilados;
1Co 2:7 Mas estamos falando [a] sabedoria de Deus em um mistério, [a saber,] aquela [sabedoria] tendo sido ocultada, a qual predeterminou Deus antes dos séculos, para [a] nossa glória;
1Co 2:8 A qual nenhum dos príncipes deste mundo tem conhecido (porque, se [a] conheceram, não a o Senhor da glória crucificaraM).
1Co 2:9 Mas, conforme tem sido escrito: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e para dentro d[o] coração d[o] homem não subiram, [são] as que preparou Deus para aqueles [que] O [estão] amando."
1Co 2:10 A nós, porém, Deus revelou [tais coisas] por- ação- de o Seu Espírito; porque o Espírito todas [as] coisas sonda, até mesmo as profundezas de Deus.
1Co 2:11 Porque, qual d[os] homens tem conhecido as coisas do homem, exceto o espírito do [próprio] homem, aquele [que] [está] dentro dele? Assim, também, as coisas de Deus nenhum homem tem sabido, exceto o Espírito de Deus.
1Co 2:12 *Nós*, porém, não o espírito do mundo recebemos, mas o Espírito (Aquele proveniente- de- dentro- de Deus), a fim de que tenhamos conhecido as coisas por Deus gratuitamente concedidas a nós.
1Co 2:13 As quais também estamos falando, não em palavras ensinadas de sabedoria humana, mas n[aquelas] ensinadas pel[o] Espírito Santo, comparando- e- julgando as coisas espirituais com [as] espirituais.
1Co 2:14 [O] homem natural, porém, não aceita as coisas de o Espírito de Deus, porque loucura para ele são; e não pode chegar- ao- conhecimento- d[elas], porque espiritualmente são elas discernidas.
1Co 2:15 O [homem] espiritual, porém, examina- julga, em verdade, todas as coisas; *ele mesmo*, porém, por nenhum homem é examinado- julgado.
1Co 2:16 Pois "Quem conheceu [a] mente de [o] Senhor", o qual instruirá a ele? *Nós*, porém, [a] mente de [o] Cristo temos.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas