Jo 2

Jo 2:1 E, ao terceiro dia, ocorreu uma festa de casamento em Caná da Galileia, e estava ali a mãe de Jesus.
Jo 2:2 E foi convidado também Jesus (e os Seus discípulos) para dentro da festa de casamento.
Jo 2:3 E, [quando] havendo faltado suco de uva, a mãe de Jesus Lhe diz: " Não têm suco de uva."
Jo 2:4 diz-lhe Jesus: "Que tenho Eu contigo, ó mulher? Ainda não é chegada a Minha hora."
Jo 2:5 diz a Sua mãe aos serviçais: " Toda- e- qualquer- coisa que Ele vos diga, fazei[-a] vós."
Jo 2:6 E estavam ali seis vasos- para- água, [esculpidos] em pedra, estando- postados segundo a maneira- de- purificação dos judeus, cada um [vaso] tendo- espaço- para- conter duas ou três metretas.
Jo 2:7 Diz-lhes Jesus: "Enchei com água esses vasos- para- água." E eles os encheram até em cima.
Jo 2:8 Então Ele lhes diz: "Tirai [de dentro dos vasos], agora, e levai ao mestre-sala." E levaram.
Jo 2:9 E, quando o mestre-sala provou a água tendo sido tornada em suco de uva (e ele não tinha sabido de onde ele é, mas [o] sabiam os serviçais, aqueles tendo tirado a água), o mestre-sala chama o noivo,
Jo 2:10 E lhe diz: "Todo [o] homem primeiramente põe o suco de uva [que é] excelente- em- benefício e, quando houverem sido saciados, então [põe] o inferior; [mas] Tu tens guardado até agora o suco de uva [que é] excelente- em- benefício!?"
Jo 2:11 Este primeiro dos [Seus] sinais Jesus fez em Caná da Galileia, e manifestou a Sua glória. E os Seus discípulos creram para dentro dEle.
Jo 2:12 Depois disto, desceu Ele para dentro de Cafarnaum; Ele, e a Sua mãe, e os Seus irmãos, e os Seus discípulos. E ali permaneceram não muitos dias.
Jo 2:13 E próxima estava a páscoa dos judeus, e subiu Jesus para dentro de Jerusalém.
Jo 2:14 E encontrou dentro do Templo aqueles [que estavam] vendendo bois e ovelhas e pombos, e [também encontrou] os trocadores- de- dinheiro estando- assentados.
Jo 2:15 E, havendo feito um azorrague de curtos- cordéis, [então,] a todos lançou para fora do Templo, como também às ovelhas e aos bois; e, dos cambistas- de- dinheiro, espalhou- no- chão as moedas; e, às mesas, virou.
Jo 2:16 E, àqueles [que] aos pombos [estão] vendendo, disse Ele: "Levantai- e- carregai estas coisas para- fora- daqui! Não façais da casa do Meu Pai uma casa de mercado!"
Jo 2:17 E lembraram-se os Seus discípulos daquilo que está tendo sido escrito: "O zelo da Tua casa Me devorou."
Jo 2:18 Responderam, pois, os judeus, e Lhe disseram: "Que sinal nos mostras, uma vez que fazes estas coisas?"
Jo 2:19 Respondeu Jesus, e lhes disse: "Destruí vós este Templo e, depois de três dias, O levantarei."
Jo 2:20 Disseram-[Lhe], pois, os judeus: "Em quarenta e seis anos foi edificado este Templo, e Tu o levantarás depois de [apenas] três dias?!"
Jo 2:21 *Ele*, porém, falava a respeito do lugar- santo de o Seu corpo.
Jo 2:22 Quando, pois, foi Ele ressuscitado para- fora- de- entre [os] mortos, lembraram-se os Seus discípulos de que isto Ele lhes dizia; e creram na Escritura e na palavra que disse Jesus.
Jo 2:23 E, quando Ele estava dentro de Jerusalém, durante a páscoa, no [dia da] festa, muitos creram para dentro de o Seu nome, [estando] vendo os Seus sinais, que Ele fazia.
Jo 2:24 Mas Ele mesmo (Jesus) não confiava Si mesmo a eles, em razão do Ele conhecer todos [os homens];
Jo 2:25 E que não tinha necessidade de que algum homem testificasse concernente a o homem, porque Ele [bem] conhecia o que estava dentro do homem.

LTT: Bíblia Literal do Texto Tradicional Receptus, sem notas