1Co 4

1Co 4:1 Desta maneira, que a nós conte um homem como servidores de [o] Cristo e escravos- despenseiros- distribuidores dos mistérios de Deus.
1Co 4:2 Ora, além disso, é requerido nos escravos- despenseiros- distribuidores que fiel cada um [deles] seja achado.
1Co 4:3 Para mim, todavia, a mínima coisa é que por vós eu seja julgado ou por um (qualquer) [tribunal] do homem. Mas também não a mim mesmo julgo eu.
1Co 4:4 Porque de nada em mim mesmo estou sabedor; todavia, não por isso tenho sido declarado justificado, mas Quem me julga é [o] Senhor.
1Co 4:5 Portanto, não antes de tempo coisa nenhuma julgueis, até que venha o Senhor, o Qual tanto trará à luz as coisas ocultas da treva, como manifestará os desígnios dos corações. E, então, louvor virá a cada um, proveniente- de- junto- de Deus.
1Co 4:6 Ora, estas coisas, ó irmãos, apliquei- como- figura a mim mesmo e [a] Apolo, para [o] vosso bem; a fim de que, em nós, aprendais vós a não pensar acima daquilo que tem sido escrito, a fim de que não sejais inchados- de- soberba a favor de um contra o outro.
1Co 4:7 Porque, Quem a ti faz diferir [das outras pessoas]? E que tens tu que não tenhas recebido? E também, se [o] recebeste, por que te vanglorias, como se não o havendo recebido?
1Co 4:8 Já tendo sido saciados estais! Já enriquecestes! À parte de nós reinastes como reis! (E quisera eu que realmente houvésseis reinado, a fim de que também*nós* juntamente convosco reinássemos!)
1Co 4:9 Porque penso que Deus a nós, os apóstolos, pôs por últimos, como [se fôssemos] sentenciados à morte; pois espetáculo- teatral fomos feitos para o mundo, e para [os] anjos, e para [os] homens.
1Co 4:10 *Nós* [somos] loucos por causa de [o] Cristo, e *vós* sois sagazes em o Cristo! *Nós* [somos] fracos, e *vós* fortes! *Vós* [sois] tidos- em- honra, e nós desprezados.
1Co 4:11 Até esta presente hora: estamos sofrendo tanto fome como sede, e estamos nus, e somos esbofeteados, e vagueamos- sem- pousada- certa;
1Co 4:12 E estamos mourejando, trabalhando com nossas próprias mãos. [Enquanto] sendo nós injuriados, estamos bendizendo; [enquanto] sendo nós perseguidos, estamos suportando;
1Co 4:13 [Enquanto] sendo nós blasfemados, estamos rogando. Como [o] lixo deste mundo fomos tornados, [a] escória de todos, até o presente.
1Co 4:14 Não [tão somente] vos envergonhando escrevo estas coisas, mas como a meus filhos amados [amorosamente vos] admoesto.
1Co 4:15 Porque, [mesmo] caso dez mil tutores- instrutores tenhais em [o] Cristo, contudo não muitos pais [teríeis]; porque em Cristo Jesus, através do evangelho, [fui] *eu* [que] vos gerei;
1Co 4:16 Exorto-vos, pois, a que meus seguidores sejais.
1Co 4:17 Por esta causa vos enviei Timóteo (que é meu filho amado, e fiel em [o] Senhor), o qual vos lembrará os meus caminhos, aqueles [caminhos] em [o] Cristo, de acordo como, por toda a parte, em cada assembleia, ensino.
1Co 4:18 Mas, como se não [estando] eu indo a vós, foram inchados- de- soberba alguns
1Co 4:19 Mas em breve irei a vós, se o Senhor quiser, e [então] eu conhecerei, não a palavra daqueles tendo sido inchados- de soberba, mas o poder.
1Co 4:20 Porque não em palavra o reinar de Deus [consiste], mas em poder.
1Co 4:21 Que quereis? Em vara eu ir a vós? Ou [eu ir até vós] em amor e espírito de mansidão?

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas