Lc 8

Lc 8:1 E aconteceu, depois disto, que *Ele* viajava- através de cada cidade e aldeia, pregando e anunciando- as- boas- novas do reinar de Deus. E, juntamente- com Ele, [iam] os doze
Lc 8:2 E [iam] certas mulheres, as quais estavam tendo sido curadas para longe de espíritos malignos e de enfermidades: Maria (aquela sendo chamada de [a] madalena, para longe da qual sete demônios tinham saído);
Lc 8:3 E Joana ([a] esposa de Cuza, [o] mordomo de Herodes); e Suzana; e muitas outras [mulheres] que O serviam provenientes- de- junto- dos bens delas.
Lc 8:4 E ([em] ajuntando-se uma grandE multidão, e [em] aqueles de todas as cidades [estando] vindo a Ele) disse Ele através de uma parábola:
Lc 8:5 "Saiu o semeador a semear a sua semente. E, em o seu semear, em verdade alguma [parte da semente] caiu à beira do caminho, e foi pisada, e as aves do ar completamente a devoraram;
Lc 8:6 E outra [parte da semente] caiu sobre a pedra e, havendo sido nascida, foi murchada- secada, por não ter umidade;
Lc 8:7 E outra [parte da semente] caiu n[o] meio dos espinhos, e os espinhos, havendo crescido juntamente- com ela, a sufocaram;
Lc 8:8 E outra [parte da semente] caiu sobre a terra, a boa [terra], e, havendo nascido, produziu fruto, a cem por um."Estas coisas dizendo, Ele clamava: "Aquele [que está] tendo ouvidos para ouvir, ouça."
Lc 8:9 Perguntaram-Lhe, então, os Seus discípulos, dizendo: "Que vem a ser esta parábola?"
Lc 8:10 E disse Ele: "A vós outros tem sido dado conhecer os mistérios do reinar de Deus. Porém, aos outros [homens], [são ditos] em parábolas, a fim de que eles, vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Lc 8:11 E significa isto a parábola: a semente é a Palavra de Deus;
Lc 8:12 E aqueles [homens] à beira do caminho são aqueles [que estão] ouvindo...; então vem o Diabo e tira a Palavra para longe dos seus corações, a fim de não [suceder] que eles, havendo crido, sejam salvos;
Lc 8:13 E aqueles [homens] sobre a pedra [são] os que, tão logo ouçam, com alegria recebem a Palavra, mas estes [homens] uma raiz não têm...; os quais, por algum tempo, creem, mas, no tempo da tentação, se desviam;
Lc 8:14 E a [parte da semente] havendo caído para dentro dos espinhos, esses [homens] são aqueles [homens] havendo ouvido mas [que], indo adiante, são sufocados sob os cuidados e riquezA e dedicação aos prazeres desta vida, e não dão fruto com perfeição;
Lc 8:15 E a [parte da semente] que [caiu] dentro da boa terra, esses [homens] são aqueles [homens] que, em um coração honesto e bom havendo dado ouvidos à Palavra, [a] preservam- e- obedecem, e dão fruto em constante paciência.
Lc 8:16 Ora, nenhum homem, havendo acendido uma candeia, a cobre com algum vaso, ou debaixo d[a] pequena- cama [a] põe; mas sobre [o] candelabro [a] põe, a fim de que aqueles [que estão] entrando vejam a luz.
Lc 8:17 Porque nada há oculto que não será tornado manifesto, nem escondido que não será conhecido e, para dentro da luz, venha.
Lc 8:18 Atentamente- olhai- e- cuidai, pois, [por] como ouvis; porque, a todo- e- qualquer- homem que tenha, lhe será dado, e, a todo- e- qualquer- homem que não tenha, até o que supõe ter será tirado para longe dele."
Lc 8:19 E vieram em direção a Ele a [Sua] mãe e os Seus irmãos, mas não podiam chegar a Ele, por causa da multidão.
Lc 8:20 E [isto] Lhe foi comunicado, dizendo [alguns]: "A Tua mãe e os Teus irmãos têm se postado [lá] fora, desejando Te ver."
Lc 8:21 Ele, porém, havendo respondido, lhes disse: "Minha mãe e Meus irmãos são aqueles [que] à Palavra de Deus [estão] dando ouvidos e pondo- em- prática."
Lc 8:22 E aconteceu, em um [só] daqueles dias, que *Ele mesmo* (e os Seus discípulos) entrou para um barco, e lhes disse: "Passemos para o outro lado do lago." E içaram- as- velas- e- zarparam.
Lc 8:23 [Enquanto] velejando eles, porém, Ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento ao lago, e eles estavam sendo enchidos [de água,] e estavam em perigo.
Lc 8:24 E eles, havendo-se chegado [até Ele], O despertaram, dizendo: "Ó Presididor, ó Presididor, estamos perecendo!" E Ele, havendo-se levantado, repreendeu o vento e a fúria da água; e [estes] cessaram, e fez-se bonança.
Lc 8:25 E Ele lhes disse: "Onde está a vossa fé?" E eles, havendo temido, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: "Quem, porventura, é Este [Varão], que até mesmo aos ventos ordena, e à água, e [ambos] Lhe obedecem?"
Lc 8:26 E navegaram- para- desembarcar para dentro da terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia.
Lc 8:27 E, havendo Ele saído [para] sobre a terra, Lhe saiu ao encontro um certo varão proveniente- de- dentro- da cidade, o qual tinha demônios desde muito tempo (e roupa ele não estava usando, nem em [nenhuma] casa estava habitando, mas dentro dos sepulcros).
Lc 8:28 E, havendo [este] visto a Jesus e havendo bradado, prostrou-se diante dEle e, com grande voz, disse: "Que tenho eu conTigo, ó Jesus ([o] Filho de o Deus, o Altíssimo)? Rogo-Te que não me atormentes."
Lc 8:29 (Porque Ele ordenava ao espírito imundo sair para longe daquele homem; pois, muitas vezes, o tinha juntamente arrebatado. E estava preso por grilhões e correntes, sendo guardado. E ele, quebrando as correntes- de- aprisionamento, era impelido pelos demônioS para dentro dos desertos.)
Lc 8:30 E lhe perguntou Jesus, dizendo: "Qual é [o] teu nome?" E ele disse: "Legião"; porque muitos demônios ele havia entrado para ele.
Lc 8:31 E eles Lhe rogavam que não os ordenasse para dentro do abismo (- sem- fundo) ir.
Lc 8:32 Ora, estava ali uma manada de muitos porcos sendo alimentados na montanha. E [os demônios] rogavam a Ele que lhes permitisse para dentro deles entrar; e Ele lhes permitiu.
Lc 8:33 E os demônios, havendo saído para longe do homem, entraram para os porcos; e a manada disparou[- em- carreira] despenhadeiro abaixo, para dentro do lago, e afogou-se.
Lc 8:34 E aqueles [homens] [que estavam] alimentando [a manada], havendo visto aquilo tendo sido feito, fugiram. E, havendo eles saído, anunciaram [aquilo] para dentro da cidade e para dentro dos campos.
Lc 8:35 E saíram a ver aquilo tendo sido feito, e vieram a Jesus. Então acharam o homem (para longe de quem os demônios tinham saído) tendo sido vestido e estando- em- [seu]- julgamento, estando- assentado ao lado dos pés de Jesus. E temeram.
Lc 8:36 E aqueles [homens] havendo visto [aquilo] também lhes contaram como foi curado aquele havendo sido endemoniado.
Lc 8:37 E toda a multidão- de- homens dos campos ao redor [da terra] dos gadarenos rogarAM a Ele Se retirar para longe deles; porque de grande temor estavAM possuídos. E *Ele*, havendo entrado para o barco, voltou.
Lc 8:38 E Lhe rogava (aquele varão para longe de quem tinham saído os demônios) estar[- permanecer] juntamente- com Ele. Jesus, porém, o despediu, dizendo:
Lc 8:39 "Retorna para dentro d[a] tua própria casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus." E ele partiu, através de toda a cidade apregoando quão grandes coisas lhe fez Jesus.
Lc 8:40 Ora, aconteceu, em voltar Jesus, que a multidão- de- homens [alegremente] O recebeU, porque todos O [estavaM] esperando.
Lc 8:41 E eis que chegou um varão cujo nome [era] Jairo, e ele um chefe da sinagoga era. E, havendo [este] se prostrado ao lado dos pés de Jesus, rogava a Ele vir para dentro da casa dele;
Lc 8:42 (Porque uma única filha havia [nascido] para ele, quase de doze anos, e ela estava morrendo). E, no ir dEle, os homens- em- multidões O apertavam.
Lc 8:43 E uma mulher, estando em um fluxo de sangue desde doze anos [atrás] (a qual, para [os] médicos havendo gastado todo o [seu] sustento, não pôde por nenhum [deles] ser curada),
Lc 8:44 Havendo ela chegado por detrás [dEle], tocou na orla da veste dEle, e imediatamente estancou o fluxo do sangue dela.
Lc 8:45 E disse Jesus: "Quem [é] aquelE havendo-Me tocado?" E, todos [estando] negando [isto], disse Pedro e aqueles com Ele: "Ó Presididor, os homens- em- multidõeS Te apertam e [Te] oprimem, e dizes: 'Quem [é] aquelE havendo-Me tocado?!' "
Lc 8:46 E Jesus disse: "Tocou-Me algumA, porque *Eu* [bem] percebi poder havendo saído proveniente- de- junto- de Mim."
Lc 8:47 Então, havendo a mulher visto que não ocultou [isto], tremendo veio e, havendo-se prostrado ante Ele, Lhe declarou, diante de todo o povo, [a] causa porque O tocou, e como imediatamente foi sarada.
Lc 8:48 E Ele lhe disse: "Tem bom ânimo, ó filha, a tua fé tem salvado a ti. Vai tu para dentro d[a] paz."
Lc 8:49 Ainda estando Ele falando, chega um de junto do dirigente da sinagoga, dizendo a ele: "[Já] tem estado morta a tua filha, não incomodes o Professor- Mestre."
Lc 8:50 Jesus, porém, havendo ouvido [isto], respondeu a ele, dizendo: "Não temas; somente crê, e ela será restaurada."
Lc 8:51 E, havendo [Jesus] entrado para a casa, a ninguém permitiu entrar, exceto Pedro, e Jacobo, e João, e o pai e a mãe da menina.
Lc 8:52 E choravam todos, e batiam- nos- peitos- em- pesar, por causa dela. Ele, porém, [lhes] disse: "Não choreis; ela não morreu, mas dorme."
Lc 8:53 E escarneciam dEle, tendo eles sabido que ela morreu.
Lc 8:54 *Ele*, porém, havendo posto- fora a todos, e havendo segurado na mão dela, clamou, dizendo: "Menina, levanta-te!"
Lc 8:55 E voltou o espírito dela, e ela se levantou imediatamente; e Ele ordenou [algo] ser dado a ela para comer.
Lc 8:56 E se maravilharam os pais dela; Ele, porém, lhes ordenou a ninguém dizer[em] aquilo tendo sido feito.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas