Mt 6

Mt 6:1 Guardai-vos para a vossa esmola não fazer[des] diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles. E, se não, galardão não tendes ao lado do vosso Pai, Aquele [que está] nos céuS.
Mt 6:2 Quando, pois, deres esmola, não faças- soar- trombeta diante de ti, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas, para que tenham glória [dada] pelos homens. Em verdade vos digo: [já] completamente- têm o galardão deles!
Mt 6:3 Tu, porém, [em] dando [tu] esmola, não saiba a tua [mão] esquerda o que faz a tua [mão] direita;
Mt 6:4 Para que seja a tua esmola [dada] em secreto; e o teu Pai (Aquele [que está] vendo em secreto), Ele mesmo te recompensará publicamente.
Mt 6:5 E, quando orares, não serás como os hipócritas; pois eles amam, nas sinagogas e nas esquinas das ruas largas tendo se postado- de- pé, orar de modo a serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que [já] completamente- têm o galardão deles!
Mt 6:6 *Tu*, porém, quando orares, entra tu para o teu aposento e, havendo fechado a tua porta, ora tu a[o] teu Pai que [está] em secreto; e o teu Pai (Aquele [que está] vendo dentro do secreto) te recompensará publicamente.
Mt 6:7 [Em] orando [vós], porém, não useis de vãs repetições, como os gentios (porque pensam que, pelo muito falar deles, serão ouvidos).
Mt 6:8 Não vos façais, pois, semelhantes a eles; porque sabe o vosso Pai de quais coisas tendes necessidade, antes de vós [as] pedir[des] a Ele.
Mt 6:9 Assim, pois, orai *vós* semelhantemente a isto: 'Ó Pai nosso, Que nos céuS [estás], santificado seja o Teu nome;
Mt 6:10 Venha o Teu reinar; seja feita a Tua vontade: conforme dentro do céU, [assim] também sobre a terra;
Mt 6:11 O pão nosso, o necessário- de- cada dia, nos dá hoje;
Mt 6:12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também estamos perdoando aos nossos devedores;
Mt 6:13 E não nos conduzas para dentro de prova, mas livra-nos para longe do mal; porque Teu é o reinar, e o poder, e a glória, para todos [os] séculos. Amém.'
Mt 6:14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas também vos perdoará o vosso Pai, o celestial;
Mt 6:15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, o vosso Pai também não [vos] perdoará as vossas ofensas.
Mt 6:16 Ademais, quando jejuardes, não sejais como os hipócritas, de aparência abatida; porque tornam- desagradável- de- se- contemplar- a- aparência- dos seus rostos de modo a serem percebidos pelos homens, [que eles estão] jejuando. Em verdade vos digo que [já] completamente- têm o galardão deles!
Mt 6:17 *Tu*, porém, [quando] jejuando, unta, tu, a tua cabeça [com perfume], e ao teu rosto lava,
Mt 6:18 Para que tu não sejas percebido pelos homens ([que tu estás] jejuando), mas pelo teu Pai, o Qual [está] em secreto; e o teu Pai, Aquele [que está] vendo em secreto, te recompensará publicamente.
Mt 6:19 Não entesoureis para vós mesmos tesouros sobre a terra, onde [a] traça e [a] ferrugem [tudo] destroem, e onde [os] furtadores escavam- através[- das- paredes] e furtam;
Mt 6:20 Mas entesourai para vós mesmos tesouros dentro d[o] céu, onde nem [a] traça nem [a] ferrugem consomem, e onde [os] furtadores não escavam- através[- das- paredes], nem furtam.
Mt 6:21 Porque onde está o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Mt 6:22 A candeia do corpo é o olhO; se, pois, o teu olho é bom, todo o teu corpo será cheio de luz;
Mt 6:23 Se, porém, o teu olho é mau, todo o teu corpo será cheio de treva. Se, pois, a luz que em ti [há] é treva, quão grande tal treva [é]!
Mt 6:24 Nenhum homem pode a dois senhores servir; porque ou a um odiará e ao outro amará, ou a um se dedicará e ao outro desprezará. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mt 6:25 Por causa disso vos digo: Não ansieis vós com cuidados quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. [Porventura] não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo [mais] do que a roupa- exterior?
Mt 6:26 Olhai para as aves do ar, que elas não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam para dentro de celeiros; contudo, o vosso Pai, Aquele [que é] celestial, as alimenta. [Porventura] não tendes *vós* muito mais valor do que elas?
Mt 6:27 E qual [homem] proveniente- de- entre vós, [porque está] ansiando com cuidados, pode acrescentar um [só] côvado à sua estatura?
Mt 6:28 E, quanto à roupa- exterior, por que ansiais vós com cuidados? Considerai os lírios do campo, como eles crescem: não laboram- penosamente, nem fiam;
Mt 6:29 Digo-vos, porém, que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, foi vestido como um deles.
Mt 6:30 E se, à erva do campo (que hoje existe e amanhã para dentro d[o] forno é lançada) Deus assim veste, não [vestirá] muito mais a vós outros, ó [vós] de pequena fé?
Mt 6:31 Que não, pois, ansieis vós com cuidados, dizendo: 'Que comeremos?' ou 'Que beberemos?' ou 'Com que nos vestiremos?'
Mt 6:32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram.) Porque [bem] sabe o vosso Pai, Aquele [que é] celestial, que necessitais destas coisas todas;
Mt 6:33 Buscai, porém, primeiramente, o reinar de Deus, e a retidão dEle; e estas coisas todas vos serão acrescentadas.
Mt 6:34 Que não, pois, ansieis vós com cuidados pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã ansiará com cuidados pelas suas próprias coisas. Bastante ao [cada] dia [é] o seu próprio mal.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas