Lc 4

Lc 4:1 Ora, Jesus, de [o] Espírito Santo cheio, voltou proveniente- de- junto- do Jordão e, por- ação- de o Espírito, era levado para dentro do deserto,
Lc 4:2 Por quarenta dias sendo posto à prova pelo Diabo, e não comeu coisa nenhuma naqueles dias; e, havendo eles sido terminados, depois Ele sofreu- fome.
Lc 4:3 E Lhe disse o Diabo: "Se [o] Filho de Deus Tu és, dize a esta pedra que se transforme em pão."
Lc 4:4 E Jesus lhe respondeu, dizendo: "Tem sido escrito que não somente sobre pão viverá o homem, mas sobre toda- e- cada [a] Palavra de Deus."
Lc 4:5 E o Diabo, havendo-O guiado para um alto monte, Lhe mostrou todos os reinos do mundo, em um momento de tempo.
Lc 4:6 E Lhe disse o Diabo: "A Ti darei toda esta autoridade (e a glória deles), porque a mim ela tem sido entregue. E, a todo- e- qualquer- homem que eu queira, a dou.
Lc 4:7 *Tu*, pois, se Te prostrares- em- [minha-] adoração, diante de mim, será Teu tudo [isso]."
Lc 4:8 E, havendo-lhe respondido, disse Jesus: "Vai-te para trás de Mim, ó Satanás! Porque tem sido escrito: Adorarás a [o] Senhor teu Deus, e somente a Ele prestarás culto."
Lc 4:9 também O dirigiu a Jerusalém, e O dirigiu- a- postar-se- de- pé sobre o pináculo do Templo, e Lhe disse: "Se o Filho de Deus Tu és, lança a Ti mesmo daqui abaixo;
Lc 4:10 Porque tem sido escrito que aos Seus anjos Ele ordenará concernente a Ti, para Te guardar[em],
Lc 4:11 E que sobre [as] mãos [deles] eles Te carregarão, para que nunca choques contra [nenhuma] pedra o Teu pé."
Lc 4:12 E, havendo respondido, lhe disse Jesus: "Tem sido dito: Não porás à prova [o] Senhor, o teu Deus."
Lc 4:13 E, havendo acabado todo [o seu] provar, o Diabo ausentou-se para longe dEle por um tempo.
Lc 4:14 Então voltou Jesus, no poder de o Espírito, para dentro da Galileia; e [a] fama concernente a Ele saiu por todas as terras em derredor.
Lc 4:15 E *Ele* ensinava dentro das sinagogas deles, sendo glorificado por todos.
Lc 4:16 E Ele chegou para dentro de Nazaré, onde era [já] tendo sido criado. E, segundo o Seu costume, nO diA doS sábadoS entrou para a sinagoga, e levantou-Se para ler.
Lc 4:17 E Lhe foi dado [o] livro- rolo de Isaías, o profeta. E Ele, havendo desenrolado o livro- rolo, achou o lugar onde era [já] tendo sido escrito:
Lc 4:18 "[O] Espírito de [o] Senhor [é] sobre Mim. Pois que Me ungiu para pregar- as- boas- novas a[os] pobres; enviou-Me para curar aqueles tendo sido quebrantados no coração;
Lc 4:19 Para pregar a[os] cativos libertação e, a[os] cegos, restauração da vista; para enviar em libertação [aqueles] tendo sido esmagados; para pregar [o] ano aceitável de [o] Senhor."
Lc 4:20 E Ele, havendo enrolado o livro- rolo, [e] havendo-o retornado ao servidor, assentou-Se. E, de todos na sinagoga, os olhos estavam fitando nEle.
Lc 4:21 Então Ele começou a lhes dizer: "Hoje tem sido cumprida esta Escritura n[os] vossos ouvidos."
Lc 4:22 E todos Lhe davam testemunho, e se maravilhavam sobre as palavras de graça que [estavam] saindo provenientes- de- dentro- da Sua boca. E diziam: "Não é Este [Varão] o filho de José?"
Lc 4:23 E Ele lhes disse: "Sem dúvida Me direis este provérbio: 'Ó médico, cura a Ti mesmo. Tudo quanto ouvimos [como] havendo sido feito em Cafarnaum, também faze Tu aqui, na Tua [própria] cidade- paterna.'"
Lc 4:24 Disse Ele, ademais: "Em verdade vos digo que nenhum profeta é [bem] recebido na sua [própria] cidade- paterna.
Lc 4:25 sobre [a] verdade, porém, vos digo: muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando foi fechado o céu por três anos e seis meses, quando houve grande fome sobre toda a terra;
Lc 4:26 E não, até nenhuma delas, foi enviado Elias, mas para dentro de Sarepta ([uma cidade] de Sidom), até uma mulher viúva.
Lc 4:27 E muitos leprosos havia em Israel no tempo de Eliseu, o profeta, e não, nenhum deles, foi tornado limpo, mas Naamã, o siro."
Lc 4:28 E todos na sinagoga foram enchidos de ira, [em] ouvindo estas coisas.
Lc 4:29 E eles, havendo-se levantado, O puseram para- fora- d[a] cidade, e O guiaram até à beira do monte sobre o qual a cidade deles tinha sido edificada, para [dali] O arremessar[em]- para- baixo.
Lc 4:30 *Ele*, porém, havendo passado através d[o] meio deles, retirava-Se.
Lc 4:31 E desceu para dentro de Cafarnaum, uma cidade da Galileia, e os estava ensinando nos sábados.
Lc 4:32 E eram maravilhados sobre a Sua doutrina, porque com poder era a Sua palavra.
Lc 4:33 E na sinagoga estava um homem tendo [o] espírito de um demônio imundo, e bradou em alta voz,
Lc 4:34 Dizendo: "Deixa[-nos sozinhos]! Que temos nós conTigo, ó Jesus, [o] nazareno? Vieste para nos fazer perecer? Eu Te tenho percebido, Quem és: [és] o Santo de Deus!"
Lc 4:35 E o repreendeu Jesus, dizendo: "Sê silenciado e sai proveniente- de- dentro- dele." E, havendo o demônio o lançado por terra para o meio [do povo], saiu para longe dele, em nada o havendo ferido.
Lc 4:36 E veio espanto sobre todos, e falavam uns para os outros, dizendo: "Que palavra [é] esta? Porque com autoridade e poder Ele ordena aos espíritos imundos, e eles saem!"
Lc 4:37 E divulgava-se [a] fama concernente a Ele para dentro de todos os lugares da região em redor.
Lc 4:38 Ora, havendo Ele Se levantado para- fora- da sinagoga, entrou para [a] casa de Simão. Ora, a sogra de Simão estava sendo tomada de uma grande febre, e rogaram a Ele concernente a ela.
Lc 4:39 E Ele, havendo-Se- postado- ao- lado, mais alto que ela, repreendeu a febre, e [esta] a deixou. E ela, imediatamente havendo se levantado, os servia.
Lc 4:40 E, em pondo-se o sol, todos quantos tinham [pessoas] sofrendo de várias doenças as trouxeram até Ele. E Ele, sobre cada uma delas as [Suas] mãos havendo posto, as curou.
Lc 4:41 E também saíam [os] demônios, para longe de muitos [deles], clamando e dizendo: "*Tu* és o Cristo, o Filho de Deus." E Ele, repreendendo-[os], não os deixava falar, pois sabiam ser Ele o Cristo.
Lc 4:42 E, havendo-se tornado dia [e] havendo Ele saído, foi para dentro de um lugar deserto. E os homens- em- multidões O procuravam, e chegaram até junto a Ele, e O detinham, para o não Se ausentar [Ele] para longe deles.
Lc 4:43 Ele, porém, lhes disse: "Também a outras cidades Me é necessário pregar- as- boas- novas do reinar de Deus; porque para isso tenho Eu sido enviado."
Lc 4:44 E estava pregando dentro das sinagogas da Galileia.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas