Tg 5

Tg 5:1 Ide vós agora ([vós], os ricos), chorai uivando em razão das vossas misérias, as quais [estão] vindo sobre [vós].
Tg 5:2 A vossa riqueza tem apodrecido, e as vossas vestes comidas- por- traça têm sido tornadas.
Tg 5:3 O vosso ouro e a [vossa] prata têm sido consumidos- de- peçonhenta- corrosão, e a peçonhenta- corrosão deles por testemunho contra vós outros será, e comerá as vossas carneS como fogo. Entesourastes para [os] últimos dias!
Tg 5:4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos (aquele tendo sido fraudulentamente retido desde- junto- de vós), clama; e, os clamores dos que ceifaram, "nos ouvidos de [o] Senhor dos exércitos" têm entrado.
Tg 5:5 Em deleites vivestes sobre a terra, e desenfreadamente buscastes prazer; cevastes os vossos corações, como em um dia de matança;.
Tg 5:6 Condenastes [e] matastes o justo; [e] ele não vos resistiu.
Tg 5:7 Sede de- longa- paciência, pois, ó irmãos, até à vinda de o Senhor. Eis que o lavrador anelantemente- espera o precioso fruto da terra, sendo de longa paciência a respeito daquilo, até que ele receba [a] primeira e [a] última chuva.
Tg 5:8 Sede vós de longa paciência, também *vós*; [e] firmai os vossos corações, porque [já] a vinda de o Senhor tem chegado vizinho.
Tg 5:9 Não murmureis uns contra os outros, ó irmãos, a fim de que não sejais condenados. Eis que, diante das portas, [o] Juiz tem estado.
Tg 5:10 Como exemplo de sofrimento- de- aflições e de paciência, ó irmãos meus, tomai os profetas que falaram em [o] nome de [o] Senhor.
Tg 5:11 Eis que temos por bem-aventurados aqueles [que estão] pacientemente- suportando. Do paciente suportar por Jó ouvistes a respeito, e o fim que [o] Senhor [lhe deu] vistes vós, "porque cheio- de- terna- misericórdia é o Senhor, e [é] compassivo."
Tg 5:12 Acima de tudo, porém, ó irmãos meus, não jureis nem [pelo] céu nem [pela] terra, nem [façais] qualquer outro juramento. Mas seja de vós o sim, sim, e o não, não; a fim de que não, para dentro de condenação, caiais.
Tg 5:13 Está aflito algum homem entre vós? Ore ele. Está alegre algum homem? Harpeje- louvores.
Tg 5:14 Está [completamente] sem forças algum homem entre vós? Chame ele os presbíteros da [sua] assembleia e ( havendo-o untado com azeite) orem sobre ele em [o] nome de o Senhor.
Tg 5:15 E a oração da fé salvará o exaurido- e- acamado, e o levantará o Senhor. E, caso pecados tendo ele- cometido, [isto] lhe será perdoado.
Tg 5:16 Estai vós confessando uns aos outros as [vossas] falhas, e estai vós orando cada um em prol de os outros, para que sejais sarados. Largamente prevalece [a] intensa e eficaz súplica de um [homem-] justo.
Tg 5:17 Elias um homem era sujeito- às- mesmas- limitações- e- dores- de- sofrimentos que nós, e com oração orou para não chover, e não choveu sobre a terra [durante] três anos e seis meses;
Tg 5:18 E outra vez orou, e o céu deu chuva e a terra fez brotar o fruto dela.
Tg 5:19 Ó irmãos, se algum homem de entre vós for enganado- feito- extraviar para- longe- da verdade, e algum homem o fizer virar em direção de volta,
Tg 5:20 Saiba ele que aquele havendo feito virar em direção de volta a um pecador, para- fora- d[o] desvio d[o] seu caminho, salvará uma alma para- fora- da morte, e cobrirá uma multidão de pecados.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas