Lc 5

Lc 5:1 Aconteceu, então, em a multidão- de- homens apertÁ-Lo para ouvir a Palavra de Deus, que Ele estava tendo Se postado ao lado do lago de Genesaré,
Lc 5:2 E viu dois barcos tendo sido postados ao lado do lago. Mas os pescadores, havendo desembarcado para longe deles, lavavam- através- de- mergulho as [suas] redes.
Lc 5:3 E, havendo entrado para um [só] dos barcos, que era o de Simão, pediu a ele para o afastar um pouco, para longe da terra. E, havendo Se assentado, proveniente- de- dentro- do barco ensinava às multidões.
Lc 5:4 E Ele, quando cessou [de estar] falando, disse a Simão: "Zarpai- de- volta, para dentro do [local] profundo, e fazei descer as vossas redes, para um arrastão [de peixes]."
Lc 5:5 E, havendo respondido, Simão Lhe disse: "Ó Presididor, através de toda a noite havendo [nós] mourejado, nada [então] apanhamos; no entanto, sobre a Tua palavra, farei descer a rede."
Lc 5:6 E eles, isto havendo feito, juntamente- fecharam- circundaram um grande cardume de peixes, e rompia-se a rede deles.
Lc 5:7 E eles fizeram sinal aos [seus] companheiros (aqueles no outro barco) para, havendo eles vindo, os ajudar[em]. E vieram, e encheram ambos os barcos, de modo a eles começar[em] a afundar.
Lc 5:8 E Simão Pedro, havendo visto [isto,] prostrou-se diante dos joelhos de Jesus, dizendo: "Retira-Te para longe de mim, porque um varão pecador eu sou, ó Senhor!"
Lc 5:9 Pois que o espanto se apoderou dele e de todos os [que estavam] juntamente- com ele, por causa do arrastão de peixes que tiraram.
Lc 5:10 E, de igual modo, também de Jacobo e de João (filhos de Zebedeu), que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: "Não temas; desde agora [, em diante], homens estarás pescando- vivos."
Lc 5:11 E eles, havendo trazido os [seus] barcos para sobre a terra, havendo deixado tudo, O seguiram.
Lc 5:12 E aconteceu, em estar Ele em uma [só] das cidades, que eis um varão cheio de lepra! E, havendo ele visto Jesus [e] havendo-se prostrado sobre o [seu próprio] rosto, Lhe rogou, dizendo: "Ó Senhor, caso queiras, [bem] podes me tornar- limpo!"
Lc 5:13 E, havendo estendido a [Sua] mão, o tocou, havendo dito: "Eu quero. Sê tu tornado limpo!" E, imediatamente, a lepra retirou-se para longe dele.
Lc 5:14 E Ele lhe ordenou a nenhum homem dizer [isto], "mas, havendo [tu] partido, mostra-te tu ao sacerdote (e oferece, por causa da tua purificação, segundo [o que] ordenou Moisés), para testemunho a eles."
Lc 5:15 Propagava-se, porém, muito mais, a palavra concernente a Ele, e muitos homens- em- multidões ajuntavam-se para [O] ouvir e para ser[em] curados por Ele, para longe das enfermidades deles.
Lc 5:16 *Ele*, porém, estava Se apartando nos [lugares] desertos, e orando.
Lc 5:17 E aconteceu, em um [só] daqueles dias, que *Ele* estava ensinando, e estavam [ali], estando- assentados, fariseus e professores- doutores- da- Lei, os quais eram tendo vindo provenientes- de- dentro- de todas as aldeias d[a] Galileia, e d[a] Judeia, e de Jerusalém. E [o] poder de [o] Senhor estava [presente] para os curar.
Lc 5:18 E eis [uns] varões transportando sobre uma maca um homem que era tendo sido paralisado, e procuravam [meios] para o fazer entrar e o pôr diante dEle.
Lc 5:19 E, por causa da multidão não havendo eles achado através de que o trouxessem, [então,] havendo eles subido sobre o telhado, por entre as telhas o fizeram descer (juntamente- com a [sua] pequena- cama) para o meio [de todos], diante de Jesus.
Lc 5:20 E, havendo [Jesus] visto a fé deles, disse a ele: "Ó homem, te têm sido perdoados os teus pecados."
Lc 5:21 E começaram a arrazoar os escribas e os fariseus, dizendo: "Quem é Este [Varão] que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, exceto somente Deus?"
Lc 5:22 Havendo, porém, conhecido Jesus os pensamentos deles, [então], havendo respondido, lhes disse: "Que arrazoais dentro dos vossos corações?
Lc 5:23 Qual é mais fácil? Dizer: 'Te têm sido perdoados os teus pecados'? Ou dizer: 'Levanta-te, e anda'?
Lc 5:24 A fim de que, porém, vós saibais que poder tem o Filho do homem, sobre a terra, para perdoar pecados, (disse àquele tendo sido paralisado:) A ti Eu digo: 'Levanta-te e, havendo levantado- e- carregado a tua pequena- cama, vai para dentro da tua casa'."
Lc 5:25 E imediatamente ele, havendo-se levantado diante deles, [e] havendo levantado- e- carregado [aquilo] sobre que estava deitado, partiu para dentro da sua própria casa, glorificando a Deus.
Lc 5:26 E espanto tomou a todos, e glorificavam a Deus; e foram enchidos de temor, dizendo "vimos prodígios, hoje!"
Lc 5:27 E, depois disto, Ele saiu, e viu um publicano ( por nome Levi) estando- assentado na recebedoria- de- impostos, e lhe disse: "Segue-Me."
Lc 5:28 E ele, havendo deixado tudo, havendo-se levantado, O seguiu.
Lc 5:29 E Levi Lhe fez um grande banquete na sua própria casa. E havia [ali] uma grandE multidão de publicanos e de outros que estavam com eles, estando- assentados- à- mesa.
Lc 5:30 E murmuravam os escribas e os fariseus deles aos discípulos dEle, dizendo: "Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?"
Lc 5:31 E, havendo respondido, Jesus lhes disse: "Aqueles estando- sãos não têm necessidade de médico, mas [sim] aqueles estando enfermos;
Lc 5:32 Não vim Eu para chamar [os] justos, mas [sim os] pecadores, para dentro d[o] arrependimento."
Lc 5:33 Eles, então, Lhe disseram: "Por que os discípulos de João jejuam frequentemente e orações fazem, como também os [discípulos] dos fariseus, mas os Teus comem e bebem?"
Lc 5:34 Ele, porém, lhes disse: "Podeis vós fazer jejuar os filhos da câmara da noiva, em [o mesmo tempo em] que o noivo está com eles?
Lc 5:35 Virão, porém, dias, a saber, quando o noivo será tirado para longe deles. Então jejuarão, naqueles dias.
Lc 5:36 E dizia Ele, também, uma parábola para eles: "Nenhum homem a um pedaço de uma roupa nova põe- por- cima [cosendo] sobre uma roupa velha, do contrário tanto ele rasga a [roupa] nova, como com a [roupa] velha não combina [o] pedaço proveniente- de- junto- da [roupa] nova.
Lc 5:37 E nenhum homem deita suco de uva novo para dentro de odres velhos. Do contrário, o suco de uva novo romperá os odres, e será derramado- para- fora, e os odres far-se-ão arruinar;
Lc 5:38 Mas [o] suco de uva novo deve ser posto para dentro de odres novos, e ambos são preservados.
Lc 5:39 E nenhum homem, havendo bebido [o suco de uva] velho, imediatamente quer [o] novo, porque diz: "O velho melhor é."

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas