Mt 23

Mt 23:1 Então Jesus falou às multidões e aos discípulos dEle,
Mt 23:2 Dizendo: "Sobre a cadeira de Moisés assentaram-se os escribas e os fariseus.
Mt 23:3 Todas [as] coisas, pois, todas- e- quaisquer- coisas que vos ordenarem obedecer, obedecei-[as] e fazei-[as]. Em conformidade, porém, com as obras deles, não procedais, porque dizem- ensinam, e não fazem;
Mt 23:4 Atam, pois, fardos pesados e difíceis- de- suportar, e [os] põem sobre os ombros dos homens; eles, porém, nem [ainda] com [um] dos seus [próprios] dedos os querem mover;
Mt 23:5 Todas as suas obras, porém, fazem eles para ser[em] vistos pelos homens. Pois alargam os seus filactérios, e estendem as franjas das suas vestes,
Mt 23:6 E amam os principais lugares nas ceias- de- festas, e as principais cadeiras nas sinagogas,
Mt 23:7 E as saudações nas praças- de- mercado, e ser[em] chamados (pelos homens) de: ['] grande- professor, grande- professor'.
Mt 23:8 *Vós*, porém, que não sejais chamados de grande- professor, porque um [só] é o vosso Mestre- Guia, [a saber,] o Cristo, e todos *vós* irmãos sois.
Mt 23:9 E que a nenhum [homem] sobre a terra chameis de vosso pai, porque um [só] é o vosso Pai, o Qual [está] nos céuS;
Mt 23:10 Nem sejais chamados de mestres- guias, porque um [só] o vosso Mestre- Guia é, [a saber,] o Cristo.
Mt 23:11 Mas o maior de [entre] vós será vosso serviçal.
Mt 23:12 E, quem quer que exaltar a si mesmo, será humilhado; e, quem quer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.
Mt 23:13 Ai, porém, de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que fechais o reinar dos céuS diante dos homens: porque nem *vós* entrais, nem mesmo àqueles [que estão] entrando tolerais entrar.
Mt 23:14 Ai, porém, de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas e, como disfarce, [estais] fazendo- orações longas; por causa disso recebereis mais rigorosa condenação.
Mt 23:15 Ai de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que percorreis ao redor do mar e da [terra] seca para fazer um [só] prosélito; e, quando ele se torna, o fazeis um filho do Inferno duas vezes mais do que vós mesmos.
Mt 23:16 Ai de vós, ó condutores cegos! Que [estais] dizendo: 'Todo- e- qualquer- homem que jurar pelo lugar- santo, nada isso é; mas todo- e- qualquer- homem que jurar pelo ouro do lugar- santo, devedor é.'
Mt 23:17 Ó insensatos e ó cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o lugar- santo (aquele [que está] santificando o ouro)?
Mt 23:18 E: 'Todo- e- qualquer- homem que jurar pelo altar, nada isso é; mas todo- e- qualquer- homem que jurar pela oferta [que está] sobre ele, devedor é.'
Mt 23:19 Ó insensatos e ó cegos! Pois qual [é] maior: a oferta, ou o altar (aquele [que está] santificando a oferta)?
Mt 23:20 Aquele, pois, havendo jurado pelo altar, jura por ele e por todas as coisas sobre ele;
Mt 23:21 E aquele havendo jurado pelo lugar- santo, jura por ele e por Aquele que nele [está] habitando;
Mt 23:22 E aquele havendo jurado pelo céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele estando- assentado sobre ele.
Mt 23:23 Ai de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que pagais o dízimo da hortelã e do endro e do cominho, e desprezastes o mais importante da Lei: a justiça [no julgar], e a misericórdia, e a fé; estas coisas era necessário fazer[des], e, àquelas, não lançar- para- longe.
Mt 23:24 Ó condutores cegos! Aqueles [que estais] coando- para- fora o mosquito mas, ao camelo, completamente- engolindo!
Mt 23:25 Ai de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato; interiormente, porém, eles estão cheios provenientes- de- dentro- de roubo- com- violência e de intemperança.
Mt 23:26 Ó fariseU cego! Limpa primeiramente o interior do copo e do prato, a fim de que também o exterior deles se torne limpo.
Mt 23:27 Ai de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros tendo sido caiados: os quais, por fora, em verdade, parecem formosos; interiormente, porém, estão cheios de ossos d[os] mortos e de toda a imundícia.
Mt 23:28 Assim, também *vós*, exteriormente, em verdade, pareceis aos homens [como se fosseis] justos; interiormente, porém, cheios estais de hipocrisia e de desprezo- às- leis.
Mt 23:29 Ai de vós, ó escribas e ó fariseus, ó hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os túmulos- monumentos dos justos,
Mt 23:30 E dizeis: 'Se existíamos nos dias d[os] nossos pais, não éramos associados com eles em [derramar- para- fora] o sangue dos profetas'.
Mt 23:31 Assim, testificais contra vós mesmos, que filhos sois daqueles havendo matado os profetas.
Mt 23:32 Portanto, *vós*, enchei vós a medida dos vossos pais!
Mt 23:33 Ó serpentes, ó descendência de víboras! Como escapardes para longe da condenação do Inferno?
Mt 23:34 Por causa disso, eis que *Eu* envio até vós profetas e sábios e escribas; e, a [uns] provenientes- de- dentro- deles, matareis e crucificareis; e, a [outros] provenientes- de- dentro- deles, açoitareis nas vossas sinagogas, e os perseguireis desde junto de [cada] cidade até dentro de [cada] cidade;
Mt 23:35 Para que venha sobre *vós* todo [o] sangue justo [estando] sendo derramado- para- fora sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, ao qual matastes entre o lugar- santo e o altar.
Mt 23:36 Em verdade vos digo que virão todas estas coisas sobre esta geração.
Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, a [que está] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], e vós não quisestes!
Mt 23:38 Eis que a vossa casa vos é deixada deserta;
Mt 23:39 Porque Eu vos digo que de modo nenhum Me vejais [mais], desde agora, até que digais: 'Tendo sido bendito [é] Aquele [que está] vindo em [o] nome de [o] Senhor.'

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas