2Co 1

2Co 1:1 Paulo (um apóstolo de Jesus Cristo por- operação- d[a] vontade de Deus) e Timóteo (o [nosso] irmão), à assembleia de Deus que está em Corinto, juntamente- com todos os santos que estão em toda a Acaia:
2Co 1:2 Graça a vós outros, e paz, provenientes- de- junto- de Deus ([o] nosso Pai) e [de o] Senhor Jesus Cristo.
2Co 1:3 Bendito [seja] Deus, a saber: [o] Pai de o nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai doador- das misericórdias, e o Deus fonte- de toda [a] consolação;
2Co 1:4 Aquele [que] nos [está] consolando acima- de- e- durante toda a nossa aflição, para também poder[mos] nós consolar os que [estiverem] dentro de toda aflição, por meio da consolação com que nós mesmos somos consolados sob Deus.
2Co 1:5 Porque, exatamente- como são- abundantes as aflições de o Cristo para conosco, assim, por- ação- de o Cristo, é também abundante a nossa consolação.
2Co 1:6 Se, porém, somos afligidos, [é] para- benefício- da vossa consolação e salvação, [a qual está] sendo tornada- energicamente- operativa dentro d[o] sofrer[des vós] das mesmas aflições que, também*nós*, estamos padecendo; [ou], se somos consolados, [isto é] para- benefício- da vossa consolação e salvação.
2Co 1:7 E a nossa esperança é firme concernente a vós, tendo [nós] sabido que, exatamente- como participantes sois das aflições, assim [o sereis] também da consolação.
2Co 1:8 Porque não desejamos vós desconhecer[des], ó irmãos, a respeito da nossa aflição, aquela nos havendo sobrevindo na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados além [do nosso] poder, de modo tal a desesperar[mos] até do viver.
2Co 1:9 Mas [já] nós mesmos, dentro de nós mesmos, a sentença de morte temos tido, a fim de que não estejamos tendo- confiado sobre nós mesmos, mas sobre Deus, o Qual [está] ressuscitando os mortos;
2Co 1:10 O Qual para- fora- de tão grande morte [já] nos livrou, e [ainda] livra; em Quem temos confiado que também ainda [nos] livrará,
2Co 1:11 Laborando- juntamente, também vós, a nosso favor, na súplica- intercessória, a fim de que, proveniente- de- dentro- de muitas pessoas, o gracioso- dom [concedido] a nós seja [causa de] expressões de [toda a] gratidão a nosso favor, por meio de muitas [pessoas].
2Co 1:12 Porque o nosso ato- de- gloriar-[nos] é este: o testemunho da nossa consciência, de que, em [liberal-] unicidade- de- coração e sinceridade DE Deus (não em sabedoria carnal, mas dentro d[a] graça de Deus), [é que] tivemos nossa conversação- e- maneira- de- viver dentro do mundo, e, [o] mais abundantemente, para convosco.
2Co 1:13 Porque nenhumas outras [coisas] vos estamos escrevendo, senão as que ledes ou mesmo reconheceis; e espero que mesmo até a[o] fim [as] reconhecereis.
2Co 1:14 Como também [já] nos reconhecestes em parte, que a vossa base- de- regozijar somos nós, como, também *vós*, [sereis] a nossa [base- de- regozijar] no dia de o Senhor Jesus.
2Co 1:15 E, com esta confiança, eu queria até vós ir primeiramente, a fim de que um segundo benefício tivésseis;
2Co 1:16 E, por vossa operação, passar [eu] para dentro da Macedônia, e, outra vez, proveniente- de- junto- d[a] Macedônia ir [eu] até vós, e sob vós ser suprido- e- encaminhado para dentro da Judeia.
2Co 1:17 [Quando] isto, pois, deliberando, porventura de leviandade usei? Ou, o que delibero, segundo a carne o delibero, com- o- propósito- de- que haja junto a mim o sim, sim, e o não, não?
2Co 1:18 Fiel, porém, [é] Deus, [em] que a nossa palavra para convosco não foi sim e não.
2Co 1:19 Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, Aquele entre vós havendo sido proclamado através de nós ([a saber,] através de mim, e de Silvano, e de Timóteo), não se tornou sim e não; mas [o] sim tem se completado dentro dEle.
2Co 1:20 Porque todas quantas promessas de Deus [existem], dentro dEle [são] o sim, e dentro dEle [está] o Amém, para a Deus glória por nós.
2Co 1:21 Aquele, porém, [que] nos [está] confirmando juntamente- convosco para dentro de [o] Cristo, e Aquele nos havendo ungido, [é] Deus,
2Co 1:22 O Qual também [é Aquele] nos havendo selado e [nos] havendo dado o penhor de o Espírito dentro dos nossos corações.
2Co 1:23 Eu, porém, por testemunha invoco a Deus, sobre a minha alma, que [foi] vos poupando [que] ainda não fui para dentro de Corinto;
2Co 1:24 Não que temos domínio sobre a vossa fé, mas [porque] parceiros- de- trabalho somos do vosso gozo; porque, por intermédio da fé, [já] tendes vós sido firmados.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas