Mc 12

Mc 12:1 E começou Ele a lhes falar em parábolas: "Um [certo] homem plantou uma vinha, e em redor [dela] pôs uma cerca, e [na vinha] escavou um lagar e edificou [uma] torre, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu- [para- longe-] do- seu- povo.
Mc 12:2 E enviou aos lavradores, no tempo [devido], um escravo, a fim de que, junto aos lavradores, recebesse [sua parte] proveniente- de- junto- do fruto da vinha.
Mc 12:3 Estes, porém, havendo-o agarrado, bateram [nele] e [o] mandaram- embora vazio.
Mc 12:4 E novamente enviou até eles outro escravo; e, nele havendo lançado pedras, eles [o] feriram na cabeça e [o] mandaram- embora tendo [ele] sido afrontado.
Mc 12:5 E novamente [lhes] enviou outro [escravo]; e a este mataram, e [a] muitos outros; em verdade, [em] alguns batendo, e outros matando.
Mc 12:6 Portanto, ainda tendo ele um [só] filho, o seu amado, por derradeiro também o enviou até eles, dizendo: 'Terão respeito ao meu filho.'
Mc 12:7 Aqueles lavradores, porém, disseram para si mesmos: 'Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo, e nossa será a herança.'
Mc 12:8 E, havendo-o agarrado, [o] mataram, e [o] lançaram fora da vinha.
Mc 12:9 Que, pois, fará o senhor da vinha? Virá, e fará perecer os lavradores, e dará a vinha a outros.
Mc 12:10 Ainda não lestes esta Escritura: ['A] Pedra que rejeitaram aqueles [que estavam] edificando, Essa foi tornada para [ser a] cabeça d[a] esquina;
Mc 12:11 De- ao- lado- de [o] Senhor foi isto feito, e é [coisa] maravilhosa n[os] nossos olhos'?"
Mc 12:12 E eles O buscavam para [O] prender (porque entendiam que contra eles Ele proferiu esta parábola), mas temiam a multidão. E, havendo-O deixado, eles se foram.
Mc 12:13 E eles enviaram até Ele alguns dos fariseus e dos herodianos, a fim de que O apanhassem em [alguma] palavra [Sua].
Mc 12:14 E eles, havendo chegado, Lhe dizem: "Ó Professor- Mestre (temos conhecido que verdadeiro és, e que em Ti não há cuidado- para- agradar no tocante a nenhum homem, porque não atentas para [a] aparência d[os] homens, mas em cima de verdade ensinas o caminho de Deus): É lícito [o] tributo a César dar, ou não? [Ordenas Tu] que [o] demos, ou que não [o] demos?"
Mc 12:15 Ele, porém, tendo conhecido a hipocrisia deles, lhes disse: "Por que Me pões à prova? Trazei-Me [uma moeda de] denário, a fim de que Eu [a] veja."
Mc 12:16 E eles[)] [a] trouxeram [até Ele]. E Ele lhes diz: "De quem [é] esta imagem e a [sua] superinscrição?" E eles Lhe disseram: "De César."
Mc 12:17 E, havendo respondido, Jesus lhes disse: "Retribuí as coisas de César a César, e as coisas de Deus a Deus." E maravilharam-se dEle.
Mc 12:18 E vêm até Ele os saduceus (que dizem que não há ressurreição). E dEle requereram- resposta, dizendo:
Mc 12:19 "Ó Professor- Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de algum- varão e deixasse [sua] esposa e não deixasse filhos, o seu irmão tomasse a esposa daquele, e suscitasse semente ao seu irmão.
Mc 12:20 Ora, sete irmãos havia; e o primeiro tomou esposa e, morrendo, não deixou semente;
Mc 12:21 E o segundo [também] a tomou e morreu, e também este não deixou semente; e o terceiro da mesma maneira.
Mc 12:22 E a tomaram os sete, e não deixaram semente. Por último de todos [eles], também morreu a mulher.
Mc 12:23 Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será ela a esposa? Porque os sete a tiveram por esposa!"
Mc 12:24 E, havendo respondido, Jesus lhes disse: "[Porventura] não estais vós sendo enganados- feitos- extraviar através disto: não tendo vós conhecido as Escrituras, nem o poder de Deus?
Mc 12:25 Porquanto, quando para- fora- de- entre [os] mortos ressuscitarem, nem eles casam, nem elas são dadas em casamento, mas são como [os] anjos que [estão] noS céuS.
Mc 12:26 A respeito, porém, dos mortos, que eles ressuscitam, não tendes [vós] lido no grande- livro- rolo de Moisés como Deus lhe falou acima da sarça, dizendo: '*EU* [SOU] o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó'?
Mc 12:27 Ele não é o Deus d[os homens] mortos, mas Deus d[os que estão] vivendo. *Vós*, pois, muito sois enganados- feitos- extraviar."
Mc 12:28 E, havendo vindo [a Ele] um [só] dos escribas (havendo-os ouvido juntamente disputando [e] tendo conhecido que Ele bem lhes tinha respondido), ele dEle requereu- resposta: "Qual é [o] primeiro mandamentO de todos?"
Mc 12:29 E Jesus lhe respondeu: "O primeiro de todos os mandamentoS [é]: 'Ouve, ó Israel: [o] Senhor, o nosso Deus, [o] Senhor único é.
Mc 12:30 Amarás, pois, [o] Senhor teu Deus proveniente- de- dentro- de todo o teu coração, e proveniente- de- dentro- de toda a tua alma, e proveniente- de- dentro- de toda a tua mente, e proveniente- de- dentro- de toda a tua força'; este [é o] primeiro mandamento.
Mc 12:31 E [o] segundo [é] semelhante a ele, [a saber, é] este: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' Maior do que estes., um outro mandamento não há.
Mc 12:32 E Lhe disse o escriba: "Muito bem, ó Professor- Mestre, conforme [a] verdade disseste que um [só] Deus existe, e não há outro além dEle;
Mc 12:33 E que 'amá-Lo proveniente- de- dentro- de todo o coração', e proveniente- de- dentro- de todo o entendimento, e 'proveniente- de- dentro- de toda a alma, e proveniente- de- dentro- de toda a força', e 'amar o próximo como a si mesmo', mais é do que todos os completos- holocaustos e os sacrifícios."
Mc 12:34 E Jesus, havendo-o visto, que ele sabiamente respondeu, lhe disse: "Não longe estás do reinar de Deus." E já nenhum homem ousava perguntar mais nada a Ele.
Mc 12:35 E Jesus, havendo respondido, dizia, ensinando no Templo: "De que [possível] modo dizem os escribas que o Cristo é [o] Filho de Davi?
Mc 12:36 Porque ele mesmo, Davi, disse, por- ação- de o Espírito, o Santo: 'Disse o Senhor a o meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos [por] escabelo dos Teus pés.'
Mc 12:37 Portanto, Ele mesmo, Davi, o chama de [o] Senhor! Assim, pois, de onde é Ele filho dele?"E a massa do povo O ouvia de boa vontade.
Mc 12:38 E Ele lhes dizia em Sua doutrina: "Montai- vigilante- guarda para longe dos escribas, que gostam de andar- em- redor em vestes compridas, e [gostam] das saudações nas praças- para- mercado,
Mc 12:39 E das principais cadeiras nas sinagogas, e dos principais assentos nas ceias;
Mc 12:40 Que [estão] devorando as casas das viúvas, e, como disfarce, fazendo longas orações. Estes receberão sobreabundante condenação."
Mc 12:41 E, havendo Jesus Se assentado defronte da arca do tesouro, observava [a maneira] como a multidão lançA chalkos para dentro da arca do tesouro; e muitos ricos lançavam muito.
Mc 12:42 Mas, havendo uma [certa] viúva pobre vindo, lançou dois leptos, os quais, [juntamente], são um quadrante.
Mc 12:43 E, havendo [Jesus] chamado [a Si] os Seus discípulos, lhes diz: "Em verdade vos digo que esta pobre viúva tem lançado mais do que todos aqueles havendo lançado para dentro da arca do tesouro;
Mc 12:44 Porque todos [ali] lançaram provenientes- de- dentro- do que lhes sobejava; esta, porém, proveniente- de- dentro- da sua pobreza, lançou tudo quanto tinha, [a saber,] todo o seu sustento."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas