Hb 9

Hb 9:1 Portanto, em verdade, tinha também a primeira [aliança] ordenanças de culto- a- Deus e o lugar- santo, terrestre.
Hb 9:2 Porque um Tabernáculo foi preparado, o primeiro (em que [havia] tanto o candelabro, como a mesa, e a proposição dos pães), o qual é chamado de [o] lugar- santo.
Hb 9:3 Depois, porém, do segundo véu, [está o segundo] Tabernáculo, aquele sendo chamado de o [mais] santo d[os] santos [lugares],
Hb 9:4 [O] incensório de ouro tendo, e a arca da aliança (tendo ela sido coberta- ao- redor, por todos os lados, com ouro; dentro da qual [estava o] vaso de ouro contendo o maná, e [estava] a vara de Arão (aquela havendo florescido), e as tábuas da aliança);
Hb 9:5 E acima dela [estavam os] querubins d[a] glória, sombreando o propiciatório; das quais coisas agora não é [tempo de] falar em detalhe.
Hb 9:6 Ora, estas coisas assim tendo sido preparadas, [então,] para o primeiro Tabernáculo, em verdade, [em] todo o tempo entram os sacerdotes, cultos- a- Deus completamente- cumprindo;
Hb 9:7 Mas, para- dentro- do segundo, uma [só] vez a cada ano, sozinho [entra] o sumo sacerdote, não sem sangue, o qual [sangue] ele oferece para- benefício- e- em- lugar- de si mesmo, e [em- lugar-] dos pecados- de- ignorância do povo;
Hb 9:8 A isto dando a entender o Espírito Santo: não ainda ter sido feito manifesto o caminho para o [mais santo] dos santos [lugares, enquanto] ainda o primeiro Tabernáculo tendo posição,
Hb 9:9 O qual [é] uma figura para o tempo tendo estado presente, [e] n[o] qual tanto dádivas como vítimas- sacrificiais são oferecidos, [ambos] não podendo, quanto à consciência, aperfeiçoar aquele [que está] prestando culto,
Hb 9:10 [Postando-se] somente sobre comidas, e bebidas, e várias submersões- [em- água], e [em] ordenanças d[a] carne, até a[o] tempo do endireitamento impondo-[se sobre eles].
Hb 9:11 Mas, [o] Cristo havendo vindo ([o] sumo sacerdote das boas coisas [que estão] vindo), [então,] através do maior e mais perfeito Tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação),
Hb 9:12 E não através do sangue de bodes e bezerros; através, porém, de o Seu próprio sangue, entrou de uma só vez por todas para os santoS [lugareS], uma eterna redenção [para nós] havendo Ele obtido.
Hb 9:13 Porque, se o sangue d[os] touros e bodes (e [as] cinzas de uma novilha aspergindo aqueles [homens] tendo sido contaminados), [os] santifica para [produzir] a pureza da carne,
Hb 9:14 Quanto, muito mais, o sangue de o Cristo (o Qual, através de o Espírito eterno, a Si mesmo ofereceu (sem- manchA- ou- falhA) a Deus) purificará as vossas consciências para- longe- das obras mortas, para prestar[des] culto a o Deus [que está] vivendo?
Hb 9:15 E, em razão disto, d[o] novo testamento [o] Mediador Ele é, de modo que, a morte havendo sobrevindo para redenção das transgressões [que havia] debaixo do primeiro testamento, [então] a promessa recebam (aqueles tendo sido chamados) da eternal herança.
Hb 9:16 (Porque, onde [há] testamento, [a] morte do testador [é] necessária intervir.
Hb 9:17 Porque um testamento [somente] depois que [os testadores estão] mortos [torna-se] imutavelmente-, de- força- e- efeito; uma vez que nunca tem força enquanto vive o testador.)
Hb 9:18 Por isso, nem [mesmo] o primeiro [testamento] tem, sem sangue, sido consagrado- inaugurado.
Hb 9:19 Porque, havendo sido anunciado todo [o] mandamento ([que é] segundo a Lei) sob Moisés, a todo o povo, [e] havendo ele tomado o sangue dos bezerros e d[os] bodes ([juntamente] com água, e lã [da] cor- de- escarlata, e hissopo), [então] tanto a o mesmo (o livro- rolo) como a todo ao povo, aspergiu,
Hb 9:20 Dizendo: "Este [é] o sangue do testamento que, a vós outros, ordenou Deus."
Hb 9:21 Ademais, em semelhante maneira, tanto o Tabernáculo como todos os vasos do prestar- serviço- de- culto, com sangue ele aspergiu.
Hb 9:22 E quase todas as coisas com sangue são purificadas, segundo a Lei; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Hb 9:23 Portanto, [foi] necessário, em verdade, às representações figurativas das coisas [que estão] nos céus, com estes [sacrifícios] ser[em] purificadas; mas as coisas celestiais, elas mesmas, [serem purificadas] com melhores sacrifícios do que estes.
Hb 9:24 Porque não para os santoS [lugareS] feitos por mãos entrou o Cristo ([os quais são] figuras em lugar dos verdadeiros), mas [entrou] para o próprio céu, para agora ser manifesto perante a face de Deus, para nosso benefício;
Hb 9:25 E também não [entrou] a fim de que muitas vezes ofereça (a Si mesmo), como o sumo sacerdote entra para oS santoS [lugares] cada ano (com sangue de outrO);
Hb 9:26 De outra maneira, era necessário Ele muitas vezes padecer desde [a] fundação d[o] mundo. Agora, porém, de uma só vez por todas, sobre [a] consumação dos séculos, para aniquilamento d[o] pecado por intermédio d[o] sacrifício de Si mesmo, Ele tem sido manifestado.
Hb 9:27 E, tanto quanto está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em], e, depois [disso], [vem seu] julgamento,
Hb 9:28 Assim [também] o Cristo, uma- só- vez- por- todas havendo sido oferecido para de muitos [homens] carregar- para- cima [os] pecados [deles], d[a] segunda vez, à parte d[o] pecado [deles], aparecerá àqueles [que] O [estão] aplicadamente- esperando: para salvação.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas