1Co 10

1Co 10:1 Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, que [os] nossos pais, todos [eles], debaixo da nuvem estavam, e todos [eles] através do Mar passaram.
1Co 10:2 E todos [eles] para dentro de Moisés foram submersos, dentro da nuvem e dentro do mar,
1Co 10:3 E todos [eles] comeram [d]a mesma comida espiritual,
1Co 10:4 E todos [eles] [d]a mesma bebida espiritual beberam, porque bebiam provenientes- de- dentro- d[a] Rocha espiritual [que os estava] seguindo; e a Rocha era o Cristo.
1Co 10:5 Todavia, não com a maior [parte] deles teve prazer Deus, por isso eles ficaram espalhados- prostrados no deserto.
1Co 10:6 Estas coisas, porém, exemplos- tipos- proféticos de nós foram, para não ser[mos] nós cobiçosos d[as coisas] más, como também estes cobiçaram.
1Co 10:7 Não idólatras sejais vós, como alguns deles [o foram], conforme tem sido escrito: " Assentou-se o povo para comer e para beber, e levantou-se para brincar- com- galhofa."
1Co 10:8 Nem forniquemos, como alguns [homens] deles fornicaram e, caíram, em um [só] dia, vinte e três mil [homens].
1Co 10:9 Nem ponhamos à prova o Cristo, como também alguns deles [O] puseram à prova, e sob [ação d]as serpentes fizeram-se perecer.
1Co 10:10 Nem murmureis vós, como também alguns deles murmuraram, e fizeram-se perecer sob [ação d]o destruidor.
1Co 10:11 Ora, todas estas coisas [como] tipos- proféticos lhes sobrevinham, e foram escritas para nossa admoestação, para quem oS finS dos séculoS [já] chegaram.
1Co 10:12 De modo que aquele [homem] supondo ter-se firmado em pé, atentamente- olhe- e- cuide ele, para que não caia.
1Co 10:13 Provação sobre vós não veio, exceto a que é comum- a- [todo-] o- homem. Fiel, porém, [é] Deus, o Qual não vos deixará ser provados acima do que podeis, mas, ao contrário, Ele dará, juntamente- com a provação, também o escape, para poder[des] vós a suportar.
1Co 10:14 Portanto, ó meus amados, fugi para- longe- da idolatria.
1Co 10:15 Como a entendidos falo eu – julgai, *vós mesmos*, o que eu digo:
1Co 10:16 [Porventura] o cálice da bênção, que estamos abençoando, não é a comunhão do sangue de o Cristo? O pão, que estamos partindo, [porventura] não é a comunhão do corpo de o Cristo?
1Co 10:17 Porque nós, [sendo] os muitos, um [só] pão somos, um [só] corpo; porque, todos [nós], de- proveniente- de- dentro- daquele um [só] pão estamos participando.
1Co 10:18 Vede Israel segundo a carne: [porventura] aqueles comendo os sacrifícios não são [companheiros] participantes do altar?
1Co 10:19 O que, pois, digo eu? Que um ídolo alguma [coisa] é? Ou que [aquilo] sacrificado a ídolos alguma [coisa] é?
1Co 10:20 Ao contrário, [digo] que as coisas que sacrificam os gentios, a[os] demônios [as] sacrificam, e não a deus. E não desejo, [a] vós, participantes- em- comunhão com os demônios ser[des].
1Co 10:21 Não podeis [o] cálice de [o] Senhor beber, e [(também) o] cálice d[os] demônios; não podeis d[a] mesa de [o] Senhor participar, e [(também)] d[a] mesa d[os] demônios.
1Co 10:22 Ou estamos provocando ira de ciúme a o Senhor? Mais fortes que Ele somos nós?
1Co 10:23 "Todas as coisas a mim são lícitas?" Ao contrário, nem todas as coisas são proveitosas. "Todas as coisas a mim são lícitas?" Ao contrário, nem todas as coisas edificam.
1Co 10:24 Nenhum homem o seu próprio [proveito] busque [realizar]; e sim, cada um, [aquilo que é para proveito] do outro.
1Co 10:25 De tudo aquilo n[o] açougue sendo vendido, comei, nada perguntando [vós], por causa de a consciência.
1Co 10:26 Porque de o Senhor [é] a terra e [toda] a plenitude dela.
1Co 10:27 Se, porém, algum dos descrentes vos convida, e quereis ir, [então], de tudo aquilo sendo posto diante de vós, comei, nada perguntando [vós], por causa de a consciência.
1Co 10:28 Se, porém, algum homem vos disser: "Isto, sacrificado a um ídolo é," [então] não comais, por causa de aquele [vos] havendo advertido [disso], e [por causa do vosso amor] à consciência; porque de o Senhor [é] a terra, e [toda] a plenitude dela.
1Co 10:29 Consciência, porém, digo eu, não a tua própria, mas a do diferente [homem]. A fim de que, pois, é a minha liberdade julgada sob [a] consciência de outro [homem]?
1Co 10:30 Porque, se *eu*, com expressões de [toda a] gratidão, participo, [então] por que sou eu blasfemado por causa daquilo pelo que expresso *eu* [toda a] gratidão?
1Co 10:31 Se, pois, comeis, ou bebeis, ou qualquer outra coisa fazeis, [então] todas as coisas, para [a] glória de Deus, fazei.
1Co 10:32 Sem escândalo sede vós tanto para [os] judeus, como para [os] gregos, e para [a] assembleia de Deus.
1Co 10:33 Tal como, também *eu*, a todos, em tudo, procuro- agradar, não buscando o meu próprio proveito mas o de os muitos, a fim de que possam eles ser salvos.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas