Mc 2

Mc 2:1 E outra vez entrou Ele para Cafarnaum, depois de [alguns] dias; e foi ouvido que Ele está n[a] casa.
Mc 2:2 E, imediatamente, foram ajuntados muitOs, de modo a não mais haver [nenhum] lugar para os receber,, nem mesmo junto à porta; e Ele lhes pregava a Palavra.
Mc 2:3 E vieram até Ele, trazendo um paralítico carregado por quatro [varões].
Mc 2:4 E eles, não podendo aproximar-se dEle por causa da multidão, desfizeram a cobertura onde Ele estava, e, havendo feito [uma] abertura, baixaram a pequena- cama sobre a qual o paralítico jazia.
Mc 2:5 E, havendo Jesus visto a fé deles, diz ao paralítico: "Ó filho, te têm sido perdoados os teus pecados."
Mc 2:6 Havia, porém, alguns dos escribas ali estando- assentados e arrazoando dentro dos seus corações:
Mc 2:7 "Por que Este [Varão] deste modo diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, exceto Um [só], [que é] Deus?"
Mc 2:8 E, imediata- e- plenamente havendo Jesus conhecido no Seu próprio espírito que assim arrazoam dentro de si mesmos, lhes disse: "Por que estas coisas arrazoais vós dentro dos vossos corações?
Mc 2:9 Que é mais fácil? Dizer ao paralítico: 'Que te sejam perdoados os [teus] pecados'? Ou [lhe] dizer: 'Levanta-te, e levanta- e- carrega a tua pequena- cama, e anda'?
Mc 2:10 A fim de que, porém, saibais que poder tem o Filho do homem para perdoar sobre a terra pecados" (, diz Ele ao paralítico):
Mc 2:11 "A ti Eu digo: Levanta-te, e levanta- e- carrega a tua pequena- cama, e vai para dentro da tua casa."
Mc 2:12 E ele imediatamente se levantou e, havendo levantado- e- carregado a [sua] pequena- cama, foi embora diante de todos, de modo a todos se admirar[em] e glorificar[em] a Deus, dizendo: "Nunca vimos [nenhuma coisa] assim!"
Mc 2:13 E Ele novamente saiu para junto do mar, e toda a multidão- de- homens vinhA até Ele, e Ele oS ensinava.
Mc 2:14 E, passando, Ele viu Levi (o [filho] de Alfeu) estando- assentado na recebedoria- de- impostos, e lhe diz: "Segue-Me." E, havendo ele se levantado, O seguiu.
Mc 2:15 E aconteceu, durante o estar Jesus assentado- à- mesa dentro da casa deste, que muitos publicanos e pecadores estavam- assentados- à- mesa juntamente com Jesus e com os Seus discípulos; porque eram muitos, e O seguiram.
Mc 2:16 E os escribas e fariseus, havendo-O visto comendo com os publicanos e pecadores, disseram aos discípulos dEle: "Por que [é] que Ele come e bebe com os publicanos e pecadores?"
Mc 2:17 E, havendo ouvido [isto], Jesus lhes diz: "Não têm necessidade de médico aqueles estando sãos- e- fortes, mas [sim] aqueles estando doentes; Eu não vim chamar [os] justos, mas, [sim], [os] pecadores, a[o] arrependimento".
Mc 2:18 E estavam os discípulos de João, e aqueles dos fariseus, jejuando; e vieram e disseram a Ele: "Por que os discípulos de João e aqueles dos fariseus jejuam, mas os Teus discípulos não jejuam?"
Mc 2:19 E lhes disse Jesus: "Porventura podem os filhos da câmara da noiva, enquanto o noivo com eles está, jejuar? Por todo o tempo em que consigo têm o noivo, não podem jejuar;
Mc 2:20 Dias virão, porém, quando tenha sido tirado para longe deles o noivo; e, então, jejuarão naqueles dias.
Mc 2:21 E nenhum homem costura um remendo de tecido novo- e- não- pré-encolhido sobre uma roupa velha; doutra forma o seu remendo novo tira [parte] do velho, e uma pior rotura ocorre.
Mc 2:22 E nenhum homem deita suco de uva novo para dentro de odres velhos; doutra forma, o suco de uva novo rompe os odres, e o suco de uva é derramado, e os odres far-se-ão arruinar; mas suco de uva novo deve ser deitado para dentro de odres novos."
Mc 2:23 E aconteceu passar Ele, noS sábadoS, através das searas; e começaram os Seus discípulos a fazer caminho, arrancando as espigas.
Mc 2:24 E os fariseus Lhe disseram: "Vês? Por que fazem eles, noS sábadoS, o que não é lícito [fazer]?"
Mc 2:25 *Ele*, porém, lhes disse: "Nunca lestes o que fez Davi quando necessidade teve e sofreu- fome (*ele* e aqueles [juntamente] com ele)?
Mc 2:26 Como entrou para a casa de Deus (n[os dias] [de] Abiatar, o sumo sacerdote) e comeu os pães da proposição, dos quais não é lícito comer exceto aos sacerdotes, e também [os] deu até- mesmo aos que juntamente- com ele estavam?"
Mc 2:27 E lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, [e] não o homem por causa do sábado.
Mc 2:28 Assim, pois, o Filho do homem é [o] Senhor também do sábado."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas