Mc 3

Mc 3:1 E outra vez entrou para a sinagoga, e ali estava um homem tendo a [sua] mão tendo sido murchada- secada.
Mc 3:2 E eles estavam observando a Ele, se noS sábadoS o curaria, para O acusarem.
Mc 3:3 E diz ao homem o qual estava tendo a [sua] mão tendo sido murchada- secada: "Levanta-te [e vem] para dentro do meio."
Mc 3:4 E lhes diz: "É lícito, noS sábadoS, fazer bem, ou fazer mal? Uma vida salvar, ou matar?" Eles, porém, guardaram- silêncio.
Mc 3:5 E, havendo olhado ao redor para eles com indignação, e sendo muito contristado diante da dureza do coração deles, diz ao homem: "Estende a tua mão." E ele [a] estendeu, e foi restituída a sua mão, sã como a outra.
Mc 3:6 E, havendo saído os fariseus, imediatamente, com os herodianos, formaram uma união- para- conselho- deliberativo, contra Ele, [sobre] como O fazerem matar.
Mc 3:7 E Jesus retirou-Se com os Seus discípulos para o mar, e O seguiu uma grandE multidão- de- homens provenientes- de- junto- da Galileia e provenientes- de- junto- da Judeia,
Mc 3:8 E provenientes- de- junto- de Jerusalém, e provenientes- de- junto- da Idumeia, e provenientes do outro lado do Jordão, e aqueles ao redor de Tiro e de Sidom: [(Ao todo,)] uma grandE multidão- de- homens [que], [quando] havendo ouvido quão grandes coisas Ele fazia, vieram até Ele.
Mc 3:9 E disse Ele aos Seus discípulos que um barquinho permaneça [pronto] junto a Ele, por causa dos homens- em- multidão, a fim de que eles não O apertem,
Mc 3:10 Porque a muitos Ele curou, de tal maneira que tantos quantos tinham açoitamentos- de- doença se arrojavam sobre Ele, para Lhe tocarem,.
Mc 3:11 E os espíritos imundos, quando O viam, prostravam-se diante dEle, e clamavam, dizendo: "*Tu* és o Filho de Deus!"
Mc 3:12 E Ele severamente lhes proibia, a fim de que não O fizessem manifesto.
Mc 3:13 E sobe Ele para dentro do monte, e chama [para Si] os que Ele quis; e vieram até Ele.
Mc 3:14 E apontou Ele doze a fim de que estejam com Ele e a fim de que Ele os envie a pregar,
Mc 3:15 E para ter[em] autoridade para curar as enfermidades e expulsar os demônios:
Mc 3:16 E adicionou a Simão [o] nome [de] Pedro;
Mc 3:17 E a Jacobo (o [filho] de Zebedeu) e a João (o irmão de Jacobo); e lhes adicionou [os] nomes [de] Boanerges, que significa "[os] filhos d[o] trovão";
Mc 3:18 E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Jacobo (o [filho] de Alfeu), e a Tadeu, e a Simão (o cananita),
Mc 3:19 E a Judas (o homem- de- Kerioth), aquele que também O traiu- e- entregou.
Mc 3:20 E vieram para dentro d[a] casa. E se ajuntou outra vez uma multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.
Mc 3:21 E, havendo ouvido [a respeito disto], aquelas [pessoas] de junto dEle saíram para O prender; porque diziam que Ele tornou-Se fora de Si.
Mc 3:22 E os escribas, aqueles provenientes- de- junto- de Jerusalém havendo descido, diziam que "a Beelzebul Ele tem", e "dentro do príncipe dos demônios Ele expulsa os demônios."
Mc 3:23 E, havendo Ele chamado eles [a Si], em parábolas lhes disse: "Como pode Satanás a Satanás expulsar?
Mc 3:24 E, se um reino contra si mesmo for dividido, não pode subsistir o tal reino;
Mc 3:25 E, se uma casa- família contra si mesma for dividida, não pode subsistir a tal casa- família.
Mc 3:26 E, se Satanás levantou[-se] contra si mesmo, e tem sido dividido, não pode subsistir; ao contrário, fim tem.
Mc 3:27 Nenhum homem, de modo nenhum, pode saquear os bens do homem- valente, havendo entrado para sua casa, se primeiramente não acorrentar o homem- valente; e, então, à sua casa saqueará.
Mc 3:28 Em verdade vos digo que serão perdoados aos filhos dos homens todos os [seus] pecados e todas- e- quaisquer blasfêmias com que tenham blasfemado;
Mc 3:29 Todo- e- qualquer- homem, porém, que blasfema contra o Espírito, o Santo, não tem remissão, para o sempre, mas culpado é de eterna condenação."
Mc 3:30 (Porque eles diziam: "um espírito imundo Ele tem.")
Mc 3:31 Chegam, pois, os [Seus] irmãos e a Sua mãe; e, fora tendo eles se postado, enviaram até Ele, chamando-O.
Mc 3:32 E estavA assentada uma multidão- de- homens ao redor dEle, e Lhe disseraM: "Eis que a Tua mãe e os Teus irmãos, lá fora, Te procuram."
Mc 3:33 E Ele lhes respondeu, dizendo: "Quem é a Minha mãe e os Meus irmãos?"
Mc 3:34 E, havendo Ele olhado em redor para aqueles em- circunferência- ao- redor dEle estando- assentados, diz: "Eis, aqui, a Minha mãe e os Meus irmãos!
Mc 3:35 Porquanto, todo- e- qualquer- homem que fizer a vontade de Deus, *esse*, [o] Meu irmão, e [a] Minha irmã, e [a Minha] mãe é ele."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas