1Jo 2

1Jo 2:1 Ó filhinhos meus, estas [coisas] vos escrevo a fim de que não pequeis. E, se algum homem pecar, um Advogado temos para com o Pai: Jesus Cristo, [o] justo.
1Jo 2:2 E *Ele próprio* [a] propiciação é concernente aos nossos pecados, e não somente concernente aos nossos mas também concernente aos do inteiro mundo.
1Jo 2:3 E nisto sabemos que O temos conhecido: caso aos Seus mandamentos preservemos- e- obedeçamos.
1Jo 2:4 Aquele [que está] dizendo: "Eu O tenho conhecido", e [que] aos Seus mandamentos não [está] preservando- e- obedecendo, mentiroso é, e dentro dele a Verdade não está.
1Jo 2:5 Todo- e- qualquer- homem, porém, que preserve- e- obedeça à Sua Palavra, verdadeiramente nele o amor de Deus tem sido aperfeiçoado. Nisto estamos conhecendo que nEle nós estamos.
1Jo 2:6 Aquele [que está] dizendo nEle habitar deve, do- mesmo- modo- como *Ele* andou, também ele mesmo andar.
1Jo 2:7 Ó irmãos, não um mandamento novo vos escrevo, mas um mandamento antigo, que tínheis desde [o] princípio. Este mandamento antigo é a Palavra que ouvistes desde [o] princípio.
1Jo 2:8 Por outro lado, um mandamento novo vos escrevo, que é verdadeiro nEle e em vós, porque a treva está se dissipando e a verdadeira luz já ilumina:
1Jo 2:9 Aquele [que está] dizendo em a Luz estar, e ao seu irmão [está] odiando, [ainda] na treva está até agora;
1Jo 2:10 Aquele [que está] amando ao seu irmão, em a Luz habita, e isca de armadilha nele não há;
1Jo 2:11 Aquele, porém, [que está] odiando ao seu irmão, na treva está, e na treva anda, e não tem sabido para onde vai; porque a treva cegou os seus olhos.
1Jo 2:12 Eu vos escrevo, ó filhinhos, porque vos têm sido perdoados os [vossos] pecados, em razão de o nome dEle.
1Jo 2:13 Eu vos escrevo, ó pais, porque tendes conhecido Aquele que [é] desde [o] princípio. Eu vos escrevo, ó homens jovens, porque tendes vencido o Maligno. Eu vos escrevo, ó filhos, porque tendes conhecido o Pai.
1Jo 2:14 Eu vos escrevi, ó pais, porque [já] tendes conhecido Aquele que [é] desde [o] princípio. Eu vos escrevi, ó homens jovens, porque fortes sois, e a Palavra de Deus em vós habita, e [já] tendes vencido o Maligno.
1Jo 2:15 Não ameis o mundo, nem aS coisaS [que há] no mundo. Caso algum homem ame o mundo, não está o amor de o Pai nele,
1Jo 2:16 Porque tudo o que [há] no mundo (a concupiscência da carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida) não é de o Pai, mas do mundo é.
1Jo 2:17 E o mundo passa, e a sua concupiscência. Aquele [homem], porém, [que está] fazendo a vontade de Deus permanece para o sempre.
1Jo 2:18 Ó filhinhos, [a] última hora [já] é. E, assim- como ouvistes que O Anticristo vem, também agora muitos anticristos [já] têm surgido, por onde sabemos que [a] última hora [já] é.
1Jo 2:19 Para fora do nosso [meio] eles saíram, mas não eram de nossa [origem- natureza]. Porque, se eram da nossa [origem- natureza], tinham permanecido conosco; mas [isto é] a fim de que eles fossem manifestos, que não são todos provenientes- de- dentro- de nós.
1Jo 2:20 E *vós* [a] unção tendes proveniente- de- junto- do Santo, e tendes conhecido todas as coisas;
1Jo 2:21 Não vos escrevi porque não tendes conhecido a Verdade, mas porque A tendes conhecido, e porque toda mentira proveniente- de- dentro- de a Verdade não é.
1Jo 2:22 Quem é o mentiroso, senão aquele [varão que está] negando que Jesus é o Cristo? *Tal* [negador] é O Anticristo: aquele [que está] falando em negação a o Pai e a o Filho;
1Jo 2:23 Todo aquele que [está] falando em negação a o Filho também não tem ao Pai; [mas,] aquele [que está] confessando o Filho, também ao Pai tem.
1Jo 2:24 *Vós*, pois: aquilo que ouvistes desde [o] princípio, em vós permaneça. Se em vós permanecer aquilo que desde [o] princípio ouvistes, também *vós* em o Filho e em o Pai permanecereis.
1Jo 2:25 E esta é a promessa que *Ele* nos prometeu: a vida eterna.
1Jo 2:26 Estas [coisas] vos escrevi a respeito daqueles [que] vos [estão] enganando- fazendo- extraviar.
1Jo 2:27 E, *vós próprios*, a unção que recebestes proveniente- de- junto- dEle em vós habita, e não tendes necessidade de que algum homem vos ensine. Mas, como a mesma unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e verdadeira é, e não é mentira, e assim- como ela vos ensinou, [assim] permanecereis nEle.
1Jo 2:28 E agora, ó filhinhos, permanecei nEle; a fim de que, quando Ele for manifesto, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados para- longe- dEle, na Sua vinda;
1Jo 2:29 Se tiverdes sabido que justo Ele é, sabeis que todo aquele [que está] praticando a justiça, proveniente- de- dentro- dEle tem sido nascido.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas