2Co 8

2Co 8:1 Além disso, vos fazemos conhecer, ó irmãos, a graça de Deus, aquela tendo sido concedida nas assembleias da Macedônia:
2Co 8:2 Como, em muita provação de aflição, a abundância do gozo deles (e a profunda pobreza deles) abundou para dentro da riqueza da [liberal-] unicidade- de- coração deles.
2Co 8:3 Porque, segundo o poder [deles] ([o que] eu [mesmo] testifico), e ainda acima do poder [deles], [dadivaram] de- [sua]- livre- e- espontânea- vontade,
2Co 8:4 Com muitos rogos implorando-nos para receber[mos] nós a dádiva da graça e o partilhamento deste encargo- de- servir que [é] para com os santos.
2Co 8:5 E não [somente fizeram] assim- como nós esperamos, mas a si mesmos deram primeiramente a o Senhor, e a nós, por- operação- d[a] vontade de Deus.
2Co 8:6 De modo a exortar[mos] nós a Tito, a fim de que, exatamente- como ele começou, assim também completasse para dentro de vós também esta- mesma graça.
2Co 8:7 Mas, assim como em tudo abundais (em fé, e [em] palavra, e [em] conhecimento, e [em] toda a diligência, e no amor proveniente- de- dentro- de vós para conosco), que assim- também, nesta graça, abundeis.
2Co 8:8 Não na forma de mandamento falo, mas [falo] por ocasião da diligência dos outros, e pondo- à- prova a sinceridade do vosso amor.
2Co 8:9 Porque [já] conheceis a graça de o Senhor nosso, Jesus Cristo; porque, por causa de vós outros, Ele Se fez pobre, [embora] rico sendo, a fim de que *vós*, através do empobrecimento *dEle*, fosseis enriquecidos.
2Co 8:10 E [o meu] parecer, neste [ponto], dou: pois isto para vós outros é proveitoso, os quais não somente a praticar mas também a desejar antes começastes, desde [o] ano passado.
2Co 8:11 Agora, porém, também o praticar completai, de modo que, assim como [houve] a prontidão do desejar, assim também [haja] o completá-[lo], proveniente- de- dentro- do [vosso] possuir.
2Co 8:12 Porque, se a prontidão- de- vontade está presente, [então] segundo o que tenha algum homem [ele é] agradavelmente- aceitável, [e] não segundo o que não tem.
2Co 8:13 Porque não [digo isto] a fim de que os outros tenham alívio e vós sobrecarga,
2Co 8:14 Mas [digo isto] proveniente- de- dentro- de igualdade: neste presente tempo, a vossa abundância [seja] para a falta [deles], a fim de que também a abundância deles seja para a vossa falta, de modo que haja igualdade;
2Co 8:15 Como tem sido escrito: "O que muito [colheu] não teve demais; e o que pouco [colheu] não teve falta".
2Co 8:16 Gratidão, porém, [seja expressa] a Deus, o Qual [está] pondo no coração de Tito o mesmo diligente- cuidado por vós;
2Co 8:17 Portanto, em verdade, a exortação ele aceitou; mas, mais diligente sendo ele, de- [sua]- livre- e- espontânea- vontade partiu até vós outros.
2Co 8:18 E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho [está espalhado] através de todas as assembleias.
2Co 8:19 E não somente [isto], mas também, havendo [ele] sido eleito- [em- votação-] por- erguer- de- mãos pelas assembleias, [é] companheiro da nossa viagem, juntamente- com esta graça (que [está] sendo servida por nós, para a glória de o Senhor Ele mesmo, e [testemunho da] vossa prontidão de ânimo);
2Co 8:20 Evitando [nós] isto: para que nenhum homem nos acuse nesta abundância, a qual [está] sendo servida por nós;
2Co 8:21 Providenciando pelo [que é] honesto, não somente debaixo da vista de [o] Senhor, mas também debaixo da vista d[os] homens.
2Co 8:22 E enviamos com eles o [outro] nosso irmão, o qual experimentamos, em muitas coisas [e] muitas vezes, diligente [estar] sendo; e, agora, [é] muito mais diligente ainda, pela muita confiança que [eu tenho] para convosco.
2Co 8:23 Se [perguntam] quanto a Tito, [ele é] meu companheiro e parceiro- de- trabalho para convosco; se- também [perguntam] [quanto aos] nossos irmãos, [eles são] mensageiros- enviados d[as] assembleias [e são] glória de [o] Cristo.
2Co 8:24 Portanto, a prova do vosso amor e do nosso ato- de- gloriar[-nos] em favor de vós, a eles mostrai, e perante a face das assembleias,

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas