Mt 22

Mt 22:1 E, havendo respondido, Jesus novamente lhes falou em parábolas, dizendo:
Mt 22:2 "Foi assemelhado o reinar dos céuS a um homem, um rei, que fez uma festa de casamento para o seu filho;
Mt 22:3 E enviou os seus escravos a chamar aqueles tendo sido convidados para dentro da festa de casamento, e [estes] não queriam vir.
Mt 22:4 De novo, enviou ele outros escravos, [lhes] dizendo: 'Dizei àqueles tendo sido convidados: Eis que o meu jantar [já] preparei, os meus bois e os meus cevados já tendo sido mortos e todas as coisas já [estando] prontas: vinde para dentro da festa de casamento!'.
Mt 22:5 Eles, porém, não havendo feito caso, se foram. Em verdade, um para o seu próprio campo, e outro para o seu comércio;
Mt 22:6 E os demais, havendo agarrado os escravos dele, [os] ultrajaram e mataram.
Mt 22:7 Havendo o rei, porém, ouvido [a respeito disto], foi tornado indignado e, havendo enviado os seus exércitos, fez perecer aqueles homicidas, e à cidade deles ele incendiou.
Mt 22:8 Então, diz ele aos seus escravos:'Em verdade, a festa de casamento preparada está; aqueles, porém, tendo sido convidados, não eram dignos [dela].
Mt 22:9 Ide, pois, para- dentro- das saídas das estradas e, a todos- e- quaisquer- homens que encontrardes, convidai para dentro da festa de casamento.'
Mt 22:10 E, havendo aqueles escravos saído para dentro das estradas, trouxeram- juntos todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e foi tornada cheia, a festa de casamento, por aqueles estando- assentados- à- mesa.
Mt 22:11 E, havendo o rei entrado para ver aqueles estando- assentados- à- mesa, viu ali um homem não tendo se trajado com uma roupa- exterior d[a] festa de casamento.
Mt 22:12 E lhe diz: 'Ó amigo, como entraste aqui, não tendo tu uma roupa- exterior d[a] festa de casamento?' Ele, porém, emudeceu.
Mt 22:13 Então disse o rei aos [seus] serviçais: 'Havendo amarrado os seus pés e mãos, levai-o embora e lançai-[o] fora, para dentro da treva mais exterior; ali haverá o pranto e o ranger dos dentes'.
Mt 22:14 Porque muitos são chamados- convidados; poucos, porém, escolhidos."
Mt 22:15 Então, havendo os fariseus se retirado, formaram uma união- para- conselho- deliberativo como O enlaçariam n[alguma] palavra;
Mt 22:16 E Lhe enviaram os discípulos deles, com os herodianos, dizendo: "Ó Professor- Mestre, [bem] temos sabido que verdadeiro és, e que o caminho de Deus ensinas dentro d[a] verdade, e que em Ti não há cuidado- para- agradar no tocante a ninguém, porque não atentas para [a] aparência d[os] homens.
Mt 22:17 Dize-nos, pois: Que Te parece? É lícito dar tributo a César, ou não?"
Mt 22:18 Havendo Jesus, porém, percebido a impiedade deles, disse: "Por que Me pões à prova, ó hipócritas?
Mt 22:19 Mostrai-Me a moeda do tributo." Eles, então, Lhe apresentaram um denário.
Mt 22:20 E Ele lhes diz: "De quem [é] esta efígie e esta inscrição?"
Mt 22:21 Eles Lhe dizem: "De César." Então Ele lhes diz: "Dai, pois, as coisas de César a César, e as coisas de Deus a Deus."
Mt 22:22 E, havendo eles ouvido [isto], maravilharam-se, e, havendo-O deixado, se retiraram.
Mt 22:23 Naquele mesmo dia chegaram a Ele [os] saduceus, aqueles [que estão] dizendo não haver [uma] ressurreição, e dEle requereram- resposta,
Mt 22:24 Dizendo: "Ó Professor- Mestre, Moisés disse: 'Se algum- qualquer- varão morrer não tendo filhos, casará o seu irmão com a esposa dele e suscitará semente a[o] seu irmão'.
Mt 22:25 Ora, houve junto a nós sete irmãos; e o primeiro, havendo casado, morreu e, não tendo ele semente, deixou a sua esposa para o irmão dele.
Mt 22:26 Da mesma forma também o segundo, e o terceiro, até [morrerem] oS sete;
Mt 22:27 E, por fim de todos, morreu também a mulher.
Mt 22:28 Na ressurreição, pois, de qual dos sete será ela a esposa, visto que todos a tiveram?"
Mt 22:29 havendo, porém, respondido, Jesus lhes disse: "Estais- sendo- enganados- feitos- extraviar, não tendo vós conhecido [nem] as Escrituras, nem o poder de Deus.
Mt 22:30 Porque, na ressurreição, nem [eles] casam, nem [elas] são dadas em casamento; mas, como os anjos de Deus ( dentro do céu), são.
Mt 22:31 A respeito, porém, da ressurreição dos mortos, [porventura] não lestes [vós] aquilo vos havendo sido falado por Deus, dizendo:
Mt 22:32 '*EU* SOU o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó'? Deus não é[o] Deus d[os homens] mortos, mas daqueles [que estão] vivendo."
Mt 22:33 E, havendo os homens- em- multidões ouvido [isto], foram- tornados- maravilhados diante da Sua doutrina.
Mt 22:34 Os fariseus, porém, havendo ouvido que Ele fez emudecer os saduceus, foram ajuntados contra Ele.
Mt 22:35 E [dEle] requereu- resposta um [só] proveniente- de- dentro- deles, um [doutor-] da- lei, pondo-[O] à prova e dizendo:
Mt 22:36 "Ó Professor- Mestre, qual [é o] grande mandamento na Lei?"
Mt 22:37 E Jesus lhe disse: " 'Amarás [o] Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com toda a tua mente.'
Mt 22:38 Este é [o] primeiro e grande mandamento.
Mt 22:39 E [o] segundo, semelhante a este, [é]: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'.
Mt 22:40 Nestes dois mandamentos toda a Lei e os Profetas estão pendurados."
Mt 22:41 Então, tendo os fariseus sido ajuntados, deles requereu- resposta Jesus,
Mt 22:42 Dizendo: "Que pensais *vós* concernente a o Cristo? De Quem é Ele [o] filho?" Eles Lhe dizem: "De Davi."
Mt 22:43 Ele lhes diz: " De que [possível] modo, pois, Davi, n[o] espírito, Lhe chama de [o] Senhor, dizendo:
Mt 22:44 'Disse o Senhor a o meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos [por] escabelo de Teus pés'?
Mt 22:45 Se, pois, Davi Lhe chama de [o] Senhor, de que [possível] modo é Ele [um] filho dele?"
Mt 22:46 E nenhum homem podia Lhe responder uma palavra; nem ousou algum homem, a partir daquele dia, O interrogar, não mais.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas