Mt 13

Mt 13:1 Ora, naquele [mesmo] dia, havendo Jesus saído proveniente- de- junto- da casa, estava assentado ao lado do mar;
Mt 13:2 E ajuntaram-se a Ele grandes multidões, de forma que Ele, para [um] barco havendo entrado, [ali] Se assentou; e toda a multidão- de- homens [já] tinhA se postado de pé ao longo da praia.
Mt 13:3 E Ele lheS falou muitas coisas em parábolas, dizendo: " Eis que saiu o semeador a semear.
Mt 13:4 E, no seu semear, em verdade parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves, e as devoraram;
Mt 13:5 E outra [parte] caiu sobre locais pedregosos, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, por não ter profundidade de terra;
Mt 13:6 [Em] [o] sol, porém, havendo-se erguido, elA foi queimada e, por não ter raiz, foi murchada- secadA;
Mt 13:7 E [parte de] outraS caiU entre os espinhos, e cresceram os espinhos e aS sufocaram;
Mt 13:8 [Parte de] outraS, porém, caiU sobre a terra, a boa, e davA fruto: uma [semente], em verdade, a cem; outra, a sessenta; [e] outra, a trinta;
Mt 13:9 Aquele [que está] tendo ouvidos para ouvir, ouça."
Mt 13:10 E, havendo os [Seus] discípulos vindo [a Ele], Lhe disseram: "Por que em parábolas lhes falas?"
Mt 13:11 Ele, porém, havendo respondido, lhes disse: "Porque a vós outros tem sido dado conhecer os mistérios do reinar dos céuS; a eles, porém, [isto] não tem sido dado.
Mt 13:12 Porque a quem quer que tem, lhe será dado, e terá em abundância; a quem quer, porém, que não tem, até mesmo aquilo que ele tem será tirado proveniente- de- junto- dele.
Mt 13:13 Por causa disso, em parábolas lhes falo: porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
Mt 13:14 E é cumprida sobre eles a profecia de Isaías, aquela dizendo: 'De ouvido ouvireis, mas que de maneira nenhuma entendais; e, vendo, vereis, mas que de maneira nenhuma percebais;'
Mt 13:15 Porquanto foi engrossado de gordura o coração deste povo, e com os ouvidos ouviram como- [se- fosse- uma- insuportável]- carga, e propositadamente- fecharam os seus olhos: para que nunca vejam com os [seus] olhos, nem com os [seus] ouvidos ouçam, nem com o coração [deles] entendam, e se convertam, e Eu os cure'.
Mt 13:16 De vós, porém, bem-aventurados [são] os olhos, porque veem; e os vossos ouvidos (, [porque] ouvem.
Mt 13:17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos intensamente- desejaram ver o que vós vedes, e não [o] viram; e ouvir o que vós ouvis, e não [o] ouviram.
Mt 13:18 *Vós*, pois, dai vós ouvidos à parábola do semeador:
Mt 13:19 Todo aquele [que está] ouvindo a Palavra do reinar, e não [a] entendendo, vem o Maligno, e arrebata- para- longe aquilo tendo sido semeado no seu coração; este é aquele havendo recebido- semeação à beira do caminho;
Mt 13:20 Aquele, porém, sobre locais pedregosos havendo recebido- semeação, este é aquele [que] à Palavra [está] dando ouvidos, e logo, com alegria, a [está] recebendo,
Mt 13:21 Não tem ele, porém, raiz em si próprio, mas de pouca duração é; havendo, porém, chegado a angústia e a perseguição por causa de a Palavra, logo ele é escandalizado;
Mt 13:22 E aquele entre os espinhos havendo recebido- semeação, este é aquele [que] à Palavra [está] dando ouvidos, mas os cuidados deste mundo, e a sedução da riqueza, sufocam a Palavra, e improdutiva ela se torna;
Mt 13:23 Aquele, porém, sobre a boa terra havendo recebido- semeação, este é o [que] à Palavra [está] dando ouvidos e compreendendo; e, em verdade, dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, [e] outro trinta."
Mt 13:24 Outra parábola pôs Ele diante deles, dizendo: " O reinar dos céuS foi tornado semelhante a um homem havendo semeado [a] boa semente no seu campo; "[σπείραντι" é aoristo do particípio!]
Mt 13:25 Durante, porém, o dormir dos homens, veio [o] inimigo dele, e semeou joioS n[o] meio do trigO, e retirou-se;
Mt 13:26 E, quando brotou a folha da gramínea e fruto produziu, então apareceU também os joioS;
Mt 13:27 E, havendo os escravos do senhor- da- casa vindo, lhe disseram: 'Ó senhor, não semeaste tu boa semente no teu campo? De onde, pois, tem ele os joioS?'
Mt 13:28 E Ele lhes disse: 'Um inimigo, um homem, [é quem] fez isso.' E os escravos Lhe disseram: 'Queres, pois, [que], havendo [nós] ido, oS arranquemos?'
Mt 13:29 Ele, porém, [lhes] disse: 'Não! Para que, coletando oS joioS, não arranqueis [também] o trigO para- longe- pela- raiz, simultaneamente- [e-] juntamente com eles.
Mt 13:30 Deixai crescer ambos juntos, até à ceifa; e, na ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: 'Coletai primeiramente os joioS e atai-os para dentro de molhos, para completamente- queimá-los; o trigO, porém, ajuntai-[o] para dentro do Meu celeiro'."
Mt 13:31 Outra parábola Ele lhes propôs, dizendo: " Semelhante é o reinar dos céuS a[o] grão de mostarda que, havendo um homem tomado, semeou dentro do seu campo;
Mt 13:32 O qual menor, em verdade, é que todas as sementes; quando, porém, for crescido, maior que as hortaliças é, e se faz uma árvore, de modo a vir[em] as aves do ar para fixar moradia nos seus ramos."
Mt 13:33 Outra parábola lhes disse Ele: "Semelhante é o reinar dos céuS a[o] fermento que, havendo[-o] uma mulher tomado, escondeu em três medidas de farinha, até que foi levedada toda [a farinha]."
Mt 13:34 Tudo isto disse Jesus em parábolas às multidões, e sem uma parábola nada lhes falava;
Mt 13:35 Para que fosse cumprido aquilo havendo sido dito através do profeta, dizendo: "Abrirei em parábolas a Minha boca; falarei coisas tendo sido ocultadas desde [a] fundação do mundo".
Mt 13:36 Então, havendo Jesus despedido as multidões, foi para dentro d[a] casa. E chegaram a Ele os Seus discípulos, dizendo: "Explica-nos a parábola dos joioS do campo."
Mt 13:37 E Ele, havendo respondido, lhes disse: "Aquele [que está] semeando a boa semente é o Filho do homem;
Mt 13:38 E o campo é o mundo; e a boa semente, estes são os filhos do reinar; e os joioS sãO os filhos do Maligno;
Mt 13:39 E o inimigo, que oS semeou, é o Diabo; e a ceifa é [o] fim do mundo; e os ceifeiros são [os] anjos.
Mt 13:40 Tal como, pois, É coletado os joioS e, em fogo, completamente- queimado, assim será na consumação deste mundo:
Mt 13:41 Enviará o Filho do homem os Seus anjos, e eles coletarão para- fora- do Seu reinar todas as iscas de armadilha e aqueles [que estão] praticando o desprezo- às- leis,
Mt 13:42 E os lançarão para dentro da fornalha de fogo; ali haverá o pranto e o ranger dos dentes.
Mt 13:43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reinar de o Pai deles. Aquele [que está] tendo ouvidos para ouvir, ouça.
Mt 13:44 Novamente, semelhante é o reinar dos céuS a um tesouro tendo sido escondido no campo, o qual, havendo-[o] um homem achado, escondeu e, por causa da [sua] exultação [por causa] dele, vai, tudo quanto tem vende, e compra aquele campo.
Mt 13:45 Novamente, semelhante é o reinar dos céuS a[o] homem negociante [que está] buscando boas pérolas;
Mt 13:46 O qual, havendo encontrado uma [só] pérola de grande valor, [então], havendo ido, tem vendido tudo quanto tinha, e a comprou.
Mt 13:47 Novamente, semelhante é o reinar dos céuS a uma rede de arrasto havendo sido lançada para dentro do mar e, de toda a qualidade [de peixes], havendo recolhido- juntamente;
Mt 13:48 A qual, quando foi cheia, havendo-[a] eles puxado para cima, sobre a praia, e havendo eles se assentado, recolheram- juntamente os [peixes] bons para dentro dos cestos, mas, [quanto a]os maus- inúteis, para fora os lançaram.
Mt 13:49 Assim será na completação do mundo: sairão os anjos, e separarão os maus para fora de entre os justos,
Mt 13:50 E os lançarão para dentro da fornalha do fogo; ali haverá o pranto e o ranger dos dentes."
Mt 13:51 Diz-lhes Jesus: "Entendestes estas coisas todas?" Eles Lhe disseram: "Sim, ó Senhor."
Mt 13:52 E Ele lhes disse: "Por causa disso, todo o escriba, havendo sido ensinado- e- feito- discípulo a respeito do reinar dos céuS, semelhante é a um homem, um senhor- de- casa, que faz vir, provenientes- de- dentro- do seu tesouro, [coisas] novas e [coisas] velhas."
Mt 13:53 E aconteceu, quando concluiu Jesus estas parábolas, que Ele Se retirou dali.
Mt 13:54 E, havendo Ele chegado para dentro da Sua [própria] cidade- paterna, os ensinava na sinagoga deles, de forma que se maravilhavam eles, e diziam: "De onde [veio] a Este [Varão] esta sabedoria, e estas obras- de- poder?
Mt 13:55 Não é Este o filho do carpinteiro? [E] não [é] a Sua mãe chamada de Maria, e [os] Seus irmãos de Jacobo, e de José, e de Simão, e de Judas?
Mt 13:56 E, as Suas irmãs, não estão todas [elas] entre nós? De onde, pois, a Este [Varão vieram] todas essas coisas?"
Mt 13:57 E escandalizavam-se nEle. Jesus, porém, lhes disse: "Não está um profeta sem [receber] honra, a não ser na sua [própria] cidade- paterna e na sua [própria] casa- família."
Mt 13:58 E não fez ali muitas obras- de- poder, por causa da incredulidade deles.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas