Jz 11

Jz 11:1 [Era] então Jefté, o gileadita, um poderoso homem de valor, porém filho de uma mulher prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.
Jz 11:2 Também a esposa de Gileade lhe deu à luz filhos, e, sendo os filhos desta esposa já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque [és] filho de uma mulher estrangeira.
Jz 11:3 Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e ali homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.
Jz 11:4 E aconteceu que, depois de [algum] tempo, os filhos de Amom pelejaram contra Israel.
Jz 11:5 E [sucedeu que], como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar a Jefté da terra de Tobe.
Jz 11:6 E disseram a Jefté: Vem, e [sê] o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom.
Jz 11:7 Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: [Porventura] não me odiastes, e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim, quando [estais] em aperto?
Jz 11:8 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso tornamos a ti agora, para que venhas conosco, e combatas contra os filhos de Amom; e nos sejas por chefe sobre todos os habitantes de Gileade.
Jz 11:9 Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me levardes [de volta] para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der diante de mim, então eu vos [serei] por chefe?
Jz 11:10 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós, se não o fizermos conforme a tua palavra.
Jz 11:11 Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por chefe e príncipe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras diante do SENHOR em Mizpá.
Jz 11:12 E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contra a minha terra?
Jz 11:13 E respondeu o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté: [É] porque, saindo Israel do Egito, tomou a minha terra, desde Arnom até Jaboque, e [ainda] até ao Jordão: Restituí-ma, agora, pacificamente.
Jz 11:14 Porém Jefté prosseguiu ainda em enviar mensageiros ao rei dos filhos de Amom,
Jz 11:15 Dizendo-lhe: Assim diz Jefté: Israel não tomou, nem a terra dos moabitas, nem a terra dos filhos de Amom.
Jz 11:16 Porque, subindo Israel do Egito, andou através do deserto até ao Mar Vermelho, e chegou até Cades.
Jz 11:17 Então Israel enviou mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo: Rogo-te que me deixes passar através da tua terra. Porém o rei dos edomitas não [lhe deu] ouvidos; [Israel] enviou também ao rei dos moabitas, o qual igualmente não consentiu; e [assim] Israel permaneceu em Cades.
Jz 11:18 Depois andou através do deserto e rodeou a terra dos edomitas e a terra dos moabitas, e veio do nascente do sol à terra dos moabitas, e acampou-se além de Armom; porém não entrou nos limites dos moabitas, porque Arnom [é] limite dos moabitas.
Jz 11:19 Mas Israel enviou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, rei de Hesbom; e disse-lhe Israel: Deixa-nos, peço-te, passar através da tua terra até ao meu lugar.
Jz 11:20 Porém Siom não confiou em Israel para este passar através dos seus limites; antes Siom ajuntou todo o seu povo, e se acamparam em Jasa, e combateu contra Israel.
Jz 11:21 E o SENHOR Deus de Israel entregou Siom, com todo o seu povo, na mão de Israel, que os feriu; assim Israel tomou por herança toda a terra dos amorreus que habitavam naquela região.
Jz 11:22 E por herança tomaram todos os limites dos amorreus, desde Arnom até Jaboque, e desde o deserto até ao Jordão.
Jz 11:23 Assim o SENHOR Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do Seu povo de Israel; e os possuirias tu?
Jz 11:24 Não possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti? Assim possuiremos nós todos quantos o SENHOR nosso Deus desapossar de diante de nós.
Jz 11:25 Agora, pois, [és] tu ainda melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas? [Porventura] contendeu ele em algum tempo contra Israel, [ou] pelejou alguma vez contra ele?
Jz 11:26 Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom e nas suas vilas, e em Aroer e nas suas vilas, em todas as cidades que [estão] ao longo dos limites de Arnom, por que o não recuperastes dentro daquele tempo?
Jz 11:27 Não sou eu, portanto, quem pecou contra ti! Porém tu me fazes mal para pelejar contra mim; o SENHOR, que [é] o Juiz, julgue hoje entre os filhos de Israel e entre os filhos de Amom.
Jz 11:28 Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras que Jefté lhe enviou.
Jz 11:29 Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou [até] aos filhos de Amom.
Jz 11:30 E Jefté votou um voto ao SENHOR, e disse: Se totalmente entregares os filhos de Amom na minha mão,
Jz 11:31 Então quem quer que, saindo da porta de minha casa, [primeiro] sair com- o- propósito- de encontrar-me quando eu tiver voltado em paz dos filhos de Amom, ele [será] propriedade do SENHOR; e eu oferecerei por ele um holocausto [ao SENHOR].
Jz 11:32 Assim Jefté passou até aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os entregou na mão dele.
Jz 11:33 E ele os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até [chegar] a Abel-Queramim [«Prado das Videiras»]; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
Jz 11:34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha saiu a encontrá-lo com adufes e com flautas volteantes; e [era] ela a única filha; [além dela,] não tinha ele outro filho nem filha.
Jz 11:35 E aconteceu que, quando ele a viu, rasgou as vestes dele, e disse: Ah! filha minha, muito me abates-te, e [estás] entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao SENHOR, e não posso voltar atrás.
Jz 11:36 E ela lhe disse: Meu pai, tu abriste a tua boca ao SENHOR, faze de mim conforme o que saiu da tua boca; pois o SENHOR por ti executou vingança contra os teus inimigos, os filhos de Amom.
Jz 11:37 Disse mais ela a seu pai: Seja esta coisa feita a mim: Desiste de mim por dois meses, para que eu suba e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
Jz 11:38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
Jz 11:39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que ele tinha votado; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
Jz 11:40 [Que] as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar a filha de Jefté, o gileadita, por quatro dias no ano.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas