Mc 1

Mc 1:1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, [o] Filho de Deus;
Mc 1:2 Como tem sido escrito nos Profetas ("Eis que *Eu* envio o Meu mensageiro adiante da Tua face, o qual preparará o Teu caminho diante de Ti.
Mc 1:3 [A] voz [daquele] clamando no deserto: 'Preparai a estrada de [o] Senhor, planos- e- retos fazei os Seus caminhos'."),
Mc 1:4 Apareceu João submergindo no deserto e pregando [a] submersão de arrependimento [e] em- consequência- d[a] remissão d[os] pecados.
Mc 1:5 E saíam até ele toda a [multidão da] província da Judeia e os de Jerusalém; e todos eram submersos por ele dentro do rio Jordão, confessando os pecados deles.
Mc 1:6 E estava João tendo se vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor dos seus lombos, e comendo gafanhotos e mel silvestre.
Mc 1:7 E pregava, dizendo: "Vem, após mim, Aquele [que é] mais poderoso do que eu, do Qual não sou digno de, havendo-me abaixado, desatar a correia dos Seus sapatos.
Mc 1:8 *Eu*, em verdade, vos submergi dentro de água; *Ele*, porém, vos submergirá dentro de [o] Espírito Santo."
Mc 1:9 E aconteceu, naqueles dias, [que] veio Jesus proveniente- de- junto- de Nazaré da Galileia, e foi submerso por João, para dentro do Jordão.
Mc 1:10 E imediatamente, [estando] subindo proveniente- de- junto- da água, viu os céus sendo divididos- por- rasgadura, e o Espírito, à semelhança de uma pomba, descendo sobre Ele.
Mc 1:11 E uma voz saiu proveniente- de- dentro- dos céus, [dizendo:] "*Tu* és o Meu Filho, o amado, em Quem [Me] comprazi. "
Mc 1:12 E imediatamente o Espírito O guia para dentro do deserto.
Mc 1:13 E Ele estava ali no deserto quarenta dias, sendo posto à prova por Satanás. E estava com as feras, e os anjos O serviam.
Mc 1:14 E, depois de ser João entregue à prisão, veio Jesus para dentro da Galileia, pregando o evangelho do reinar de Deus,
Mc 1:15 E dizendo: "Tem sido cumprido o tempo, e tem chegado vizinho o reinar de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho."
Mc 1:16 Ora, andando ao lado do Mar da Galileia, viu Simão e André (o irmão deste) lançando uma grande- rede [para] dentro do mar, pois eles eram pescadores.
Mc 1:17 E lhes disse Jesus: "Vinde [vós] em- seguimento- a Mim, e Eu vos farei ser tornados pescadores de homens."
Mc 1:18 E, imediatamente, havendo eles deixado as redes deles, O seguiram.
Mc 1:19 E, havendo [Jesus] ido dali um pouco mais adiante, viu Jacobo (o [filho] de Zebedeu) e João (o irmão deste). E estes [estavam] no barco consertando as [suas] redes.
Mc 1:20 E Ele imediatamente os chamou. E, havendo eles deixado o pai deles (Zebedeu) no barco, com os assalariados, partiram em- seguimento- a Ele.
Mc 1:21 E entram para Cafarnaum e, imediatamente [depois], noS sábadoS, havendo [Jesus] ido para dentro da sinagoga, [ali] Ele ensinava.
Mc 1:22 E maravilhavam-se da Sua doutrina, porque Ele os estava ensinando na- qualidade- de tendo Ele autoridade, e não como os escribas.
Mc 1:23 E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, e [este] bradou,
Mc 1:24 Dizendo: "Deixa-[nos] Tu [sozinhos]! Que temos nós conTigo, ó Jesus, [Aquele] nazareno? Vieste nos fazer perecer? [Bem] Te tenho conhecido, Quem és: o Santo de Deus!"
Mc 1:25 E o repreendeu Jesus, dizendo: "Sê tu calado, e sai proveniente- de- dentro- dele."
Mc 1:26 Então o espírito imundo, o havendo feito- entrar- em- convulsões e havendo clamado com grande voz, saiu proveniente- de- dentro- dele.
Mc 1:27 E se admiraram todos, a ponto de perguntarem para si mesmos, dizendo: "Que é isto? Que nova doutrina [é] esta? Pois com autoridade Ele ordena até mesmo aos espíritos imundos, e eles Lhe obedecem!"
Mc 1:28 E logo se espalhou a Sua fama para dentro de toda a região ao redor da Galileia.
Mc 1:29 E, imediatamente, provenientes- de- dentro- da sinagoga havendo eles saído, entraram para a casa de Simão e de André, com Jacobo e João.
Mc 1:30 E a sogra de Simão estava deitada queimando- com- [a- grande]- febre; e imediatamente falam a Ele a respeito dela.
Mc 1:31 Então, havendo Ele chegado [a ela], a levantou havendo tomado a mão dela; e a febre a deixou imediatamente; e ela os servia.
Mc 1:32 [O] anoitecer, então, havendo chegado, quando se pôs o sol, trouxeram até Ele todos aqueles [homens] estando enfermos e aqueles [homens] estando- endemoniados.
Mc 1:33 E toda a cidade estava tendo sido ajuntada à porta.
Mc 1:34 E Ele curou muitos estando enfermos de diversas enfermidades, e a muitos demônios expulsou; porém não deixava falar os demônios, porque eles O conheciam.
Mc 1:35 E, muito cedo de manhã, ainda noite, havendo Ele Se levantado, saiu e foi para dentro de um lugar deserto, e ali orava.
Mc 1:36 E O procuravam Simão e aqueles [que estavam] consigo.
Mc 1:37 E, havendo-O achado, Lhe dizem: "Todos Te buscam."
Mc 1:38 E Ele lhes diz: "Passemos para dentro das aldeias vizinhas, a fim de que também ali Eu pregue; porque para isso tenho vindo."
Mc 1:39 E Ele estava pregando nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e aos demônios expulsando.
Mc 1:40 E aproxima-se dEle um leproso rogando-Lhe e pondo-se de joelhos diante dEle, e dizendo-Lhe: "Se queres, [bem] podes me tornar- limpo."
Mc 1:41 E Jesus, havendo sido movido- de- íntima- e- grande- compaixão, havendo estendido a [Sua] mão, o tocou, e lhe diz: "Quero; sê tu tornado limpo!"
Mc 1:42 E, havendo [Jesus] falado [isto], imediatamente se foi a lepra para longe dele, e ele foi tornado limpo.
Mc 1:43 E, havendo [Jesus] enfaticamente o advertido, imediatamente o despediu,
Mc 1:44 E lhe diz: "Olha, a ninguém digas nada; porém vai, a ti mesmo mostra ao sacerdote, e oferece, a respeito da tua purificação, aquilo que Moisés determinou, para testemunho a eles."
Mc 1:45 Ele, porém, havendo saído, começou a apregoar muito [isto], e a divulgar a palavra; de forma que não mais podia Ele publicamente entrar para [a] cidade, mas conservava-se fora, em lugares desertos; e vinham a Ele de todas as partes.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas