1Jo 3

1Jo 3:1 Vede que- tipo- de amor nos tem concedido o Pai: que de [os] filhos de Deus fôssemos chamados. Por causa disso o mundo não nos conhece: porque não conheceu a Ele.
1Jo 3:2 Ó amados, agora filhos de Deus somos, e ainda não foi feito manifesto o que seremos. Mas temos sabido que, quando Ele for feito manifesto, [então] semelhantes a Ele seremos; porque O veremos assim- como Ele é;
1Jo 3:3 E todo aquelE que [está] tendo esta esperança sobre Ele, purifica a si mesmo, assim- como *Ele* puro é.
1Jo 3:4 Todo aquele que [está] cometendo o pecado também a transgressão- da- lei comete; e o pecado é a transgressão- da- lei.
1Jo 3:5 E [bem] tendes sabido que *Ele* foi manifesto a fim de que os nossos pecados levantasse- e- levasse; e pecado nEle não há.
1Jo 3:6 Todo aquele que nEle [está] habitando não está- pecando; todo aquele [que está] pecando não tem visto a Ele, nem tem conhecido a Ele.
1Jo 3:7 Ó filhinhos, ninguém vos engane- faça- extraviar. Aquele [que está] praticando a justiça, justo é, assim- como *Ele*, justo é.
1Jo 3:8 Aquele [que está] praticando o pecado, proveniente- de- dentro- do Diabo é (porque desde o princípio o Diabo peca. Para isto foi feito manifesto o Filho de Deus: a fim de que desfizesse as obras do Diabo).
1Jo 3:9 Todo aquelE tendo sido nascido proveniente- de- dentro- de Deus, pecado não está- praticando, porque [a] semente dEle nele permanece, e não pode- estar- pecando, porque proveniente- de- dentro- de Deus tem sido nascido.
1Jo 3:10 Nisto, manifestos são os filhos de Deus e os filhos do Diabo: todo aquele [que] não [está] praticando a justiça não é de Deus, e [não o é] aquele [que] não [está] amando o seu irmão.
1Jo 3:11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde [o] princípio: que nos amemos cada um a os outros,
1Jo 3:12 Não como Caim: proveniente- de- dentro- do Maligno ele era, e matou o seu irmão. E por que causa matou a ele? Porque as suas próprias obras más eram, e as do seu irmão justas [eram].
1Jo 3:13 Não vos espanteis, ó irmãos meus, se vos odeia o mundo.
1Jo 3:14 *Nós* temos sabido que temos passado provenientes- de- dentro- da morte para dentro da vida, porque estamos amando os irmãos. Aquele [que] não [está] amando o [seu] irmão permanece na morte.
1Jo 3:15 Todo aquele [que está] odiando o seu irmão homicida é; ora, vós tendes sabido que todo homicida não tem [a] vida eterna nele habitando.
1Jo 3:16 Nisto temos conhecido o Amor [de Deus]: que, *Ele*, para- benefício- e- em- lugar- de nós, a Sua vida deu, e nós devemos dar as [nossas] vidas para- benefício- e- em- lugar- dos irmãos.
1Jo 3:17 Todo- e- qualquer- homem, porém, que tenha os bens do mundo e contemple o seu irmão necessidade tendo, e fechar as suas entranhas [de compaixão] para- longe- dele, como o amor de Deus habita nele?
1Jo 3:18 Ó filhinhos meus, não amemos em palavra nem em língua, mas [também] em obra e em [a] verdade!
1Jo 3:19 E nisto sabemos que provenientes- de- dentro- de a Verdade somos, e diante dEle asseguraremos os nossos corações.
1Jo 3:20 Porque, caso [nos] condene o nosso coração, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
1Jo 3:21 Ó amados, caso o nosso coração não nos condene, [então] confiança temos para com Deus,
1Jo 3:22 E toda- e- qualquer- coisa que [Lhe] peçamos, [a] estamos recebendo proveniente- de- ao- lado- dEle, porque aos Seus mandamentos estamos preservando- e- obedecendo, e aquelas coisas agradáveis à Sua vista fazemos.
1Jo 3:23 E este é o mandamento dEle: que creiamos em o nome de o Seu Filho Jesus Cristo, e [nos] amemos cada um a os outros, assim- como Ele nos deu mandamento.
1Jo 3:24 E aquele [que está] preservando- e- obedecendo aos Seus mandamentos nEle habita, e Ele [habita] nele. E nisto estamos conhecendo que Ele habita em nós: proveniente- de- dentro- de o Espírito que Ele nos deu.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas