Lc 24

Lc 24:1 Mas, no primeiro dos sete- dias- da- semana, muito de madrugada, elas vieram ao sepulcro carregando as especiarias- aromáticas que prepararam (e algumas- mulheres [vieram] juntamente- com elas),
Lc 24:2 E acharam a pedra tendo sido rolada- para- fora, para longe do sepulcro.
Lc 24:3 E, havendo elas entrado, não acharam o corpo de o Senhor Jesus.
Lc 24:4 E aconteceu, ao estar[em] perplexas elas a esse respeito, que eis que dois varões postaram-se de pé junto a elas, em vestes resplandecentes.
Lc 24:5 E, muito atemorizadas havendo se tornado elas, e inclinando os [seus] rostos para o chão, eles lhes disseram: "Por que buscais vós, entre os mortos, Aquele [que está] vivendo?
Lc 24:6 Ele não está aqui, mas foi ressuscitado. Lembrai-vos de como Ele vos falou (ainda estando [Ele] na Galileia),
Lc 24:7 Dizendo: 'É necessário a o Filho do homem ser entregue para dentro das mãos de homens pecadores, e ser crucificado, e, depois do terceiro dia, ressuscitar'."
Lc 24:8 E elas foram lembradas das palavras dEle.
Lc 24:9 E, havendo elas voltado provenientes- de- junto- do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.
Lc 24:10 E eram Maria (a madalena), e Joana, e Maria ([a mãe] de Jacobo), e as outras- mulheres [(que estavam] juntamente- com elas), quem diziam estas coisas aos apóstolos.
Lc 24:11 E as palavras delas pareceram diante deles como desvario, e eles não as criam.
Lc 24:12 Pedro, porém, havendo-se levantado, correu ao sepulcro e, havendo-se abaixado, vê as faixas- de- linho- para- enrolar- cadáver, repousando- deitadas sozinhas. E retirou-se para si mesmo, maravilhando-se daquilo tendo ocorrido.
Lc 24:13 Ora, eis que dois, provenientes- de- dentro- deles, estavam indo, n[o] mesmo dia, para dentro de uma aldeia cujo nome [é] Emaús, distando [cerca de] sessenta estádios para longe de Jerusalém.
Lc 24:14 E eles conversavam entre si a respeito de todas estas coisas, aquelas tendo sucedido.
Lc 24:15 E aconteceu, durante o conversar e debater deles, que Ele mesmo, Jesus, havendo chegado vizinho, ia com eles.
Lc 24:16 Os olhos deles, porém, estavam [como que] impedidos, para não O reconhecer[em].
Lc 24:17 E Ele lhes disse: "Que palavras [são] essas que trocais entre vós, [enquanto] caminhando? E [por que] estais tristes?"
Lc 24:18 E, havendo respondido, o um [deles] (cujo nome [era] Cléopas) Lhe disse: "Somente Tu peregrinas em Jerusalém e não soubeste as coisas nela havendo sucedido nestes dias?"
Lc 24:19 E Ele lhes disse: "Quais coisas?" E eles Lhe disseram: "Aquelas coisas concernentes a Jesus, o nazareno, o Qual foi um varão profeta, poderoso em obra e palavra, à vista de Deus e de todo o povo;
Lc 24:20 E como os principais dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para dentro de condenação de morte, e O crucificaram.
Lc 24:21 *Nós*, porém, esperávamos que *Ele* é Aquele estando para resgatar Israel; mas, em verdade, em seguimento a todas estas coisas, ao terceiro [dia] este dia de hoje acompanha- seguindo- após desde depois que essas coisas aconteceram.
Lc 24:22 É verdade, também, que certas mulheres provenientes- de- dentro- de nós nos maravilharam: havendo [elas] ido de madrugada ao sepulcro,
Lc 24:23 E, não havendo achado o corpo dEle, voltaram, dizendo também ter[em] visto [uma] visão de anjos, os quais afirmam viver Ele.
Lc 24:24 E foram ao sepulcro alguns dos que [estavam] juntamente- conosco, e acharam [aquilo ser] exatamente- assim- como também as mulheres disseram; a Ele, porém, não viram."
Lc 24:25 E *Ele* lhes disse: "Ó néscios e tardos do coração para crer[em] em tudo o que disseram os profetas!
Lc 24:26 [Porventura] não era necessário o Cristo padecer estas coisas e entrar para a Sua glória)?"
Lc 24:27 E, havendo Ele começado proveniente- de- junto- de Moisés e de todos os profetas, lhes explicava em todas as Escrituras as coisas concernentes a Si mesmo.
Lc 24:28 E eles chegaram vizinho à aldeia para onde iam, e, *Ele*, dava aparência de ir para mais longe.
Lc 24:29 E eles insistentemente- rogaram a Ele, dizendo: "Permanece conosco, porque para anoitecer está, e já tem declinado o dia." E Ele entrou para demorar-Se juntamente- com eles.
Lc 24:30 E aconteceu que, durante o [Seu] estar- assentado- à- mesa com eles, havendo [Ele] tomado o pão, Ele [o] abençoou e, havendo-[o] partido, dava[-o] a eles.
Lc 24:31 Deles, então, foram abertos os olhos, e O reconheceram, e Ele tornou-se não visto, para longe deles.
Lc 24:32 E eles disseram um para o outro: "[Porventura] não estava o nosso coração ardendo dentro de nós enquanto Ele nos falava, no caminho? E enquanto nos abria as Escrituras?"
Lc 24:33 E eles, havendo-se levantado na mesma hora, retornaram para Jerusalém. E acharam, tendo sido congregados, os onze (e aqueles [que estavam] juntamente- com eles),
Lc 24:34 Dizendo: "O Senhor verdadeiramente foi ressuscitado, e [já] apareceu a Simão!"
Lc 24:35 E eles [lhes] contavam o que [lhes acontecera] no caminho, e como Ele foi conhecido por eles, no partir do pão.
Lc 24:36 E [enquanto] falando eles destas coisas, Ele mesmo, Jesus, postou-Se no meio deles, e lhes diz: "Paz [dou] a vós outros."
Lc 24:37 E eles, havendo sido terrificados, e enchidos- de- medo havendo se tornado, pensavam [algum] espírito ver.
Lc 24:38 E Ele lhes disse: "Por que tendo sido perturbados estais vós? E por que tais pensamentos sobem dentro dos vossos corações?
Lc 24:39 Vede as Minhas mãos e os Meus pés, que *EU*, Eu mesmo, SOU. Apalpai-Me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como Me vedes tendo."
Lc 24:40 E Ele, isto havendo dito, lhes mostrou as [Suas] mãos e os [Seus] pés.
Lc 24:41 E, ainda- enquanto eles não O [estavam] crendo por causa da alegria, e maravilhando-se [eles], Ele lhes disse: "Tendes, aqui, alguma coisa que comer?"
Lc 24:42 Então eles Lhe deram uma parte de um peixe assado, e [uma parte] proveniente- de- junto- de um favo de mel;
Lc 24:43 E Ele, havendo-[os] tomado, diante deles comeu.
Lc 24:44 E Ele lhes disse: "Estas [são] as palavras que Eu vos falei ainda estando juntamente- convosco: que é necessário ser[em] cumpridas todas as coisas tendo sido escritas na Lei de Moisés, e [nos] Profetas, e [nos] Salmos, concernente a Mim."
Lc 24:45 Então Ele abriu o entendimento deles para compreender[em] as Escrituras.
Lc 24:46 E lhes disse: "Assim tem sido escrito, e assim era necessário a o Cristo padecer e ressuscitar para- fora- de- entre [os] mortos, depois do terceiro dia;
Lc 24:47 E ser[em] pregados, [apoiados] sobre o Seu nome, [o] arrependimento e [a] remissão d[os] pecados, para dentro todas as nações, havendo [vós] começado provenientes- de- junto de Jerusalém.
Lc 24:48 E *vós* sois testemunhas destas coisas.
Lc 24:49 E eis que *Eu* envio a promessa do Meu Pai sobre vós; *vós*, porém, permanecei dentro da cidade de Jerusalém até serdes investidos de poder proveniente- de- dentro- do alto."
Lc 24:50 Ora, Ele os levou para fora, até [(o ponto)] em- direção- a Betânia; e, havendo levantado as mãos dEle, os abençoou.
Lc 24:51 E aconteceu que Ele, durante o abençoar a eles, foi apartado para longe deles, e era carregado para cima, para dentro do céu.
Lc 24:52 E *eles*, havendo-O adorado, retornaram para dentro de Jerusalém com grande júbilo.
Lc 24:53 E eles estavam continuamente no Templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas