Mc 6

Mc 6:1 E Ele partiu dali e chegou até- dentro da Sua própria cidade- paterna, e O seguem os Seus discípulos.
Mc 6:2 E, havendo chegado [o] sábado, Ele começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-[O], se admiravam, dizendo: "De onde [vêm] a Este [Varão] estas coisas? E que sabedoria [é] esta que Lhe foi dada, que mesmo obras- de- poder de- tal- espécie são feitas por- operação- de as Suas mãos?
Mc 6:3 Não é Este [Varão] o carpinteiro, o filho de Maria, e irmão de Jacobo, e de José, e de Judas, e de Simão? E não estão as Suas irmãs aqui conosco?"E escandalizavam-se nEle.
Mc 6:4 Dizia- lhes, porém, Jesus: "Não está um profeta sem honra exceto na sua própria cidade- paterna, e entre os [seus próprios] parentes, e na sua própria casa- família."
Mc 6:5 E Ele não podia ali nenhuma obra- de- poder fazer, exceto que, sobre [alguns] poucos enfermos havendo posto as [Suas] mãos, [os] curou.
Mc 6:6 E Ele admirava-[Se] por causa da incredulidade deles.E percorria a vizinhança- ao- redor das aldeias ([andando-] em- circunferência), ensinando.
Mc 6:7 E chama [a Si] os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e lhes dava autoridade sobre os espíritos imundos;
Mc 6:8 E lhes ordenou que nada levantassem- e- carregassem para [o] caminho (exceto um bordão, somente) nem alforje, nem pão, nem chalkos [tomados] para dentro do cinto- bolsa;
Mc 6:9 Mas tendo eles sido calçados com sandálias; e que não vestissem duas túnicas.
Mc 6:10 E Ele lhes dizia: "Em qualquer localidade [em] que entrardes para uma casa, ali permanecei até que saiais dali.
Mc 6:11 E todos- e- quaisquer- homens que não vos receberem nem vos ouvirem, [então], [em] saindo dali, sacudi vós para fora o pó- da- terra que [estiver] debaixo dos vossos pés, para testemunho contra eles. Em verdade vos digo: mais tolerável será para Sodoma ou para Gomorra, n[o] Dia d[o] Julgamento, do que para aquela cidade."
Mc 6:12 E, havendo eles saído, pregavam que [as pessoas] se arrependessem.
Mc 6:13 E muitos demônios expulsavam, e untavam com óleo muitos enfermos, e [os] curavam.
Mc 6:14 E ouviu o rei Herodes [concernente a Ele] (porque notório se tornou o nome dEle), e disse que: "João (aquele [que estava] submergindo), para- fora- de- entre os mortos foi ressuscitado, e, por causa disso, nEle efetivamente- operam estas obras- de- poder."
Mc 6:15 Outros diziam: "Elias Ele é." E diziam outros: "Um profeta Ele é, ou como um dos profetas."
Mc 6:16 Mas, havendo Herodes ouvido [isto], disse: "Aquele a quem *eu* degolei, João, este é [Ele]. *Ele* foi ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos."
Mc 6:17 Porquanto ele mesmo, Herodes, havendo enviado, prendera a João e o acorrentara dentro do cárcere, por causa de Herodias (a esposa de Filipe, o irmão dele), porquanto com ela ele. casou
Mc 6:18 Pois dizia João a Herodes: "Não te é lícito possuir a esposa do teu irmão. "
Mc 6:19 E Herodias mantinha- ódio- interno contra ele, e desejava matá-lo, mas não podia,
Mc 6:20 Porque Herodes temia a João (tendo-o sabido [ser] varão justo e santo) e o observava e, havendo-o ouvido, [lhe] fazia muitas [coisas], e de boa mente o ouvia.
Mc 6:21 E, havendo chegado um dia oportuno quando Herodes, n[o] seu aniversário de nascimento, [uma] ceia fez para os seus grandes- homens, e aos [seus] comandantes- de- milhares, e aos príncipes da Galileia;
Mc 6:22 E, havendo entrado a filha da mesma Herodias, e havendo dançado, e havendo agradado a Herodes e aos que estavam reclinando- à- mesa com [ele], disse o rei à moça: "Pede-me toda- e- qualquer- coisa que queiras, e [isto] eu te darei."
Mc 6:23 E ele lhe jurou: "Tudo o que me pedires eu te darei, até [mesmo] a metade do meu reino."
Mc 6:24 E, havendo ela saído, disse à sua mãe: "Que pedirei?" E ela disse: "A cabeça de João, o submersor."
Mc 6:25 E, imediatamente havendo entrado até ao rei com pressa, pediu, dizendo: "Quero que me dês imediatamente, sobre um prato, a cabeça de João, o submersor."
Mc 6:26 E o rei, [mesmo] havendo-se tornado muito pesaroso, [todavia], por causa dos [seus] juramentos e por causa daqueles estando- assentados- à- mesa com [ele], não a quis rejeitar.
Mc 6:27 E o rei, imediatamente havendo enviado [o] executor, [lhe] ordenou ser trazida a cabeça dele. E ele, havendo ido, degolou a ele na prisão;
Mc 6:28 E trouxe a cabeça dele sobre um prato, e a deu à moça, e a moça a deu à sua mãe.
Mc 6:29 E os discípulos dele, havendo ouvido [isto], vieram, e levantaram- e- carregaram o seu corpo- morto, e o puseram dentro do sepulcro.
Mc 6:30 E os apóstolos são ajuntados até Jesus, e lhe contaram todas as coisas, tanto o que eles fizeram como o que ensinaram.
Mc 6:31 E Ele lhes disse: "Vinde vós, vós mesmos, à parte, para dentro de um lugar deserto, e repousai um pouco." Porque aqueles [que estavam] vindo e aqueles [que estavam] indo eram muitos, e eles nem mesmo para comer tinham tempo conveniente.
Mc 6:32 E eles partiram (no barco) para dentro de um lugar deserto, à parte.
Mc 6:33 E os viram partindo os homens- em- multidões, e muitos [deles] O reconheceram; e juntamente correram para lá, por terra, provenientes- de- junto- de todas as cidades, e os precederam, e juntos vieram até Ele.
Mc 6:34 E, havendo saído, viu Jesus [uma] grandE multidão- de- homens, e foi movido- de- íntima- e- grande- compaixão sobre eles, porque eram como ovelhas não tendo um pastor; e Ele começou a lhes ensinar muitas coisas.
Mc 6:35 E, já sendo uma hora avançada, havendo os Seus discípulos vindo a Ele, [Lhe] disseram: "Deserto é o lugar, e já [é] uma hora avançada;
Mc 6:36 Despede-os, a fim de que, havendo [eles] ido para dentro dos campos e aldeias vizinhas- em- circunferência- ao- redor, comprem para si mesmos pão; porque, algo que comam, não têm."
Mc 6:37 Ele, porém, havendo respondido, lhes disse: "Dai-lhes *vós* de comer." E eles Lhe dizem: "Havendo ido, [como] comprarmos duzentos denários de pão e lhes darmos de comer?"
Mc 6:38 E Ele lhes diz: "Quantos pães tendes? Ide e vede." E, havendo eles [se] inteirado [disso], dizem: "Cinco [pães] e dois peixes."
Mc 6:39 E Ele lhes ordenou que, grupo por grupo, fizessem assentar a todos, sobre a relva verde.
Mc 6:40 E assentaram-se grupo por grupo, por [grupos] de cem e por [grupos] de cinquenta [homens].
Mc 6:41 E, havendo Ele tomado os cinco pães e os dois peixes, havendo levantado os olhos para dentro do céu, abençoou e partiu os pães, e dava-os aos Seus discípulos a fim de que os pusessem diante deles. E aos dois peixes Ele repartiu por todos.
Mc 6:42 E todos [os homens] comeram, e foram fartos;
Mc 6:43 E levantaram- e- carregaram doze cestos cheios: d[as] porções [de pão] e provenientes- de- junto- dos peixes.
Mc 6:44 E aqueles havendo comido dos pães eram quase cinco mil varões.
Mc 6:45 E imediatamente Ele compeliu os Seus discípulos a subir[em] para dentro do barco e passar[em] adiante, para o outro lado, até Betsaida, enquanto *Ele* despedisse os homens- em- multidão.
Mc 6:46 E, havendo Ele os despedido, foi até ao monte, para orar.
Mc 6:47 E, [o] anoitecer [já] havendo chegado, estava o barco no meio do mar e *Ele*, sozinho, [estava] sobre a terra.
Mc 6:48 E Ele os viu sendo castigados no remar, porque o vento era contrário a eles; e, perto d[a] quarta vigília da noite, veio até eles, andando sobre o mar, e queria passar adiante deles.
Mc 6:49 Eles, porém, havendo-O visto andando sobre o mar, pensaram ser [Ele] um fantasma, e gritaram.
Mc 6:50 Porque todos O viram, e foram- tornados perturbados; e Ele imediatamente falou com eles, e lhes diz: "Tende bom ânimo; *EU* SOU [Ele], não temais."
Mc 6:51 E subiu até eles, para dentro do barco, e cessou o vento; e tornaram-se muito assombrados dentro de si mesmos, além de medida, e se maravilhavam;
Mc 6:52 Porque não haviam compreendido a respeito d[o milagre] dos pães; porque estava o coração deles tendo sido endurecido.
Mc 6:53 E, havendo passado para o outro lado, chegaram sobre a terra de Genesaré, e [ali] atracaram.
Mc 6:54 E, havendo eles vindo para- fora- do barco, imediatamente, havendo-O reconhecido,
Mc 6:55 [E,] havendo corrido através de toda a terra em redor, começaram a trazer (carregados sobre as [suas] pequenas camas) aqueles estando enfermos, para onde quer que ouviam que Ele está.
Mc 6:56 E, em todo- e- qualquer- lugar [em] que Ele entrava (para aldeias, ou cidades, ou campos), [ali,] nas praças- de- mercado deitavam aqueles estando enfermos, e Lhe rogavam que eles ao menos na orla da roupa dEle tocassem: e todos- e- quaisquer- homens que O tocavam eram sarados.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas