Mc 15

Mc 15:1 E, logo no amanhecer, havendo os principais dos sacerdotes formado uma união- para- conselho- deliberativo (com os anciãos e [os] escribas e todo o Sinédrio), [e] havendo amarrado Jesus, [O] levaram e [O] entregaram a Pilatos.
Mc 15:2 E Pilatos perguntou a Ele: "És *Tu* o Rei dos Judeus?" E Ele, havendo respondido, lhe disse: "*Tu* dizes [bem]. "
Mc 15:3 E os principais dos sacerdotes O acusavam de muitas [coisas]; Ele, porém, nada respondeu.
Mc 15:4 E Pilatos O interrogou outra vez, dizendo: "Nada respondes? Vê Tu quantas coisas testificam contra Ti!"
Mc 15:5 Jesus, porém, não mais coisa nenhuma respondeu, de maneira a tornar Pilatos admirado.
Mc 15:6 Ora, durante [a] festa, ele [costumeiramente] lhes soltava um [só] preso, quem quer que eles pedissem.
Mc 15:7 E havia o [varão] chamado de Barrabás, com os [seus] companheiros de motim tendo ele sido acorrentado; os quais, no motim, tinham cometido homicídio.
Mc 15:8 E a multidão, havendo ela gritado alto, começOU a pedir [que fizesse] como sempre lheS fazia.
Mc 15:9 Pilatos, porém, lhes respondeu, dizendo: "Quereis vós que eu vos solte o Rei dos Judeus?"
Mc 15:10 Porque ele [bem] sabia que por causa de inveja O tinham entregado os principais dos sacerdotes.
Mc 15:11 Os principais dos sacerdotes, porém, incitaram a multidão a fim de que, muito mais, ele lheS soltasse Barrabás.
Mc 15:12 Pilatos, porém, havendo respondido, outra vez lhes disse: "O que quereis, pois, que eu faça [dAquele] a Quem vós chamais de [o] Rei dos Judeus?"
Mc 15:13 Eles, porém, novamente clamaram alto: "Crucifica-O! "
Mc 15:14 Pilatos, todavia, lhes disse: "Por que? Que mal fez Ele?" E eles cada vez mais clamaram alto: "Crucifica-O!"
Mc 15:15 Então Pilatos, determinando-se fazer o que era satisfatório à multidão, lheS soltou Barrabás e [lheS] entregou Jesus ([já] havendo [O] açoitado) a fim de que [Este] fosse crucificado,.
Mc 15:16 Ora, os soldados O levaram para dentro do salão- de- audiência, que é [o] salão- de- julgamento, e convocaram toda a coorte
Mc 15:17 E eles O vestiram de púrpura; e, havendo trançado uma coroa- louro de espinhos, a puseram- ao- redor de Ele.
Mc 15:18 E começaram a O saudar, [dizendo]: "Regozija, ó Rei dos Judeus!"
Mc 15:19 E golpeavam a Sua cabeça com um bordão- de- bambu, e cuspiam sobre Ele; e, dobrando os joelhos [deles mesmos], O adoravam.
Mc 15:20 E, depois que escarneceram dEle, [então] Lhe despiram a púrpura e O vestiram com as próprias vestes dEle; e O levaram para fora, a fim de O crucificarem.
Mc 15:21 E obrigam [um] certo Simão, cireneu (o pai de Alexandre e de Rufo), que [por ali estava] passando vindo proveniente- de- junto- d[o] campo, a que levantasse- e- carregasse [sobre si] a cruz dEle.
Mc 15:22 E O levaram a[o] 'Lugar d[o] Gólgota', que, sendo traduzido, é 'Lugar de uma Caveira.'
Mc 15:23 E Lhe davam a beber vinho tendo sido misturado com mirra; Ele, porém, não [o] tomou.
Mc 15:24 E, havendo-O crucificado, repartiam as vestes dEle, lançando uma sorte sobre elas, [para definir o] que cada [homem] levaria.
Mc 15:25 E era [a] hora terceira, e O crucificaram.
Mc 15:26 E estava a superscrição- [título] da Sua acusação tendo sido escrita mais alta: "O REI DOS JUDEUS".
Mc 15:27 E, juntamente- com Ele, crucificam dois salteadores: um [só] à [Sua] direita, e [outro] um [só] à Sua esquerda.
Mc 15:28 E foi cumprida a Escritura, [que está] dizendo: "E com [os] desprezadores- da- lei foi Ele contado."
Mc 15:29 E aqueles [que estavam] passando blasfemavam dEle, meneando as suas cabeças, e dizendo: "Ah! Tu que [estás] derrubando o Templo e, depois de três dias, edificando- [o],
Mc 15:30 Salva a Ti mesmo, e desce para longe da cruz!"
Mc 15:31 E, da mesma maneira, também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: "Aos outros salvou, a Si mesmo não pode salvar!
Mc 15:32 O Cristo, o Rei de Israel? Desça Ele agora para longe da cruz, a fim de que vejamos [isto] e acreditemos." Também aqueles tendo sido juntamente crucificados com Ele O injuriavam.
Mc 15:33 Ora, havendo chegado [a] hora sexta, treva veio sobre toda a terra, até [a] hora nona.
Mc 15:34 E, àquela hora, a nona, exclamou Jesus com grande voz, dizendo: "Eloí, Eloí, lamá sabactáni?" que, sendo traduzido, é: "Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste? "
Mc 15:35 E alguns daqueles [ali] tendo se postado de lado, havendo ouvido [isto], diziam: "Eis que por Elias Ele chama."
Mc 15:36 E, havendo corrido um [só] deles e havendo embebido uma esponja em vinagre e havendo[-a] posto ao redor de um caniço, dava-Lhe a beber, dizendo: "Deixai[-O sozinho]! Vejamos se vem Elias para O tirar- para- baixo."
Mc 15:37 Jesus, porém, havendo dado um grande brado, expirou.
Mc 15:38 E o véu- mais- interior do lugar- santo foi rasgado (para [formar] dois), proveniente- de- junto- do- alto até abaixo.
Mc 15:39 E o centurião (aquele tendo se postado defronte dEle) havendo visto que, assim havendo bradado- alto, Ele expirou, disse: "Verdadeiramente, o Homem, Este, o Filho era de Deus!"
Mc 15:40 E [ali] estavam também [algumas] mulheres, olhando de longe, entre as quais Maria (a madalena), e Maria (a mãe de Jacobo (o menor) e de José), e Salomé
Mc 15:41 (As quais também, quando Ele estava na Galileia, O seguiam e O serviam); e muitas outras [mulheres], que haviam juntamente subido com Ele a Jerusalém.
Mc 15:42 E (já o anoitecer havendo chegado), porquanto era [o dia da] preparação (isto é, a véspera do sábado),
Mc 15:43 Chegou José, aquele proveniente- de- junto- de Arimateia (um honrado conselheiro que também, ele mesmo, estava esperando pelo reinar de Deus); [e,] havendo [ele] tomado ousada- coragem, entrou até Pilatos e implorou [pel]o corpo de Jesus.
Mc 15:44 Pilatos, porém, admirou-se- duvidou se Ele já tinha morrido. E, havendo chamado o centurião [até si], perguntou-lhe se [já] havia muito que Ele tem morrido.
Mc 15:45 E, havendo-[se] certificado [disto] proveniente- de- junto- do centurião, concedeu o corpo a José;
Mc 15:46 E ele, havendo comprado um lençol- de- fino- linho, e havendo tirado- para- baixo a Ele [da cruz], [O] envolveu no lençol- de- fino- linho, e O depositou dentro de um sepulcro o qual estava tendo sido escavado proveniente- de- dentro- de uma rocha; e rolou uma pedra [para esta ficar] contra a entrada do sepulcro.
Mc 15:47 Ora, Maria (a madalena) e Maria ([a mãe] de José) observavam onde Ele é posto.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas